quarta-feira, 5 de julho de 2017

14º Domingo Comum - Ano A

Resultado de imagem para Jesus chama os discípulos icone
14º Domingo Comum
O Senhor Jesus é Imprescindível
Zc 9.9,10 / Sl 145.1-14 / Rm 8.9-13 / Mateus 11.25-30

O encontro com Jesus é imprescindível.
A palavra imprescindível significa aquilo que não pode faltar, que é vital, que não se pode prescindir, descartar ou recusar.
A palavra de Deus nos revelará o quão é imprescindível encontrarmos com o Senhor Jesus e recebê-lo como Senhor e Salvador.

I. Descanso - Mateus 11.25-30
            Jesus nosso Senhor, veio ao mundo para trazer descanso para as nossas almas. Em um mundo tão agitado e violento, Deus nos dá o descanso em Cristo Jesus. Vencemos nossos estresses quando aprendemos a confiar e descansar Nele.
Mateus 11.25-30 diz que Deus relevou Jesus aos “pequeninos” e humildes (25) e o Filho nos revelou o Pai (27). Ou seja, é Deus quem revela a salvação e o descanso.  
Quando vamos a Jesus encontramos o alívio (28) e o descanso (29) para nossa alma. Aprendemos que o seu jugo é suave e seu fardo e leve (30).
Mesmo nos países onde há forte perseguição religiosa contra a igreja, os cristãos tem encontrado o descanso espiritual em Jesus. O verdadeiro descanso está Nele.
ü  Você já levou Jesus para alguém que estava angustiado e esta pessoa recebeu descanso em sua alma? Conte seu testemunho.   

II. Paz - Zacarias 9.9,10
            Jesus nosso Senhor, veio ao mundo para trazer paz. Ele é o príncipe da paz. Está reinando sobre o céu e a terra e consumará a verdadeira paz entre os povos.
            As pessoas que aceitam Jesus em países de perseguição religiosa encontram muito sofrimento, inclusive dentro da própria família. Não encontram a paz e sim a espada (Leia Mt 10.34). Contudo em seus corações alcançam a paz de Cristo e tem esperança que um dia Jesus estabelecerá a paz na terra como diz Zacarias 9.9,10.
            Esta esperança é motivo de alegria (9): “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta”.
            Virá um dia quando Jesus dominará o mundo com paz. “Ele anunciará paz às nações; o seu domínio se estenderá de mar a mar e desde o Eufrates até às extremidades da terra” (10).
            Quem recebe Jesus como Senhor e Salvador, alcança a paz interior e a esperança de uma paz no mundo vindouro.
ü  Você conhece alguém que é perseguido na família porque deseja ser discípulo de Jesus?

III. Misericórdia - Salmo 145.1-14
            Jesus nosso Senhor, veio ao mundo para trazer a misericórdia de Deus. Nenhum ser humano alcançaria a salvação mediante suas obras. Não existe nenhuma justiça capaz de nos salvar.
            A misericórdia de Deus nos alcança mediante o sacrifício de Jesus na cruz. Aceitar Jesus e viver seu projeto significa ter uma vida coberta pela misericórdia do Senhor.
            O Salmo 145 nos ensina a confiar na mão misericordiosa de Deus em Cristo Jesus. O Salmista diz que (8,9) “Benigno e misericordioso é o SENHOR, tardio em irar-se e de grande clemência. O SENHOR é bom para todos, e as suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras”.
            Jesus não desiste daquele que vacilou na fé. Ele levanta os caídos. O Salmo diz (14): “O SENHOR sustém os que vacilam e apruma todos os prostrados”.
ü  Você está ajudando alguém a voltar para o caminho do Senhor?

IV. Vida - Romanos 8.9-13.
Jesus nosso Senhor, veio ao mundo para trazer a vida. O ser humano afastado de Deus não vive a verdadeira vida. Tem apenas uma existência paralisada pelo pecado. Todas as suas conquistas são frustrantes. Em sua alma há dor e sofrimento e após a morte não tem esperança de vida eterna. As religiões não resolvem. Sem Jesus a vida eterna é impossível.
Romanos 8.9-13 Paulo nos lembra de que hoje temos a vida porque o Espírito Santo habita em nós (9,10). Ele diz (11): “Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita”.
Por isso, precisamos, pelo Espírito Santo, mortificar o pecado e celebrar a vida de Jesus em nós (13).
ü  O que aconteceu quando a vida de Jesus entrou em sua vida pelo Espírito Santo?

Conclusão:
            O Senhor Jesus é imprescindível. Nele alcançamos o descanso, a paz, a misericórdia e a vida. Nossa tarefa é permanecer em Cristo e compartilhar seu amor a todos as pessoas para todos alcancem o que um dia alcançamos em Jesus.
           

Oração
Onipotente e misericordioso Deus, fortalece-nos em tua misericórdia, em todas as adversidades, para que, tendo a disposição da mente e do corpo, realizemos com corações alegres tudo quanto pertence ao teu propósito. Por nosso Senhor Jesus Cristo que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.


Um comentário: