terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

8º Domingo Comum - Ano C




Imagem relacionada
8º Domingo Comum
O Autoexame Espiritual
Lucas 6.39-45

O Evangelho de Hoje nós leva a olhar para a nossa vida e para nossos próprios pecados. Ele nos recomenda ao autoexame do nosso coração. As Palavras do Senhor Jesus nos provoca a usarmos estas reflexões antes de julgar ou condenar alguém. Nosso maior esforço é cuidar primeiro da nossa vida espiritual ao invés de criticar ou acusar os erros dos outros. Todo pecado alheio deveria nos causar temor e nos levar a oração por nós e pelos outros. Tudo que o Senhor deseja é que, depois deste auto-exame, sejamos mais misericordiosos com aqueles que pecam em nossa frente.

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?) O que relata o texto do Evangelho?_______________
            O Senhor ensina os discípulos em parábolas sobre a necessidade da autoavaliação.
            Ele cita cinco situações para levarem os discípulos a refletirem.
            Jesus diz (39): “Pode, porventura, um cego guiar a outro cego? Não cairão ambos no barranco”?
            Com esta palavra, ensinou os discípulos que, antes de criticarem os outros, teriam que ter a graça da santificação. Na cegueira do pecado não podiam auxiliar ninguém.  Como um infiel pode estar tentando discipular outros? Todos se perderão.
            O Senhor também diz (40): “O discípulo não está acima do seu mestre; todo aquele, porém, que for bem instruído será como o seu mestre”.
            O alvo do discípulo teria que ser chegar à estatura do Mestre. Para isso precisariam ser bem instruído. O discípulo não está acima do mestre, mas precisa refletir na semelhança do seu mestre.
            Isso se refere principalmente ao relacionamento com o próximo. É hipocrisia tentar retirar o cisco dos olhos do irmão e ao mesmo tempo, ter uma trave nos próprios olhos. (41-42). Os discípulos são orientados ao autoexame de suas vidas espirituais ao invés de ficarem examinando os pecados dos outros.
            Jesus ensina que não existe mistério ou segredo em relação a quem é o verdadeiro discípulo ou quem é o falso discípulo. (43) “Não há árvore boa que dê mau fruto; nem tampouco árvore má que dê bom fruto”. (44) “...cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto”.  Os frutos demonstram quem cada um é na verdade.
            A própria boca demonstra o que está no coração (45): “...a boca fala do que está cheio o coração”.
            Jesus está dizendo aos discípulos: olhem para suas vidas espirituais. Cuidem de suas vidas. Deixa de ficar acusando os outros. Isso é falta de maturidade e revela uma “meninice” cristã.

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?): O que Deus falou com você neste Evangelho? ________________________

·         Diante de tantas provocações da Palavra, temos que mudar nosso comportamento de forma radical em relação com o próximo.  
·         Antes de criticar os outros, preciso examinar minha própria vida. Cada um dará conta dos seus próprios pecados.
·         Só consigo guiar um cego se não for mais cego. Preciso enxergar meus próprios limites.
·         Preciso me esforçar para crescer na estatura de Cristo. Meu modelo é Jesus. Preciso me espelhar Nele e crescer Nele.
·         Preciso ver como está a minha vida. Não posso acusar ninguém. Preciso constantemente retirar a trave dos meus próprios olhos.
·         Preciso todos os dias ver quais são os frutos que tenho produzido. Meus frutos são bons ou maus?
·         O que sai da minha boca edifica as pessoas ou gera contenda? A boca fala do que está cheio o coração. Tenho abençoado ou amaldiçoado meu dia e as pessoas? Tenho reclamado da vida e das pessoas ou tenho sido grato?
·         Preciso cuidar muito da minha vida espiritual. Esta deve ser a minha prioridade; e depois auxiliar meu irmão em pecado sem o espírito de acusação ou fofoca.

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?): _

            Senhor. Como preciso aprender a não julgar o meu próximo. Desejo caminhar com o Senhor com o coração manso e bom. Que eu use sua Palavra para uma autoavaliação e seja melhor a cada dia. Que eu tenha misericórdia para auxiliar o pecador e não ande semeando contenda ou difamando. Que eu seja fiel e meus frutos sejam bons. Ajuda-me a todos os dias retirar as traves que me impedem de ver o teu Reino e de fazer a Tua vontade. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Um só deus agora e sempre. Amém.

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus? ________

Conclusão:
            Nossa tarefa é anunciar o Reino de Deus e não sermos paralisados pelas criticas. Muitas pessoas desistem da fé porque observam o pecado na vida dos outros. Precisamos olhar para Jesus e seguir seu caminho. Temos um trabalho para fazer e não podemos nos paralisar com as intrigas dos outros. Olhando para Jesus produziremos frutos bons e perfeitos e auxiliaremos as pessoas que estão caídas ao nosso redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário