terça-feira, 26 de maio de 2020

Solenidade da Ascensão do Senhor - Ano A


Ascensão do Senhor | Imagens católicas, Pinturas
Solenidade da Ascensão do Senhor
O Senhor Jesus elevado ao Céu
Mateus 28.16-20.

Você sabe o que é Ascensão do Senhor?
Quantos dias após a Páscoa ocorreu a Ascensão?

7º Domingo da Páscoa – Ascensão do Senhor - Ano A: A Solenidade da Ascensão do Senhor nos ensina a olhar para a o céu e receber a bênção do Senhor Jesus que se assentou a destra do Pai e intercede por nós. Do céu, o Filho e o Pai enviaram o Espírito Santo, nos auxiliam na Missão e aguardam o dia que iremos partir para morar na Casa Celeste.

I. O que o Evangelho diz?
Tanto Marcos 16.15-20 – “Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus”, quanto Lucas 24. 50-52 – “E levou-os fora, até Betânia; e, levantando as suas mãos, os abençoou. E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu. E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém”. Narram de forma bem literal a Ascensão do Senhor que ocorreu 40 dias após a Páscoa, no monte das Oliveiras.
            Em sua Ascensão, o Senhor Jesus subiu ao céu, assentou a destra do Pai, intercede por nós eternamente e nos enviou o Espírito Santo.
            Mateus não narra a Ascensão, mas apresenta os momentos finais do Senhor na Galiléia, antes de retornar para Jerusalém e ser elevado ao céu.
            Após a ressurreição os onze discípulos foram a Galileia, para o monte que Jesus lhes designara (16).
            Esta passagem relata o encontro de Jesus ressuscitado com os 11 apóstolos e com mais de 500 discípulos que estavam na Galiléia. Paulo diz: “Depois Jesus foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também”. (I Co 15.6).
Mateus 28.17 diz que “quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram”.  Todos sabiam de sua morte, contudo, nem todos esperavam a ressurreição.
O Evangelista relata, em poucas palavras, o que ocorreu nestes 40 dias.
Foi importante destacar que toda a autoridade foi dada a Jesus no céu e na terra (18), e que por isso os discípulos precisariam ir pelo mundo fazendo novos discípulos de todas as nações (20).
A forma de fazer discípulos era batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo e ensinando-os a guardar todas as coisas que o Senhor havia ordenado.
A garantia do sucesso na missão seria a presença constante do Senhor. Ele disse: “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”.
Após este momento, os discípulos retornaram para Jerusalém onde o Senhor, no monte das Oliveiras, foi elevado aos céus.

II. O que o Evangelho me diz?
·         A ascensão é o retorno do Senhor para o Pai. Tenho que confiar que Ele foi ao céu nos preparar lugar (Jo 14.1-4).
·         O Senhor Jesus assentou a destra do Pai e intercede por nós, Temos um intercessor eterno. Só Jesus é o intercessor e mediador junto ao trono do Pai.
·         Do céu o Senhor enviou o Espírito Santo. Tenho que receber a graça do Espírito Santo para cumprir a Missão.
·         A missão não terminou. Agora precisamos fazer a nossa parte.
·         A nossa missão é fazer discípulos. A Igreja existe para esta missão.
·         Fazer discípulos é ganhar vidas, batizar e ensinar.
·         Posso trabalhar com confiança. O Senhor Jesus está conosco para sempre. Ele tem toda a autoridade no céu e na terra.
·         O Evangelho me ensinou a olhar a Ascensão do Senhor como um selo do Seu ministério. Sua missão continua no céu e a nossa missão continua na terra. A Ascensão do Senhor é uma palavra profética para o discipulado.

III. Qual o compromisso que assumirei?
Depois deste estudo, qual o compromisso que assumirei com Deus?
Onde posso melhorar?

IV. O que digo a Deus depois da meditação neste Evangelho?
Senhor. Muito obrigado porque Jesus Cristo foi elevado ao céu e está assentado a destra do Pai e intercede por nós. Desejamos cumprir nossa missão ganhando almas e fazendo discípulos para o Reino de Deus. Que nossas palavras sejam cooperadas pelos sinais, e que o seu Nome seja glorificado. Enche-nos do Espírito Santo. Em Nome de Jesus, que reina com o Pai e com o Espírito Santo, agora e para sempre. Amém.

Frase da Semana: “Preciso cumprir a missão que o Senhor entregou em nossas mãos”.

Versículo para guardar no coração: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado” (Mt 28.19,20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário