quarta-feira, 26 de julho de 2017

17º Domingo Comum - Ano A

17º Domingo Comum
O Reino dos Céus
I Rs 3.5-12 / Sl 119.57,72, 76-77, 127-130 / Rm 8.28-30 / Mateus 13.44-52

Resultado de imagem para Jesus ensinando Icone

Hoje aprenderemos no Evangelho de Mateus um pouco mais com as parábolas do Reino. A leitura do Antigo Testamento falará da importância da sabedoria para vivermos os valores e desafios do Reino. O Salmo nos apontará o valor do Manual do Reino e terminaremos assumindo que somos cidadãos de um novo Reino. Pertencemos ao Reino dos Céus e ele vale mais do que tudo na terra. Glória a Deus.  

I. As Parábolas do Reino - Mateus 13.44-52
Em Mateus 13.44-52 Jesus conta quatro parábolas sobre o Reino dos Céus.
Ele nos ensina que o Reino dos Céus vale mais do que tudo na terra. Por isso Jesus disse que o reino (44) é “semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo”.
Assim também ocorre com a parábola da pérola de grande valor (45,46). Deixamos tudo e vendemos tudo para alcançarmos esta pérola. Nada na terra é comparado ao Reino dos Céus.
Na terceira parábola Jesus fala sobre a separação que haverá entre os maus e os justos como os peixes bons e os ruins que os pescadores escolhem e separam (47-50).
Por último ele fala do escriba versado no Reino dos céus que, como um pai de família, tem condições de retirar do seu depósito coisas novas e coisas velhas para usar no seu dia a dia (51-52).
Estas parábolas nos ensinam a valorizar o Reino dos Céus sobre todas as coisas, a crer que o justo é recompensado e o ímpio será punido na consumação dos tempos e que precisamos de sabedoria para viver no Reino de Deus sem desprezar as coisas do passado e aproveitar as coisas da atualidade.
O Reino dos Céus precisa ser prioridade em nossa vida. Hoje pertencemos a outro reino: Pertencemos ao reino de Jesus.
ÿ       Deus é prioridade em sua vida? Como? Cite exemplo?

II. A Sabedoria para vivermos no Reino - I Reis 3.5-12.
            No reino dos Céus precisamos de sabedoria como o Escriba da parábola de Jesus.
Em I Reis 3.5-12 Deus apareceu para Salomão, filho do Rei Davi, e lhe disse (5): “Pede-me o que queres que eu te dê”.
Salomão pede sabedoria dizendo (9): “Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo”?
O Senhor se agrada de Salomão e diz (11,12): “Já que pediste esta coisa e não pediste longevidade, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos; mas pediste entendimento, para discernires o que é justo; eis que faço segundo as tuas palavras: dou-te coração sábio e inteligente, de maneira que antes de ti não houve teu igual, nem depois de ti o haverá”.
Além da sabedoria o Senhor lhe acrescentou riquezas e poder. A sabedoria foi o caminho para a abertura de todas as outras portas. Somente com sabedoria conseguimos viver os valores do Reino dos Céus. Precisamos de sabedoria para dizer não ao mundo, para discernir a vontade de Deus e para cumprir o ministério que Ele tem nos dado.
ÿ       Você tem usado as palavras com sabedoria?

III. O Manual do Reino - Salmo 119.57,72, 76-77, 127-130
            Para vivermos o Reino de Deus é indispensável o manual do reino: a Palavra de Deus.
O Salmo 119 é um louvor a Palavra. A verdadeira sabedoria vem no acolhimento da vontade do Senhor mediante o conhecimento da Bíblia. Somente as Santas Escrituras podem nos dar entendimento para a salvação.
Para o salmista, a Palavra de Deus é a sua porção e herança (57). Vale mais do que o ouro e a prata (72). Ele encontrou a misericórdia e a salvação na Lei de Deus. Ela é o seu prazer (77). Ele aprendeu a amar os mandamentos do Senhor mais do que tudo na vida (127).
O salmista diz em ato de louvor: “Admiráveis são os teus testemunhos; por isso, a minha alma os observa. A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples” (129,130).
Só valorizamos o Reino dos Céus quando temos conhecimento da Palavra de Deus. Só conhecemos Deus mediante sua Palavra Santa.
ÿ       Como tem sido sua leitura diária da Bíblia?

IV. Os Cidadãos do Reino - Romanos 8.28-30
            Jesus nos redimiu e nos introduziu em seu Reino. Somos cidadãos do Reino. Hoje somos mais do que vencedores e (28) “sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.
Em Cristo fomos feitos conforme a imagem de Cristo (29). Nossa vida hoje reflete o Senhor Jesus.
Paulo diz que Deus, em Cristo, nos (30) predestinou, nos chamou, nos justificou e nos glorificou. Isso tudo ocorreu após aceitarmos Jesus como Senhor e Salvador.
Ele mudou nossa vida e nos fez cidadãos do seu Reino.
ÿ       Você tem vivido como cidadão do Reino?

Conclusão:
            Você já parou para pensar que pertence há um reino que não é desse mundo? Jesus veio nos resgatar para sermos cidadãos do seu reino. Esta graça é melhor do que ouro, prata e bens. Quando realmente pertencemos ao Reino de Jesus e o conhecemos com profundidade, nunca o abandonamos. Assumimos nossa identidade e avançamos no projeto de Deus na terra.  Não fomos apenas salvos. Fomos salvos e introduzidos no Reino dos Céus.

Oração
Ó Senhor, de quem procede todo o bem, concede que, por tua santa inspiração, cogitemos o que é bom, e por tua orientação misericordiosa o executemos. Mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.




quarta-feira, 12 de julho de 2017

15º Domingo Comum - Ano A

Resultado de imagem para semeador saiu a semear icone

15º Domingo Comum
Crescimento Espiritual
Is 55.10,11 / Sl 65.10-13 / Rm 8.18-23 / Mateus 13.1-23

            A Palavra de Deus irá nos revelar o processo do crescimento da fé em nosso coração mediante a ação da própria Palavra. Nosso coração é a terra e a semente é a Palavra de Deus. O Senhor trabalha para o crescimento da semente e este crescimento é acompanhado de dores e expectativas. Que neste estudo, a Palavra de Deus cresça um pouco mais em nosso coração.

I. Nosso coração é a terra onde a semente cai - Mateus 13.1-23
            Quando recebemos a Palavra de Deus, ela cai diretamente em nosso coração. Cada coração é uma terra diferente onde a Palavra irá brotar ou irá ser sufocada e morrerá.
            Para explicar esta verdade, Jesus contou a parábola do semeador. Quando o semeador saiu a semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram. Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um (4-8).
            Existem quatro corações: coração a beira do caminho, coração rochoso, coração com espinhos e coração com terra boa.
            Jesus explica (19-23): A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. O diabo retira a Palavra do coração.  
O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. A pessoa não suporta a perseguição por não ter raiz firme no Senhor.
O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera. Os prazeres do mundo sufocam a fé.
Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um. Este deixa a Palavra crescer e dá muitos frutos.
Nosso coração é a terra onde a semente cai. Por isso, precisamos sempre preparar nosso corações para receber a Palavra do Senhor e cumprir sua vontade.
ü  Como está seu coração? Que tipo de terra ele tem sido?

II. A Palavra de Deus é Semente - Isaías 55.10,11
A semente é a Palavra de Deus. Ela traz vida em si mesma. Tem o poder de germinar.
Isaías 55.10,11 diz que a palavra de Deus também é como a chuva que faz a semente brotar (10). O senhor diz: “Assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei”.
Todas as vezes que lemos a Palavra de Deus, uma semente acompanhada da chuva do Espírito entra em nosso coração. As coisas de Deus só irão brotar em nossa vida mediante a semeadura da Palavra.
ü  Você tem lido a Palavra de Deus diariamente? Desejar começar esta prática quando?
III. O Crescimento da Semente em nosso coração é obra de Deus - Salmo 65.10-13
            Nosso coração é a terra que recebe a Semente que é a Palavra de Deus. Contudo, se nosso coração for terra boa, Deus dará o crescimento.
            Deus (10) abençoa a produção. O Salmo 65 fala do milagre do Senhor em enviar chuva e produzir o crescimento das plantações. O Salmista diz (11-13): “Coroas o ano da tua bondade; as tuas pegadas destilam fartura, destilam sobre as pastagens do deserto, e de júbilo se revestem os outeiros. Os campos cobrem-se de rebanhos, e os vales vestem-se de espigas; exultam de alegria e cantam”. Este salmo aponta para o crescimento da Palavra de Deus em nossa vida.
            Nosso crescimento espiritual na Palavra é obra do Espírito Santo de Deus. Tenha a prática de orar antes de ler a Bíblia Sagrada. Peça ao Senhor que faça crescer a semente que será semeada em seu coração através da leitura bíblica.
ü  Como é sua vida de oração?  

IV. A Dor do Crescimento da Semente - Romanos 8.18-23
            Sabemos que existe a dor do crescimento. Esta dor também existe em nosso crescimento espiritual. Todos nós estamos insatisfeitos aguardando nossa redenção plena em Cristo.
Paulo diz que a própria natureza geme esperando a nossa total redenção. Só seremos adultos perfeitos e maduros no céu.
Este crescimento na terra é cercado por dores e sofrimentos. Mas não podemos parar de crescer.
A natureza conspira a favor da nossa maturidade espiritual. Paulo diz (22,23): “Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo”.
Deseje ardentemente seu crescimento. Não pare de crescer.
ü  Você sente que tem crescido espiritualmente? O que podemos fazer para crescer?

Conclusão:
            A Palavra de Deus precisa crescer em nosso coração. Precisamos conhecer Jesus de verdade. Há urgência em lermos a Bíblia todos os dias. Nosso coração precisa receber a semente da fé e crescer na estatura que Deus deseja. Nosso modelo é o Senhor Jesus. Por isso que Paulo desejou o crescimento da Igreja até “que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo” (Efésios 4.13).

Oração
Concede, ó Senhor, que o curso deste mundo seja governado em paz pela tua providência; e que tua Igreja possa servir-te com alegria e confiança; por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.


quarta-feira, 5 de julho de 2017

14º Domingo Comum - Ano A

Resultado de imagem para Jesus chama os discípulos icone
14º Domingo Comum
O Senhor Jesus é Imprescindível
Zc 9.9,10 / Sl 145.1-14 / Rm 8.9-13 / Mateus 11.25-30

O encontro com Jesus é imprescindível.
A palavra imprescindível significa aquilo que não pode faltar, que é vital, que não se pode prescindir, descartar ou recusar.
A palavra de Deus nos revelará o quão é imprescindível encontrarmos com o Senhor Jesus e recebê-lo como Senhor e Salvador.

I. Descanso - Mateus 11.25-30
            Jesus nosso Senhor, veio ao mundo para trazer descanso para as nossas almas. Em um mundo tão agitado e violento, Deus nos dá o descanso em Cristo Jesus. Vencemos nossos estresses quando aprendemos a confiar e descansar Nele.
Mateus 11.25-30 diz que Deus relevou Jesus aos “pequeninos” e humildes (25) e o Filho nos revelou o Pai (27). Ou seja, é Deus quem revela a salvação e o descanso.  
Quando vamos a Jesus encontramos o alívio (28) e o descanso (29) para nossa alma. Aprendemos que o seu jugo é suave e seu fardo e leve (30).
Mesmo nos países onde há forte perseguição religiosa contra a igreja, os cristãos tem encontrado o descanso espiritual em Jesus. O verdadeiro descanso está Nele.
ü  Você já levou Jesus para alguém que estava angustiado e esta pessoa recebeu descanso em sua alma? Conte seu testemunho.   

II. Paz - Zacarias 9.9,10
            Jesus nosso Senhor, veio ao mundo para trazer paz. Ele é o príncipe da paz. Está reinando sobre o céu e a terra e consumará a verdadeira paz entre os povos.
            As pessoas que aceitam Jesus em países de perseguição religiosa encontram muito sofrimento, inclusive dentro da própria família. Não encontram a paz e sim a espada (Leia Mt 10.34). Contudo em seus corações alcançam a paz de Cristo e tem esperança que um dia Jesus estabelecerá a paz na terra como diz Zacarias 9.9,10.
            Esta esperança é motivo de alegria (9): “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta”.
            Virá um dia quando Jesus dominará o mundo com paz. “Ele anunciará paz às nações; o seu domínio se estenderá de mar a mar e desde o Eufrates até às extremidades da terra” (10).
            Quem recebe Jesus como Senhor e Salvador, alcança a paz interior e a esperança de uma paz no mundo vindouro.
ü  Você conhece alguém que é perseguido na família porque deseja ser discípulo de Jesus?

III. Misericórdia - Salmo 145.1-14
            Jesus nosso Senhor, veio ao mundo para trazer a misericórdia de Deus. Nenhum ser humano alcançaria a salvação mediante suas obras. Não existe nenhuma justiça capaz de nos salvar.
            A misericórdia de Deus nos alcança mediante o sacrifício de Jesus na cruz. Aceitar Jesus e viver seu projeto significa ter uma vida coberta pela misericórdia do Senhor.
            O Salmo 145 nos ensina a confiar na mão misericordiosa de Deus em Cristo Jesus. O Salmista diz que (8,9) “Benigno e misericordioso é o SENHOR, tardio em irar-se e de grande clemência. O SENHOR é bom para todos, e as suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras”.
            Jesus não desiste daquele que vacilou na fé. Ele levanta os caídos. O Salmo diz (14): “O SENHOR sustém os que vacilam e apruma todos os prostrados”.
ü  Você está ajudando alguém a voltar para o caminho do Senhor?

IV. Vida - Romanos 8.9-13.
Jesus nosso Senhor, veio ao mundo para trazer a vida. O ser humano afastado de Deus não vive a verdadeira vida. Tem apenas uma existência paralisada pelo pecado. Todas as suas conquistas são frustrantes. Em sua alma há dor e sofrimento e após a morte não tem esperança de vida eterna. As religiões não resolvem. Sem Jesus a vida eterna é impossível.
Romanos 8.9-13 Paulo nos lembra de que hoje temos a vida porque o Espírito Santo habita em nós (9,10). Ele diz (11): “Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita”.
Por isso, precisamos, pelo Espírito Santo, mortificar o pecado e celebrar a vida de Jesus em nós (13).
ü  O que aconteceu quando a vida de Jesus entrou em sua vida pelo Espírito Santo?

Conclusão:
            O Senhor Jesus é imprescindível. Nele alcançamos o descanso, a paz, a misericórdia e a vida. Nossa tarefa é permanecer em Cristo e compartilhar seu amor a todos as pessoas para todos alcancem o que um dia alcançamos em Jesus.
           

Oração
Onipotente e misericordioso Deus, fortalece-nos em tua misericórdia, em todas as adversidades, para que, tendo a disposição da mente e do corpo, realizemos com corações alegres tudo quanto pertence ao teu propósito. Por nosso Senhor Jesus Cristo que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.