quarta-feira, 3 de maio de 2017

5º Domingo da Páscoa - Ano A

5º Domingo da Páscoa
A Vitória do Crente
At 6.1-7 / Sl 33.1,2,4,5,18,19 / I Pe 2.4-9 / Jo 14.1-12.

Resultado de imagem para ícone os discipulos do Senhor

A palavra de Deus no 5º Domingo da Páscoa fala do poder da fé. Somos convocados a crer para termos uma vida de milagres, de serviço, de louvor e de identidade. Aquele que crê no Senhor tem uma vida de vitória em todos os aspectos.

I. Crer para uma vida de milagres - Jo 14.1-12
Em João 14 Jesus está despedindo de seus discípulos. Não precisariam ter o coração conturbado. Deveriam apenas crer (1).
Ele retornaria para a casa do Pai a fim de preparar lugar para seus discípulos (2,3). Ele é o caminho, a verdade e a vida (6).
O relacionamento com o Filho significa pleno relacionamento com o Pai (7).
Quem vê o Filho, vê o Pai (9). Jesus diz a Filipe (10): “Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras.
Aquele que consegue crer no Filho e no Pai terá uma vida de milagre. Jesus diz (12): “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai”.
Crer no Filho gera uma vida de milagres. É a fé em Jesus que restaura todas as coisas.

II. Crer para servir- At 6.1-7
Atos 6 fala da organização da Ordem diaconal. A palavra diácono vem da do grego diaconia, que significa serviço. Contudo, a diaconia não poderia ser realizada por qualquer pessoa. O serviço para Deus só pode ser realizado pela fé.
Atos diz que enquanto os apóstolos cuidavam da oração e da pregação da Palavra de Deus, os diáconos deveriam cuidar da distribuição do alimento entre os pobres.
Este serviço era muito importante e teria que ser feito por pessoas capacitadas na fé. A igreja teve que escolher sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria (3). Pessoas crentes e com reputação.
A igreja elegeu (5) Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau.
A fé gerava crescimento da pregação da Palavra de Deus e multiplicava o número dos discípulos. Muitos sacerdotes se converteram (7).
O critério dos apóstolos era: qualquer coisa que façamos na obra de Deus precisa ser feita com fé. Por isso precisamos crer para servir. Quem serve a Deus (seja que serviço for) sem fé, não consegue agradar ao Senhor e fazer um serviço perfeito. Tenho que crer para servir.

III. Crer para louvar - Sl 33.1,2,4,5,18,19
O salmista convida o povo a exultar a Deus (1). Os retos, aqueles que creem e dirigem sua vida pela fé, dão o perfeito louvor.
Os retos louvam a Deus por que a Palavra é reta e todo proceder do Senhor é fiel (4). Deus ama o que é certo (5). Ele olha para os que o temem e esperam sua misericórdia (18). Traz livramento e conserva a vida (19).
Deus chama pecadores para que sejam retos pela graça. Restaurados pela Graça temos condições de louvar a Deus com fé. Por isso, tenho que crer para louvar.

IV. Crer para assumir a identidade sacerdotal - I Pe 2.4-9
            A igreja é chamada de sacerdote santo do Senhor. Porém, só conseguimos ser o que Deus deseja que sejamos se crermos.
Pedro diz que Jesus é a nossa pedra viva, eleita e preciosa (4).Nós, em Cristo, somos também transformados em pedras vivas. Somos casa espiritual de Deus (5).
Cremos em Cristo, a pedra angular, e nunca seremos envergonhados (6). Jesus é para nós a pedra preciosa, mas para os que se perdem é pedra de tropeço (7,8).
Por crermos na Pedra angular que é Jesus, agora somos (9) “raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamar as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.
Precisamos crer para assumir nossa identidade sacerdotal. Crer para viver em vitória. Crer para ser o que Deus deseja que sejamos.

Conclusão:
            Movemos-nos pela fé. Através da crença em Jesus Cristo, somos transformados em discípulos. Vivemos e caminhamos nos milagres, louvamos e adoramos de coração, serviços com alegria e avançamos em nosso ministério sacerdotal. Somos mais que vencedores. Cremos e somos abençoados.


Oração
Deus Todo-poderoso, só Tu podes dominar as nossas desregradas vontades e paixões; dá-nos a graça de amar os teus mandamentos e desejar veementemente as tuas promessas, para que, através das mudanças e desvarios deste mundo, os nossos corações se fixem onde estão as verdadeiras alegrias. Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.






Nenhum comentário:

Postar um comentário