segunda-feira, 27 de março de 2017

5º Domingo da Quaresma - Ano A

5º Domingo da Quaresma
O Poder sobre a morte
Ez 37.12-14 / Sl 130 / Rm 8.8-11 / João 11.1-45

Resultado de imagem para A ressurreição de Lázaro


            Hoje a Palavra de Deus nos levará a encontrar com o Senhor Jesus que tem o poder sobre a morte. Muitas vezes nossas emoções, esperanças e fé estão sepultadas. Contudo, Jesus Cristo morreu e ressuscitou para ser a nossa ressurreição. Ele tem o poder sobre a morte; o poder sobre todos os tipos de morte; e deseja nos dá a ressurreição e a vida.

I. Jesus é a ressurreição e a vida - João 11.1-45
Em João 11 está o relato da ressurreição de Lázaro. A Bíblia diz que Lázaro, irmão de Marta e Maria, estava enfermo (1).
Apesar de Jesus amar aquela família de uma forma especial, quando soube que Lázaro estava doente, ainda se demorou dois dias no lugar onde estava.
            O projeto do Senhor Jesus era que Lázaro morresse para que pudesse manifestar a glória da ressurreição. O Senhor diz aos seus discípulos (14,15): “Lázaro morreu; e por vossa causa me alegro de que lá não estivesse, para que possais crer”.
            Quando chegou a aldeia de Betânia, Lázaro já havia morrido quatro dias. Marta vai ao encontro de Jesus e lhe diz (21,22): “Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão. Mas também sei que, mesmo agora, tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá”.
Jesus a conforta dizendo (23): “Teu irmão há de ressurgir”. E ela responde (24): “Eu sei que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia”.
            Jesus então declara (25): “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto”?
            Marta então declara sua fé em Jesus como o Cristo de Deus (27) e vai chamar Maria. Quando Maria chega ao lugar onde estava Jesus, diz (32): “Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido”.
O Senhor fica comovido com a angústia de Maria (33) e quando vê a sepultura, chora (35).
Os judeus então dizem (36): “Vede quanto o amava”. Outros diziam (37): “Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer que este não morresse”?
            Quando Jesus da ordem para retirar a pedra, Marta diz que já cheirava mal porque já estava sepultado há quatro dias. Então Jesus declara (4): “Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus”?
            Após orar, Ele ministra ao morto (43): “Lázaro, vem para fora”!     Lázaro voltou à vida. Jesus então ordena (44): “Desatai-o e deixai-o ir”.
            Por causa desse milagre, muitos que tinham vindo visitar Maria, vendo o milagre, voltaram crendo em Jesus.
            Aprendemos neste Evangelho que Jesus é a ressurreição e a vida. Se crermos, veremos a glória de Deus em todos os aspectos da nossa existência.
            Para os apóstolos e para as irmãs de Lázaro, Jesus havia demorado. Contudo, todas as coisas estavam nos planos de Deus. Jesus é a ressurreição e a vida.
            Você tem confiado em Deus mesmo nas horas difíceis?

II. Jesus é a ressurreição e a vida quando nossas Esperanças estão sepultadas - Ezequiel 37.12-14
Ezequiel 37 é o famoso texto do vale de ossos secos. O povo estava escravizado na Babilônia e sem esperança. Estava vivendo como pessoas mortas de esperança. Todos os sonhos haviam sido sepultados.
Mas o profeta foi enviado para profetizar a vida da ressurreição.
No versículo 12 Deus diz ao profeta: “Portanto, profetiza e dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus: Eis que abrirei a vossa sepultura, e vos farei sair dela, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. Sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu abrir a vossa sepultura e vos fizer sair dela, ó povo meu”.
Ezequiel foi levantado para ressuscitar a esperança do povo. Com o Espírito Santo, o povo estaria vivo novamente, voltaria para sua terra e saberia que Deus é o Senhor: (14) “Porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos estabelecerei na vossa própria terra. Então, sabereis que eu, o SENHOR, disse isto e o fiz, diz o SENHOR”.
Existe alguma área de sua vida que sua esperança está morta e sepultada?

III. Jesus é a ressurreição e a vida quando nossas Emoções sepultadas - Salmo 130
Muitas vezes estamos em sepulcros espirituais. Nossas emoções estão impedidas de conseguir ver a vida e o melhor da vida que Deus deseja nos mostrar.
É neste momento que precisamos orar como o salmista no Salmo 130. Ele diz (1,2): “Das profundezas clamo a ti, SENHOR. Escuta, Senhor, a minha voz; estejam alertas os teus ouvidos às minhas súplicas”.
A pior das sepulturas é a culpa. Por isso, precisamos entender que ninguém consegue justificar a si próprio (3), contudo, em Deus está o nosso perdão (4).
Precisamos sair da sepultura da derrota e aprender a aguardar em Deus.
O salmista diz (5,6): “Aguardo o SENHOR, a minha alma o aguarda; eu espero na sua palavra. A minha alma anseia pelo Senhor mais do que os guardas pelo romper da manhã. Mais do que os guardas pelo romper da manhã”.
O salmista termina orientando Israel a esperar na misericórdia e na redenção do Senhor (7,8).
Jesus nos retira da sepultura e nos coloca vivos de esperança.
Você está vivo emocionalmente e tem aproveitado a vida de Deus? Como está seu coração hoje? Doente, morto ou sarado?

IV. Jesus nos ressuscita para uma nova vida - Romanos 8.8-11
Cristo nos ressuscitou espiritualmente para uma nova vida com valores novos.
Não andamos mais nas vontades da carne, mas na vontade do Senhor.
            É exatamente isso que Paulo ensina em Romanos 8.8-11.
Quem está na carne não pode agradar a Deus (8). Se não fossemos ressuscitados espiritualmente não conseguiríamos agradar o Senhor.
Por isso Paulo diz (9): “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele”.
Hoje estamos mortos para o pecado e vivos para Deus porque Cristo está em nós (10).
Nosso corpo foi vivificado pelo Espírito Santo. Paulo diz (11): “Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita”.
Você se sente ressuscitado espiritualmente? Como é sua nova vida em Cristo? Você que ainda não tem a nova vida, deseja aceitar Jesus como Senhor e Salvador?

Conclusão:
            A Semana Santa é a narrativa da nossa vitória. Jesus morre na cruz, pega a chave da morte e do inferno e ressuscita para nos dá vida nova, nova esperança e qualidade de vida. Deixamos na cruz nosso passado e podemos viver eternamente o domingo da ressurreição. Esta é a mensagem da Semana Santa. Só Jesus tem o poder sobre a morte.


Oração
Onipotente Deus, Tu somente podes colocar em ordem a vontade e as afeições desordenadas dos pecadores. Concede ao teu povo a graça de amar o que ordenas e desejar o que prometes; para que, entre as inconstâncias do mundo, permaneçam nossos corações firmados lá onde se acha a verdadeira alegria, por nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. 



Resultado de imagem para A ressurreição de LázaroDesenho de Giotto di Bondone mais conhecido simplesmente por Giotto, (Colle Vespignano, 1266 — Florença, 1337) foi um pintor e arquiteto italiano. Nasceu perto de Florença, foi discípulo de Cinni di Pepo, mais conhecido na história da arte pela introdução da perspectiva na pintura, durante o Renascimento. Devido ao alto grau de inovação de seu trabalho (ele é considerado o introdutor da perspectiva na pintura da época), Giotto é considerado por Bocaccio o precursor da pintura renascentista. Ele é considerado o elo entre o renascimento e a pintura medieval e a bizantina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário