terça-feira, 20 de março de 2018

Domingo de Ramos da Paixão - Ano B


Resultado de imagem para Ramos da Paixão
Domingo de Ramos da Paixão
A Salvação de Jesus
Marcos 14.1-47  

Introdução:
            A Semana Santa é uma caminhada com Cristo em sua semana de dor, morte e ressurreição. Todos os anos repetimos este caminho. "Trata-se, de fato, de uma repetição que acontece em um outro plano: não no plano da história, mas no plano da liturgia, não do acontecimento, mas da celebração".
            A Semana Santa tem início com a Entrada de Jesus em Jerusalém e termina com a sua Ressurreição no Domingo da Páscoa. É o cumprimento de Is 53.1-7.

         Como a humanidade estava perdida pelo pecado, Deus enviou Jesus para pregar o Reino de Deus, sofrer pelos nossos pecados, morrer na cruz e ressuscitar no terceiro dia. Esta semana é especial porque lembramos desses acontecimentos históricos.
         Hoje somos Discípulos e Discípulas no Caminho da Missão gerando novos discípulos. Nossa visão é um Pequeno Grupo me cada rua e uma igreja em cada bairro. A morte e ressurreição de Cristo precisam ser anunciadas a todas as pessoas.
         Hoje vamos entender os eventos da Semana Santa.
  1. No Domingos de Ramos – Jesus entra em Jerusalém - Mc 11.1-10.
  2. Na segunda-feira: Jesus expulsa vendedores do templo
  3. Na terça feira: Jesus prega seu sermão sobre o fim do mundo.
  4. Na quarta-feira: Judas vende Jesus por trinta moedas de prata;
  5. Na quinta-feira Santa: Jesus institui a Santa Ceia, lava os pés dos discípulos e no jardim do Getsêmani é preso pelos soldados do templo;
  6. Na sexta-feira Santa: Jesus é levado a julgamento, é crucificado e morre;
  7. Sábado Santo: O corpo de Jesus permanece no túmulo e Judas comete suicídio;
  8. Domingo da Páscoa: Pela manhã, de madrugada, Jesus ressuscita e aparece aos apóstolos.

O propósito da vida, morte e ressurreição de Jesus foi para a nossa Salvação

I.                   Jesus nasceu para nos salvar.
      Jesus nasceu com o objetivo de ser o salvador do mundo mediante sua morte na cruz. A morte de Cruz não foi um acidente no caminho de Cristo – Lc 2.11; I Tm 1.5.


II.                Jesus se tornou substituto do ser humano.
      O ser humano estava destinado ao inferno. Ninguém poderia ter a salvação. Ele veio ser o substituto da humanidade. Foi o cordeiro que morreu em nosso lugar – Is 53.5, Gl 3.13, Jo 1.29.


III.             Jesus levou os pecados da humanidade
      Nossos pecados sempre nos escravizaram. Nascemos em pecado. O ser humano estava debaixo da maldição do pecado e da morte. Jesus veio levar nossos pecados na cruz do calvário – I Pe 2.24; I Jo 3.5.
     
IV.              Jesus se tornou mediador entre Deus e os homens
      O pecado afastou o homem e a mulher de Deus. Existe um abismo entre a humanidade e Deus. O único que pode fazer a mediação, a intercessão, a ponte, entre o homem pecador e Deus é Jesus. Ele morre para ser o nosso mediador – Jo 15.13; Tt 2.14.
      As religiões criam muitos mediadores entre Deus e os homens. 

V.                 Jesus morreu para nos remir
      Fomos remidos, ou seja, comprados de volta para Deus. Jesus morre na cruz para nos redimir do pecado e nos levar para a glória de Deus. Ap 5.9; Rm 5.6.


Conclusão:
Todo o esforço foi em prol da nossa salvação. A salvação só ocorre quando aceitamos o sacrifício de Jesus em nosso lugar. Quanto nos reconhecemos pecadores e carentes de Deus. Quando admitimos nossa fragilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário