terça-feira, 22 de maio de 2018

Santíssima Trindade - Ano B

Resultado de imagem para santissima trindade
Santíssima Trindade
Selados na Trindade
Mateus 28.16-20

            No dia da Celebração do Pentecostes, terminamos o Ciclo Pascal. Agora estamos dando reinício ao Tempo Comum. A primeira celebração após o Pentecostes é a Santíssima Trindade.
            O Pai revelou o Filho e o Filho revelou o Espírito Santo. Cremos em um único Deus. Só há um Senhor. Deuteronômio 6.4,5 diz: “Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças”.
            Não existe como dividir Deus. Ele o único Senhor. Contudo, em sua Soberania e Onipotência, Deus é três pessoas distintas em um único Ser. Ele é Pai, Filho e Espírito Santo.
            Olhe para o Batismo do Senhor Jesus: O Pai está nos céus e fala; o Filho está no Rio Jordão e o Espírito vem em forma corpórea de pomba. Mateus 3.16,17 – “Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus. E do céu baixou uma voz: Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição”.
No apedrejamento de Estevão encontramos a mesma cena: Estêvão está cheio do Espírito Santo, e olha para o céu e vê no trono o Pai e o Filho.  Atos 7.55 – “Mas, cheio do Espírito Santo, Estêvão fitou o céu e viu a glória de Deus e Jesus de pé à direita de Deus”.
Por isso nossa doutrina diz: “Há um só Deus vivo e verdadeiro, eterno, sem corpo nem partes; de poder, sabedoria e bondade infinitos; criador e conservador de todas as coisas visíveis e invisíveis. Na unidade desta Divindade, há três pessoas da mesma substância, poder e eternidade – Pai, Filho e Espírito Santo” (Os 25 Artigos de Fé da Igreja Metodista).
Hoje refletiremos neste mistério da fé baseado nas últimas palavras do Senhor Jesus.

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)
O que relata o texto do Evangelho?________________________

Após a ressurreição de Jesus, os discípulos foram para a Galiléia para um monte designado pelo Senhor Jesus (16). Foram para um lugar distante de Jerusalém para que o Senhor pudesse, longe do tumulto, dar as últimas instruções aos seus apóstolos e seguidores. Nesta ocasião Ele apareceu para mais de 500 pessoas (I Co 15.4-8).
Quando viram o Senhor, o adoraram; mas alguns duvidaram (16). Estas duas realidades estiveram presentes na vida dos primeiros cristãos: a adoração e a dúvida.
Parece que Jesus ignora a dúvida de alguns, e reafirma sua autoridade (18): “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra”.
Ele já tinha esta autoridade no céu, mas a mesma foi limitada mediante a encarnação. Filipenses 2.6-8: “Sendo Ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz”.
Logo após, o Senhor entrega a missão aos discípulos (19): “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. Os novos discípulos seriam batizados na fórmula da Trindade. Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.
No batismo cada discípulo passaria a ser selado pela Santíssima Trindade. Não seria apenas uma celebração ou um ritual, mas um verdadeiro selo de filiação e garantia.
Junto com o Batismo, deveria vir o ensino das Palavras de Jesus (20a): “ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado”.
Através da pessoa do Espírito Santo, Jesus estaria com os seus discípulos todos os dias, até a consumação do século (20b). Estariam cumprindo a missão e acompanhados pelo Deus trino.

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)
            O que Deus falou com você neste Evangelho? ___________________________

·         Precisamos obedecer a Jesus e nos retirar para está a sós com Ele. Somente na intimidade teremos revelações tremendas do Senhor.
·         Preciso aumentar a minha adoração e eliminar as minhas dúvidas. Preciso vigiar minha vida espiritual todos os dias, pois, posso estar diante de Jesus e ainda assim ter o coração cheio de dúvidas e medos.
·         Jesus tem toda autoridade. Não preciso temer nada. Estou aliançado com Aquele que é a autoridade final em todas as áreas de minha vida e da minha família.
·         Fui selado no nome da Santíssima Trindade em meu batismo. Preciso levar mais discípulos ao pacto do Batismo. Somente este pacto nos sela ao Deus Trino.
·         Além de batizar, preciso ensinar. O discipulado precisa ser meu estilo de vida. Preciso sempre estar discipulando alguém.
·         Tenho certeza que Jesus está comigo todos os dias até a consumação dos séculos. Não posso duvidar, nem temer. Através do Espírito Santo tenho intimidade diária com Jesus. Nele serei sempre vencedor.

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)
            Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:________________

            Senhor! Desejo ter momentos a sós contigo para aprender seus ensinamentos e aumentar minha intimidade com usa Palavra. Sei que muitas vezes sou assaltado pelas dúvidas, mas desejo ter meu coração em plena adoração e confiança. Sei que o Senhor tem toda a autoridade no céu e na terra, por isso sairei com fé para fazer discípulos e discípulas batizando em Seu Nome Trino. Quero também dedicar minha vida a ensinar seus princípios e valores. Tenho certeza que o Senhor está comigo. A Santíssima Trindade permanece em minha história de vida. E sou mais que vencedor. Louvado seja o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amém.

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?
_________________________________________

Conclusão:
            A Trindade está relacionada ao discipulado. Devemos crer no Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, fazer discípulos, ensinar e viver os valores do Evangelho. Que por nossa vida, mais pessoas sejam seladas pelo Batismo. Avante no discipulado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário