segunda-feira, 7 de agosto de 2017

19º Domingo Comum - Ano A

Resultado de imagem para ícone ortodoxo o Senhor anda sobre as águas
19º Domingo Comum
A Presença de Deus
I Rs 19.9-13 / Sl 85.9-13 / Rm 9. 1-5 / Mateus 14.22-33

            Deus sempre se manifesta em nossa vida. Mesmo diante do medo, da solidão, da injustiça e da incredulidade. Ele sempre estará nos procurando para transformar e salvar nossa história. Ele não desiste de nós. Hoje veremos a presença de Deus se manifestando em várias situações.

I. A Presença de Deus e o Medo - Mateus 14.22-33
O Evangelho de Mateus relata que Jesus ordenou os discípulos a passarem para o outro lado do lago da Galiléia (22). Logo após, Ele subiu ao monte para orar (23).
O barco dos discípulos, à noite, começou a ser açoitado pelas ondas do mar e pelo vento contrário (24). Jesus foi ter com eles andando sobre as águas e os eles pensam que fosse um fantasma (25,26). Tiveram medo das ondas e medo de Jesus.
O Senhor tenta acalmá-los (Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais!).
Pedro com ousadia, incredulidade e dúvida diz (28): “Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas”.
Jesus o chama. Ele começa a andar sobre as águas até reparar na força do vento. Assim começou a afundar e gritou por socorro.  Jesus lhe toma pela mão e diz (31): “Homem de pequena fé, por que duvidaste”?
Logo após, o Senhor subiu no barco e a tempestade se acalmou. Os apóstolos o adoraram e disseram (33): “Verdadeiramente és Filho de Deus”!
Diante do medo do mar, das ondas e do vento, a presença de Deus trouxe segurança e acalmou a tempestade do coração dos discípulos.
Muitas vezes nossos medos são causados pelas tempestades que se alojam em nosso coração. Esta é a maior tempestade.
ü  Você está enfrentando alguma tempestade em seu coração?

II. A Presença de Deus e a Solidão - I Reis 19.9-13
            O profeta Elias foi ameaçado de morte por Jezabel. Com medo, fugiu para o deserto e pediu a morte ao Senhor. Quando estava dormindo, um anjo lhe apareceu e lhe deu pão e água duas vezes.
Com a força daquela comida, Elias caminhou quarenta dias e quarenta noites até o Monte Horebe, no Sinai.
            No Monte, o profeta diz ao Senhor que havia ficado sozinho. Ele declara (10): “Tenho sido zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida”.
Na realidade existiam sete mil profetas fiéis ao Senhor. Contudo Elias se sentia sozinho na batalha.
Ele saiu da caverna e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas. Depois do vento, um terremoto e depois do terremoto um fogo. Mas Deus não estava no forte vento, nem no terremoto e nem no fogo.
Logo após apareceu um cicio (som brando, murmúrio) tranquilo e suave. Elias percebe a presença de Deus. O texto diz: “Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias”?
Elias estava sentindo-se sozinho diante da luta. Não tinha mais forças para continuar. A dor de lutar sozinho por uma causa o havia enfraquecido. Mas a presença de Deus restaurou a confiança de Elias e demonstrou que ele não estava sozinho.
Muitas vezes sofremos por que pensamos que estamos sozinhos. Além de Deus está ao nosso lado, ele também levanta homens e mulheres com os mesmos propósitos na batalha espiritual da vida. Não podemos deixar o sentimento de solidão encontrar espaço em nosso coração.
ü  Existe alguma área de sua vida que você está se sentindo sozinho? Gostaria de compartilhar com a gente?

III. A Presença de Deus e as injustiças - Salmo 85.9-13
O mundo está cercado de injustiças. Você pode citar algumas?
O Salmo 85.9-13 fala da vinda da salvação de Deus sobre a terra. É um salmo que profetiza a vinda de Cristo que trará justiça sobre a terra. A presença de Deus virá para vencer todas as injustiças.
            Com Jesus a graça, a verdade, a justiça e a paz se encontram e se manifestam na terra e no céu (10,11).
            Em Cristo, Deus manifestou sua bondade sobre a terra (12). Seguir a Jesus é fazer de suas pegadas um caminho diferente de confiança na justiça divina (13).
            Não deixe que as injustiças do mundo vença seu coração. Creia que a presença de Deus abaterá todas as injustiças e um dia a verdade triunfará. O mal não é eterno. Eterna é a justiça de Deus.
ü  Você confia que a justiça de Deus triunfará? Então alegre seu coração.
           
IV. A Presença de Deus e a Incredulidade - Romanos 9. 1-5
Israel é o povo eleito. O povo da promessa. Contudo a incredulidade o impediu de receber a salvação trazida pelo Senhor Jesus.
Paulo fala de sua grande tristeza pelo fato de Israel não ter recebido Jesus como Senhor e Salvador (2). Muitos judeus se converteram, contudo, a nação como um todo não aceitou Jesus como messias.
            Paulo desejava tanto a salvação de seu povo que disse (3): “porque eu mesmo desejaria ser anátema, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, meus compatriotas, segundo a carne”.
            Israel é o povo separado. O povo da promessa. Paulo afirma (4,5): “São israelitas. Pertence-lhes a adoção e também a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas; deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém”!
            Contudo, mesmo sendo povo da promessa, não reconheceram Jesus como o Senhor e Salvador.
            Cremos pelas profecias, que no final dos tempos a presença de Deus retirará toda incredulidade de Israel. Cristo voltará com a igreja e reinará sobre Sião.
            Por isso, não deixe a incredulidade reinar em seu coração. A incredulidade nos faz perder as maiores oportunidades.
ü  Você já perdeu muitas bênçãos por causa da incredulidade?

Conclusão:
            Vamos dizer com fé: Verdadeiramente és Filho de Deus!
Jesus nos resgata do medo, da solidão, das injustiças e da incredulidade. Quem Tem Jesus como Senhor e Salvador, tem a vida eterna.

Oração
Ó Senhor, faze com que tenhamos amor e reverência constantes, porque nunca deixas de ajudar e governar os que colocaste sobre o fundamento seguro de tua bondade; mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.


Um comentário: