terça-feira, 23 de junho de 2026

Evangelho do 13º Domingo Comum - Desafios do Evangelho - Mt 10.37-42

 



13º Domingo Comum

Desafios do Evangelho

Mt 10.37-42

 

Você já foi desafiado alguma vez?

Qual é o maior desafio do Evangelho?

            13º Domingo do Tempo Comum – Ano A - O Evangelho deste domingo nos desafia a amar Jesus acima de todas as coisas. Para sermos dignos d’Ele, precisamos tomar a nossa cruz e segui-lo. Somos chamados a perder a vida pela causa do Senhor e orientados a servi-lo na pessoa de seus profetas e servos. É o Evangelho do chamado radical ao discipulado.

 

I. O que o Evangelho diz?

            O Senhor Jesus desafia os seus discípulos em quatro áreas fundamentais: no amor, na cruz, na vida e na recompensa (galardão).

            No desafio do amor, o Senhor declara (v. 37): “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim”. Os discípulos só seriam dignos de Jesus se o amor dedicado a Ele fosse maior do que o afeto dedicado à própria família. Ao colocar o Cristo em primeiro lugar, não haveria obstáculos para seguir o Evangelho de forma radical.

            No desafio da cruz, Ele adverte (v. 38): “E quem não toma a sua cruz e não me segue não é digno de mim”. Para ser digno do Senhor, os discípulos não poderiam rejeitar o sofrimento. Tomar a cruz e seguir Jesus significava ter uma vida disposta ao sacrifício e à renúncia por amor ao Reino. Quem se dispõe a essa entrega se torna digno do mestre.

            No desafio da vida, o Senhor afirma (v. 39): “Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á”. Os apóstolos tinham a escolha de perder a vida por Cristo ou ganhá-la sem Ele. O Salvador mostra que a única maneira de encontrar a verdadeira vida é desapegar-se da existência presente para cumprir a vontade de Deus e viver o Seu projeto. Essa, sim, é a vida autêntica.

            O último desafio é o da recompensa (galardão), sobre o qual o Senhor ensina (v. 40-42): “Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. Quem recebe um profeta, na qualidade de profeta, receberá a recompensa de profeta; e quem recebe um justo, na qualidade de justo, receberá a recompensa de justo. E quem der a beber, ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa”.

            A forma como as pessoas acolhessem e respeitassem os enviados de Deus definiria suas retribuições. Este é um princípio de honra que os apóstolos deveriam testemunhar e ensinar: o relacionamento correto com o profeta, com o justo e com o discípulo é garantia de benção. Todos os que acolhessem os embaixadores do Senhor seriam ricamente recompensados pelo próprio Deus.

 

II. O que o Evangelho me diz?

            O Evangelho me impulsiona a fazer várias perguntas:

·         Sou digno do Senhor?

·         Já amo o Senhor mais do que ao meu pai, minha mãe, meu filho ou minha filha?

·         Tenho a coragem de tomar a minha cruz e seguir o Senhor na radicalidade do Evangelho?

·         Estou disposto a perder a minha vida para viver os planos de Deus aqui na terra?

·         Vivo o princípio da honra, respeitando os líderes que Deus colocou sobre a minha vida?

·         Reflexão Final: O Evangelho nos ensina a seguir o Senhor Jesus na radicalidade do amor. Ele precisa ser o foco perfeito do nosso coração. Se assim for, seremos também excelentes filhos e excelentes pais para cuidar e amar a nossa própria família.

III. Qual o compromisso que assumirei?

            Depois deste estudo, qual compromisso assumirei com Deus?

            Em que pontos posso melhorar?

 

IV. O que digo a Deus depois da meditação neste Evangelho?

            Senhor, desejo amar-Te e ser digno de Ti. Ajuda-me a colocar-Te sempre em primeiro lugar. Que eu entregue a minha vida pela causa do Teu Evangelho e viva o princípio da honra para com os representantes da Tua Palavra. Que a minha caminhada seja feita de renúncia, de cruz e de uma adoração perfeita à Tua Majestade. Desejo ser Teu discípulo em todos os momentos, inclusive nos mais difíceis. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, Teu Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Frase da Semana: Tenho que me empenhar e renunciar para ser digno do Senhor.

 

Versículo para guardar no coração: “Quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim”. (Mateus 10,38).

Nenhum comentário:

Postar um comentário