quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Festa da Transfiguração do Senhor - Ano A

Resultado de imagem para ícone da transfiguração

Festa da Transfiguração do Senhor
A Glória do Senhor Jesus
Dn 7.9-14 / Sl 97.1-12 / II Pe 1.16-19 / Mateus 17.1-9

Transfiguração significa metamorfose. Ou seja, mudança de forma.
Jesus subiu ao Monte e foi transfigurado diante de seus discípulos revelando assim, mais uma vez, a sua glória.
Tiago chama o Senhor Jesus de “Senhor da Glória” (Tg 2.1). Em seu primeiro milagre em Caná da Galiléia, Jesus manifestou a sua glória e os seus discípulos creram Nele (Jo 2.11).
Hoje comemoramos a Festa da Transfiguração do Senhor, quando, no monte, Jesus revelou mais claramente sua glória a Pedro, Tiago e João. A glória que Jesus manifestou no “Monte Tabor” foi uma antecipação da Sua glória que ocorreria na Ressurreição e na Ascensão.
Hoje veremos a glória de Jesus transformando e transfigurando nossas vidas.  

I. A Glória no Monte - Mateus 17.1-9
Porque Jesus foi transfigurado? Em Mateus 16 entendemos o propósito da Transfiguração. O Senhor Jesus havia levado os discípulos até Cesaréia de Filipe e lá perguntado sobre quem dizia o povo ser ele (13). Deram várias respostas. Mas Pedro inspirado pelo Espírito Santo disse que Jesus era o Cisto, o Filho do Deus vivo (16).
Logo depois Jesus começou a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia (21).
Pedro não acredita, e usado pelo diabo, começou a reprová-lo (22). Jesus percebe satanás na vida de Pedro e diz: “Arreda, satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens” (23).
            Logo depois Jesus ensina sobre a importância da cruz na vida do discípulo (24-26): “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me”.
            Entendendo a crise de Pedro e dos discípulos, Jesus levou Pedro, Tiago e João ao Monte para revelar a glória da Ressurreição.
Elias e Moisés apareceram falando dos acontecimentos que ocorreriam na semana santa em Jerusalém. Viram a glória do Senhor na nuvem. Ouviram a voz do Pai. Entenderam o ministério da cruz e foram impactados.
            Foram transfigurados espiritualmente ao verem a glória do Senhor.
            Muitas vezes nossa vida precisa de um novo impacto. Não podemos ver Jesus apenas como um grande profeta. Ele é o Senhor da Glória.
Que esta glória venha transfigurar nossa vida.
ü  Sua vida já é transfigurada? Você já se considera uma pessoa diferente do mundo? Você está precisando de um novo impacto?

II. A Glória de Jesus profetizada por Daniel - Daniel 7.9-14
            Daniel também viu a Glória do Senhor Jesus.
            Ele relata que viu tronos e o Ancião de Dias (Deus Pai) se assentou. Sua veste era branca como a neve, e os cabelos da cabeça, como a pura lã; o seu trono eram chamas de fogo, e suas rodas eram fogo ardente. Ele era servido por milhares de milhares de anjos. A sua glória fazia sair um rio de fogo diante dele. Como rei da Glória se assentou no tribunal e lhe foram dados os livros para julgar.
Logo após Daniel vê o Filho do Homem (Jesus Cristo) vindo nas nuvens e foi ao encontro do Ancião de Dias (Deus Pai), e (14) “foi-lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído”.
Daniel percebeu que a Glória de Jesus é eterna. Quem tem Jesus em sua vida tem segurança eterna.
Tudo passa. Até a nossa vida e conquistas passarão. Mas quem permanece com Jesus será para sempre acolhido no seu reino eterno de glória.
Não troque a Glória de Jesus pela glória do mundo. Não negocie sua salvação pelosa coisas passageiras do mundo. Jesus tem todo poder e domínio. Ele é o Rei da Glória. Não abra mão de sua comunhão com o Rei da Glória.
ü  Como podemos ajudar uma pessoa que se afastou da glória do Senhor?

III. A Glória de Jesus cantada nos Salmos - Salmo 97.1-12
            O Salmista canta profeticamente a Glória do Messias Jesus manifestada no Monte da Transfiguração.
Ele afirma que Jesus reina e a terra se alegra (1). A justiça e juízo são a base do seu trono (2). Fogo e relâmpagos são a manifestação do seu poder (3,4) e em Sua presença os montes se derretem como cera (5).
O Versículo 6 diz: “Os céus anunciam a sua justiça, e todos os povos veem a sua glória”. Ele é altíssimo, tremendo e acima de todos os deuses e ídolos (9).
            Quem ama o Senhor, detesta o mal (10) e sobre os justos e retos ele derrama luz e alegria (11). Por isso o salmista diz (12): “Alegrai-vos no SENHOR, ó justos, e dai louvores ao seu santo nome”.
            Devemos olhar para a glória de Jesus e cantar louvor ao Seu Nome. Ele é eterno e eterno deve ser o nosso louvor. Nada. Absolutamente nada, pode nos afastar do louvor devido ao Nome de Jesus.
ü  Você tem o costume de cantar louvor a Jesus diariamente?

IV. A Glória de Jesus recordada pelo Apóstolo Pedro - II Pedro 1.16-19
            Pedro, Tiago e João estiveram no Monte da Transfiguração. Esta experiência marcou principalmente a vida do apóstolo Pedro.
            No ano 66 dC, Pedro escreve uma carta onde recorda a Glória do Monte da Transfiguração.
            No versículo 16 ele afirma não seguir fábulas, pois foi testemunha ocular de sua majestade e glória.
Pedro diz (17,18): “pois ele recebeu, da parte de Deus Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Ora, esta voz, vinda do céu, nós a ouvimos quando estávamos com ele no monte santo”.
            Pedro recorda que a Transfiguração foi uma confirmação da Palavra profética. Quem obedece às profecias do Senhor brilhará diante desse mundo tenebroso (19).
            O mundo apresenta muitas fábulas e religiões. Mas nós seguimos o Senhor da Glória. Jesus é a única verdade que liberta. Ele é o Senhor. Não procure verdades nas religiões ou em filosofias. Fique apenas com Jesus. Tenha o conhecimento em todas as áreas, mas nunca relativize sua fé no Senhor Jesus. Ele não é fabula. Ele é a verdade que liberta.
ü  Você tem recordado e testemunhado o que Jesus fez em sua vida?

Conclusão:
            Conhecer Jesus é tudo. Sua glória tem o poder de mudar nossa vida. Independente da nossa incredulidade ou fraqueza, Ele permanece para sempre imutável. Ele é revestido de glória e majestade. Fique com Jesus. A sua Glória transfigurará sua vida.

Oração
Ó Deus, que, antes da Paixão de teu unigênito Filho, revelaste a sua glória sobre o monte, na Transfiguração; concede que nós, contemplando pela fé o resplendor de sua face, sejamos fortalecidos para carregar a nossa cruz e transformados na sua semelhança de glória em glória; por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário