13º Domingo Comum
Desafios do Evangelho
Mt
10.37-42
Você já foi desafiado alguma vez?
Qual é o maior desafio do
Evangelho?
13º
Domingo do Tempo Comum – Ano A - O Evangelho deste domingo nos desafia a
amar Jesus acima de todas as coisas. Para sermos dignos d’Ele, precisamos tomar
a nossa cruz e segui-lo. Somos chamados a perder a vida pela causa do Senhor e
orientados a servi-lo na pessoa de seus profetas e servos. É o Evangelho do
chamado radical ao discipulado.
I. O que o Evangelho diz?
O
Senhor Jesus desafia os seus discípulos em quatro áreas fundamentais: no amor,
na cruz, na vida e na recompensa (galardão).
No
desafio do amor, o Senhor declara (v. 37): “Quem ama seu pai ou sua
mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama seu filho ou sua filha
mais do que a mim não é digno de mim”. Os discípulos só seriam dignos de
Jesus se o amor dedicado a Ele fosse maior do que o afeto dedicado à própria
família. Ao colocar o Cristo em primeiro lugar, não haveria obstáculos para
seguir o Evangelho de forma radical.
No
desafio da cruz, Ele adverte (v. 38): “E quem não toma a sua cruz e
não me segue não é digno de mim”. Para ser digno do Senhor, os discípulos
não poderiam rejeitar o sofrimento. Tomar a cruz e seguir Jesus significava ter
uma vida disposta ao sacrifício e à renúncia por amor ao Reino. Quem se dispõe
a essa entrega se torna digno do mestre.
No
desafio da vida, o Senhor afirma (v. 39): “Quem acha a sua vida
perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á”. Os
apóstolos tinham a escolha de perder a vida por Cristo ou ganhá-la sem Ele. O
Salvador mostra que a única maneira de encontrar a verdadeira vida é
desapegar-se da existência presente para cumprir a vontade de Deus e viver o
Seu projeto. Essa, sim, é a vida autêntica.
O
último desafio é o da recompensa (galardão), sobre o qual o Senhor
ensina (v. 40-42): “Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe,
recebe aquele que me enviou. Quem recebe um profeta, na qualidade de profeta,
receberá a recompensa de profeta; e quem recebe um justo, na qualidade de
justo, receberá a recompensa de justo. E quem der a beber, ainda que seja um
copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, em
verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa”.
A
forma como as pessoas acolhessem e respeitassem os enviados de Deus definiria
suas retribuições. Este é um princípio de honra que os apóstolos deveriam
testemunhar e ensinar: o relacionamento correto com o profeta, com o justo e
com o discípulo é garantia de benção. Todos os que acolhessem os embaixadores
do Senhor seriam ricamente recompensados pelo próprio Deus.
II. O que o Evangelho me diz?
O
Evangelho me impulsiona a fazer várias perguntas:
·
Sou
digno do Senhor?
·
Já amo o
Senhor mais do que ao meu pai, minha mãe, meu filho ou minha filha?
·
Tenho a
coragem de tomar a minha cruz e seguir o Senhor na radicalidade do
Evangelho?
·
Estou
disposto a perder a minha vida para viver os planos de Deus aqui na
terra?
·
Vivo o
princípio da honra, respeitando os líderes que Deus colocou sobre a
minha vida?
·
Reflexão
Final: O Evangelho nos ensina a seguir o Senhor Jesus na radicalidade do
amor. Ele precisa ser o foco perfeito do nosso coração. Se assim for, seremos
também excelentes filhos e excelentes pais para cuidar e amar a nossa própria
família.
III. Qual o compromisso que assumirei?
Depois
deste estudo, qual compromisso assumirei com Deus?
Em
que pontos posso melhorar?
IV. O que digo a Deus depois da meditação neste Evangelho?
Senhor,
desejo amar-Te e ser digno de Ti. Ajuda-me a colocar-Te sempre em primeiro
lugar. Que eu entregue a minha vida pela causa do Teu Evangelho e viva o
princípio da honra para com os representantes da Tua Palavra. Que a minha
caminhada seja feita de renúncia, de cruz e de uma adoração perfeita à Tua
Majestade. Desejo ser Teu discípulo em todos os momentos, inclusive nos mais
difíceis. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, Teu Filho, na unidade do Espírito
Santo. Amém.
Frase da Semana: Tenho que me empenhar e renunciar para ser digno
do Senhor.
Versículo para guardar no coração: “Quem não toma a sua cruz e vem
após mim não é digno de mim”. (Mateus 10,38).
Nenhum comentário:
Postar um comentário