4º Domingo Comum
Autoridade na Palavra e nos Sinais
Marcos 1.21-28
Introdução:
Você já contemplou os sinais de Deus em sua vida? ___________
No Evangelho de hoje as pessoas ficam admiradas com a autoridade das palavras de Jesus e com a autoridade dos sinais na expulsão de demônio. A fama de Jesus se estende por toda a Galiléia por causa das palavras e sinais como autoridade de Deus. Que o nosso discipulado tenha Palavras inspiradas e Sinais maravilhosos para a glória do Senhor Jesus.
I. Leitura do Evangelho (O que o texto
diz?)
O que relata o texto do Evangelho?_______
O Evangelho relata o trabalho do Senhor em Cafarnaum. Esta cidade receberá os maiores milagres do Senhor. É a cidade mais mencionada no Novo Testamento.
Jesus aproveitava os espaços das Sinagogas (casa de leitura e orações dos judeus) para ensinar o Evangelho do Reino de Deus (21).
As pessoas ouviam Jesus e ficavam maravilhadas de sua doutrina (22) “porque os ensinava como alguém que tem autoridade e não como os escribas”. Enquanto os escribas ficavam citando os rabinos e filósofos judeus, Jesus falava mediante revelações diretas do Pai.
Mas a autoridade de Jesus não estava apenas nas palavras, mas também nos sinais.
O Evangelho diz que (23,24) “apareceu na sinagoga um homem possuído de espírito imundo, o qual gritou: — O que você quer conosco, Jesus Nazareno? Você veio para nos destruir? Sei muito bem quem você é: o Santo de Deus”!
Os demônios sabiam que Jesus era o Messias e tentavam divulgar esta verdade para prejudicar seu ministério.
Por isso o Senhor ordena (25): “— Cale-se e saia desse homem”.
Como o homem ficou liberto (26), as pessoas ficaram admiradas. Perceberam a autoridade de Jesus nas palavras e agora nos sinais. (27)
Todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si: — Que é isto? Uma nova doutrina! Com autoridade ele ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem!
Por causa dos ensinamentos e dos sinais, a fama de Jesus se espalhou depressa em todas as direções, por toda a região da Galileia (28).
II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)
O que Deus falou com você neste Evangelho? _______________
O texto do Evangelho me ensinou muitas coisas:
· Preciso ter a igreja como lugar onde vou aprender a Palavra de Deus. Jesus aproveitava o espaço da sinagoga para ensinar o caminho da fé e do arrependimento. Seu principal ministério era o ensino da Palavra.
· Preciso aprender a viver o Evangelho e a ensinar como Jesus ensinava. Jesus ensinava com autoridade. Todos sabiam que seu ensino não era pura repetição dos ensinos dos rabinos. Mas Ele tinha autoridade espiritual.
· Preciso estar preparado para as lutas espirituais que irão surgir. Dentro da sinagoga, lugar do culto e do ensino, o diabo usou um homem para tentar prejudicar o ministério do Senhor.
· Preciso exercer a autoridade que o Senhor me deu para expulsar demônios e pregar libertação.
· Preciso levar a salvação e a libertação. As pessoas precisam ver os sinais de Deus em minha vida. Quando Jesus libertou o homem, todos reconheceram que Jesus tinha autoridade sobre os espíritos imundos. Foi um sinal para alimentar a fé dos presentes.
· Preciso espalhar por todas as direções a fama do Senhor Jesus. Muitas vidas precisam ouvir falar deste amor que transforma e liberta.
III. Orando o Evangelho (O que digo a
Deus?)
Faça uma oração baseada no Evangelho
meditado:____________
Senhor. Desejo ser liberto por Tua grande misericórdia e ser instrumento que levará a tua libertação a todos os homens e mulheres. Usa-me como instrumento de libertação. Que através da minha vida muitas pessoas te conheçam, te amem e sejam salvos por sua graça e poder. Por Cristo Jesus, Seu Filho amado, na unidade do Espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém.
IV. Qual o compromisso que assumirei
depois desta meditação na Palavra de Deus? _________________________________________
Conclusão:
Devemos ter uma vida de intimidade com o Senhor para
que suas Palavras e Sinais estejam em nossa vida. Que o mundo perceba a
autoridade de Deus em nós. Que nossa vida e discipulado venham refletir a
presença do Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário