terça-feira, 26 de maio de 2020

Dia de Pentecostes - Ano A


QUIZ: Pentecostes « Tenda do Senhor



Pentecostes
Recebei o Espírito Santo
Jo 20.19-23

Quem é o Espírito Santo para você?
O que é o Batismo com o Espírito Santo?

Solenidade de Pentecostes: O Dia de Pentecostes é a Celebração da Vinda do Espírito Santo sobre os Discípulos. É o dia da inauguração da Igreja do Senhor, fundada com sua morte e ressurreição e inaugurada com a vinda do Espírito.


I. O que o Evangelho diz?
Pentecostes é uma festa judaica chamada também de Festas das Semanas ou Festas das Colheitas. Ocorria 50 dias após a Páscoa. Por isso tem o nome de Pentecostes. O povo celebrava a colheita abençoada pelo Senhor e também o dia em que Deus escreveu Seus Mandamentos nas tábuas da Lei no Monte Sinai.
No dia de Pentecostes Deus enviou seu Espírito Santo sobre a Igreja, fez uma maravilhosa festa da colheita com quase três mil conversões e escreveu seus mandamentos no coração do seu povo.
Deus é litúrgico e escolheu o dia litúrgico dos judeus para enviar seu Espírito. Também escolheu este dia para derramar o Espírito Santo no Coração de John Wesley. John Wesley teve o coração aquecido na Vigília do Dia de Pentecostes, no dia 24 de maio de 1738.
No dia de Pentecostes os Discípulos foram batizados com o Espírito Santo e receberam poder para fazer discípulos.
O Evangelho de Hoje retrada os 50 dias antes de Pentecostes, quando o Senhor ressuscitado apareceu aos apóstolos na tarde da ressurreição.
Após a ressurreição, o Senhor Jesus permaneceu 40 dias com os apóstolos e, somente 10 dias após, enviou o Espírito Santo. Eles ficaram 10 dias sem o Filho e sem o Espírito Santo? Não.
Ainda no dia da Ressurreição Jesus soprou o Espírito sobre os discípulos preparando-os para serem totalmente cheios no dia de Pentecostes.
Foi uma antecipação da bênção; um pouco das muitas bênçãos que viriam com o dia de Pentecostes. Ou seja, os 10 dias entre a Ascensão do Senhor e o Dia de Pentecostes, os discípulos permaneceram com o sopro do Espírito recebido pelo Senhor Jesus no dia da ressurreição.
O Senhor Jesus disse: “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio”. E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo” (21-23).
No dia da Páscoa, os discípulos receberam a comissão, são enviados com o sopro do Espírito; e no dia de Pentecostes são cheios do Espírito e cumprem a missão com o batismo de quase três mil vidas em um único dia.
Assim também, na salvação nos somos selados com o Espírito Santo e nascemos de novo e no dia do Batismo com o Espírito Santo, recebemos poder para cumprir a missão.  

II. O que o Evangelho me diz?
·         Preciso ser cheio do Espírito Santo para cumprir a missão.
·         Você já foi batizado com o Espírito Santo?
·         Devemos obedecer e buscar a plenitude do Espírito Santo.
·         Somente com o Espírito Santo conseguimos cumprir a missão.
·         Com o Espírito Santo recebemos os dons para o serviço do Reino de Deus.
·         O Evangelho me ensinou que preciso do Espírito Santo para cumprir o propósito de Deus em minha vida.

III. Qual o compromisso que assumirei?
Depois deste estudo, qual o compromisso que assumirei com Deus?
Onde posso melhorar?

IV. O que digo a Deus depois da meditação neste Evangelho?
Senhor. Muito obrigado pelo Espírito Santo derramado no dia de Pentecostes. Desejo receber toda a plenitude de Espírito Santo para que possa fazer muitos discípulos para o seu Reino. Aviva-me e renova-me. Envia Senhor o Teu Espírito e renova a face da terra. Por Jesus Cristo, teu Filho amado, com o Espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém.

Frase da Semana: Preciso ser cheio do Espírito Santo para que possa cumprir o Ide de Jesus.

Versículo para guardar no coração:
“Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo” (João 20.21,22).

Nenhum comentário:

Postar um comentário