terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

6º Domingo Comum - Ano B - Evangelho

 


6º Domingo Comum

Fé e Obediência

Marcos 1.40-45

 

Introdução:

            O que é mais difícil: ter fé ou obedecer?

É possível alguém ter fé em Deus e ser desobediente?

            O Evangelho de hoje falará sobre a fé que não desembocou na obediência.

 

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)

            O que relata o texto do Evangelho?_______

O Evangelho conta a história de um leproso que teve a ousadia de se aproximar de Jesus. A lepra era uma doença que ia além da causa médica. Era algo considerado espiritual, social e religioso.

            Em Levíticos 13.1,2,44-46 diz que o homem com lepra deveria ser levado ao sacerdote e considerado imundo. Suas vestes eram rasgadas e o próprio leproso deveria cobrir o bigode e clamar: Imundo! Imundo! Como imundo habitaria só e fora do arraial.

            Não era uma prática que visava a exclusão, mas a proteção da própria população. A lepra era incurável. O leproso deveria viver recluso em um leprosário.

            Este leproso do Evangelho foi um homem de fé que quebrou todas as normas para receber sua cura.

            Ele se aproximou de Jesus, ajoelhou e pediu (42): “Se quiseres, podes purificar-me”.

            Jesus se compadece da atitude do homem, toca-lhe e diz (41): “Quero, fica limpo”! No mesmo instante, lhe desapareceu a lepra, e ficou limpo. Foi um grande milagre de fé.

            Contudo, Jesus lhe faz uma advertência (43,44): “Olha, não digas nada a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para servir de testemunho ao povo”.

            Ele não deveria divulgar o milagre e cumprir a determinação da Lei de Deus indo ao sacerdote.

            Contudo, o homem desobedeceu as ordens de Jesus e prejudicou seu ministério. O Evangelho diz (45): “Mas, tendo ele saído, entrou a propalar muitas coisas e a divulgar a notícia, a ponto de não mais poder Jesus entrar publicamente em qualquer cidade, mas permanecia fora, em lugares ermos; e de toda parte vinham ter com ele”.

            Não era momento para divulgar o milagre. Jesus estava ainda no início do ministério; contudo, o homem não obedeceu. Teve fé, mas não foi obediente.

 

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)

            O que Deus falou com você neste Evangelho? ___________________________

            O texto do Evangelho me ensinou muitas coisas:

·         Tenho que ter fé para romper os obstáculos impostos pelos problemas e pela sociedade;

·         Preciso ter devoção a Jesus. O leproso se ajoelhou em sua presença em sinal de adoração e devoção.

·         Preciso reconhecer quem é Jesus. Quando o leproso diz: Se quiseres, podes purificar-me” ele está afirmando a soberania de Jesus e seu poder. Jesus é soberano para fazer o que deseja e é poderoso para fazer qualquer coisa. Preciso conhecer Jesus e aprender a confiar em seu poder e soberania.

·         Para Jesus nada é difícil. Ele toca e o leproso é purificado. Preciso descansar em Jesus e confiar que ele tem o controle de tudo.

·         Não posso apenas me relacionar na fé. Preciso me relacionar na obediência. O leproso desobedeceu e prejudicou o ministério de Jesus.

·         Preciso confiar em suas palavras e obedecer tudo que Ele exige de mim. A obediência me levará a vitória. Fé sem obediência resume em vida frustrada.

 

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)

            Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:________________

 

            Senhor Deus. Como o Tu és maravilhoso. Todas as coisas são possíveis ao Senhor. Tu és soberano e todo-poderoso. Eu sou limitado em todas as áreas. Basta uma palavra e um toque que receberei seu milagre. Tudo é possível. Eu creio que, se o Senhor quiser tudo será realizado em minha vida. Tenho fé para pedir e para confiar. Contudo, me ajude em minha fraqueza. Muitas vezes tenho fé para receber a cura, mas não tenho fé para obedecer. Desejo alinhar a vida de obediência à vida de fé. Ajuda-me Senhor. Por Jesus Cristo, o qual vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém!

 

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?

_________________________________________

 

Conclusão:

            A minha vida de fé precisa estar alinhada a vida de obediência. Somente assim viverei a graça do Senhor em todas as áreas de minha vida.     

           

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário