domingo, 11 de junho de 2017

Solenidade da Santíssima Trindade - Ano A

Santíssima Trindade
O Deus da nossa Salvação
Ex 34.4-9 / Dn 3.14-18 / II Co 13.11-13 / Jo 3.16-18.

Resultado de imagem para ícone santíssima trindade

A nossa salvação é um plano do Deus Triuno. Deus, como Pai, cria o mundo e tudo o que nele há. Por causa do pecado do homem, Deus enviou seu único Filho para a nossa Salvação.
Deus, como Filho, vem ao mundo pregar o Reino e trazer a salvação mediante sua morte e ressurreição.
Deus, como Espírito Santo, age para acompanhar a igreja na missão, capacitar, dar os dons, converter e expandir o Reino no mundo.
Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) é o nosso Salvador. Toda ação de Deus sobre a terra é para libertar, salvar e santificar. A Santíssima Trindade é o nome que damos ao mistério do Deus Único de agir em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Sempre no domingo após o Pentecostes, celebramos este mistério da nossa fé. A Palavra de Deus hoje mos falará sobre a Trindade e a Salvação.  
           
I. A Salvação - Jo 3.16-18.
                Após a queda do homem e da mulher, o Deus Triuno estabeleceu um plano para a salvação: enviar seu único Filho para morrer na cruz.
O Deus salvador amou o mundo com tanta intensidade que enviou seu único Filho. Toda a pessoa que crê no Filho não perecerá no inferno, mas terá a vida eterna (16).
O Filho não veio para julgar o mundo, mas para salvar (17). Nossa relação com o Filho de Deus determinará nosso futuro. João diz (18): “Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus”.
A obra do Espírito Santo é nos fazer crer no Filho e, através do Filho, nos reconduzir ao Pai.
O olhar de Deus é sempre misericórdia e salvação. Precisamos aprender o plano de salvação e compartilhá-lo com nossos amigos e com todos os homens.

II. A Misericórdia - Ex 34.4-9
            Deus criou o ser humano (homem e mulher) e estabeleceu sua lei. Infelizmente Adão e Eva caíram no pecado e foram expulsos da presença do Senhor.
            Em Moisés, Deus entregou 10 Mandamentos como padrão de vida. Enquanto Moisés estava no Monte recebendo as Leis do Senhor, o povo caminhou para a idolatria do bezerro de ouro. A indignação de Moisés foi tão grande que ele quebrou as tábuas da Lei na frente do povo.
            O Deus misericordioso mandou Moisés lavrar duas tábuas de pedra novamente e subir ao monte Sinai (4).
            Vendo a Glória de Deus, Moisés louva a bondade do Senhor (6,7), adora e pede o perdão para a iniquidade do povo (8,9).
            A relação do Deus triuno com a humanidade é de misericórdia. Em Cristo, mediante o Espírito Santo, o Pai escreve em nossos corações sua Lei Eterna (Leia Jeremias 31.33 e Ezequiel 36.25-27).
            Baseados na misericórdia de Deus, devemos viver em nova vida.

III. A Perseverança - Dn 3.14-18
            O mundo sempre estará se desviando da salvação e da misericórdia de Deus. O pecador cria religiões e deuses. Esta é a ação do diabo mediante o espírito da religiosidade.
            Contudo, uma vez que aceitamos Jesus como Senhor e Salvador mediante a operação do Espírito Santo, e nos voltamos ao Pai, precisamos manter firmes nossa fé no único Deus.
            Dn 3.14-18 fala da coragem de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego em manter a fé diante da fornalha ardente. Estes três jovens judeus estavam cativos na Babilônia (atual Iraque) e não aceitaram as ameaças do rei Nabucodonosor (Leia os vv 14 e15). Foram perseverantes na fé.  
            Os jovens hebreus deixam claro que a fé em Deus não estava relacionada ao que o Senhor iria fazer ou deixar de fazer.  Eles conheciam Jeová e não estavam dispostos a adorar a imagens de escultura, ainda que fossem mortos. (Leia os vv 16-18).
            Não podemos trocar Deus por imagens, esculturas ou santos. Precisamos ser valentes para permanecer, como os jovens hebreus, amando e servindo somente o Deus triuno.

IV. Santidade - II Co 13.11-13.
            Paulo desejava que os irmãos de Corinto (cidade da Grécia) vivessem em santidade. Ele diz (11): “Aperfeiçoai-vos, consolai-vos, sede do mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz estará convosco”.
            Para que possamos caminhar na santidade de Deus, necessitamos da presença da Trindade em nossa vida.
            Precisamos da graça do Senhor Jesus Cristo, do amor de Deus, e da comunhão do Espírito Santo (13).
            Somente com a ação de Deus Triuno conseguimos seguir para a vida eterna em plena santidade. Nossa santidade está somente em Deus.

Conclusão:
            Louvado seja o Deus Pai, Filho e Espírito Santo pela nossa salvação. Agora, salvos no Senhor, precisamos trabalhar para compartilhar este Plano de Salvação a todos os homens e mulheres. O Deus Triuno nos vocacionou e nos capacitou para a missão.

Oração
Deus nosso Pai, enviaste ao mundo a Palavra da verdade e o Espírito da santidade para revelar aos homens o mistério admirável do teu Ser: concede-nos que na profissão da verdadeira fé reconheçamos a glória da eterna Trindade e adoremos a Unidade na sua onipotência. Mediante nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário