terça-feira, 24 de abril de 2018

6º Domingo da Páscoa - Ano B


Resultado de imagem para amar uns aos outros

6º Domingo da Páscoa
Amar como Jesus amou
João 15.9-17

            Hoje o Evangelho nos ensinará o segredo do sucesso no discipulado: o amor. É impossível gerar discípulos sem cumprir o mandamento de Jesus. Não somos desafiados apenas a amar o próximo, mas a amar o próximo da mesma forma como Jesus nos amou. Ele é o nosso modelo e seremos provocados a permanecer neste amor.  

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)
O que relata o texto do Evangelho?________________________

            O Senhor Jesus demonstra toda a motivação do seu ministério: o amor.
Esta é a dinâmica apresentada por Jesus: O Pai amou o Filho. O Filho amou seus discípulos e estes precisariam permanecer no amor (9). Esta é a característica de que eles continuavam na mesma motivação do Pai e do Filho.
            Permanecer no amor de Jesus só é possível quando guardamos seus mandamentos. O Senhor Jesus é o próprio exemplo (10): “...assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço”.
            Todo este ensinamento tem como alvo a nossa alegria completa em Cristo (11). O mandamento de Jesus produz o verdadeiro regozijo.
            Só permanecemos no amor se vivermos o seu mandamento. Ele disse (12): “O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”.
            Quem ama o próximo pratica a justiça, evangeliza, discipula, tem relação de bondade, fraternidade e paz com os outros.
Antes de amar as pessoas do mundo os discípulos tiveram a tarefa de amar uns aos outros (a si próprios).
            Jesus é o nosso modelo de amor. Ele diz (13): “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos”. A morte de Jesus na cruz foi sua maior prova de amor.
            Se andarmos no amor cumprindo seu mandamento, seremos tratados como amigos de Jesus (14).
Neste amor, Jesus já não chama seus discípulos de servos, mas de amigos. Na intimidade do amigo, Ele compartilhou tudo que ouviu do Pai (15).
            Ele escolheu seus discípulos para darem muitos frutos. Não foram os discípulos que o escolheram.
            Os frutos deveriam permanecer para que as orações fossem respondidas. Ele disse (16): “a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai no meu nome, ele vo-lo conceda”.
            Isso tudo só seria possível na vivencia do mandamento. Jesus reafirma este mandamento que deveria nortear a vida de seus discípulos: “Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros” (17).

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)
            O que Deus falou com você neste Evangelho? ______________________________
            O texto do Evangelho me ensinou muitas coisas:

·         A motivação de todo o meu ministério deve ser o amor. Sem amor não há frutos ou felicidade.
·         Preciso continuar na dinâmica do Amor. O Pai amou o Filho e o Filho me amou. Agora preciso amar meus irmãos para dar continuidade ao fluxo do amor.
·         O amor não é palavras. Preciso amar guardando os mandamentos de Jesus. Eu demonstro o meu amor pelas minhas atitudes.
·         Se eu atender aos mandamentos de Jesus, terei alegria completa e verdadeira.
·         Tenho que compreender com o coração o mandamento de Jesus: “O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”.
·         Meu modelo de amor é o próprio amor de Jesus por minha vida. É dessa forma que preciso amar meu irmão.
·         Preciso valorizar a morte de Jesus como ápice de Seu amor por minha vida.
·         Se eu amar meus irmãos serei chamado de amigo de Jesus.
·         A vontade de Jesus é me chamar de amigo e não de servo. Mas para isso preciso ouvir e praticar suas palavras.
·         Eu não escolhi Jesus. Ele me escolheu para que eu dê muitos frutos.
·         Meus frutos precisam permanecer para que minhas orações sejam respondidas.

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)
            Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:________________

Senhor. Que a motivação do meu ministério seja o amor. Que eu dê continuidade ao fluxo do amor que veio do Pai para o Filho e passou para minha vida. Que o meu amor não seja somente palavras, mas que eu possa guardar seus mandamentos amando meus irmãos de forma concreta. Quero viver o teu mandamento e valorizar o teu amor demonstrado na cruz. Quero ser chamado seu amigo e todos os dias declarar que foi o Senhor quem me escolheu. Fui escolhido para dar frutos que permaneçam. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, na Unidade do Espírito Santo. Amém.

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?
_________________________________________

Conclusão:
            O discipulado exige amor. Somente no amor conseguimos insistir com a obra de Deus na vida de uma pessoa. Quem não consegue amar, nunca conseguirá fazer discípulos. Somente o amor é a garantia de que seremos competentes na Missão de fazer discípulos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário