terça-feira, 9 de junho de 2020

11º Domingo Comum - Ano A


Eleição dos Apóstolos (Mc 3, 13-19) | Ide e Anunciai

11º Domingo Comum
A Missão dos Discípulos
Mt 9.36-10.8

Qual a importância dos Apóstolos?
Qual a Missão dos Apóstolos?

11º Domingo do Tempo Comum – Ano A: O Evangelho relata o chamado dos apóstolos e a Missão que o Senhor Jesus dá a cada um. Desafia-nos também a conhecermos a nossa missão e sermos fiéis a vocação da Igreja de Cristo que é anunciar o Senhor a todos os povos. .  

I. O que o Evangelho diz?
            O Evangelho de Mateus 9.36 ao 10.8 nos apresenta a missão dos apóstolos. A Missão tem início com a necessidade do mundo. O Senhor Jesus viu as multidões, e teve compaixão delas, “porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor” (36).
            Logo após o Senhor desafia seus discípulos para a necessidade de obreiros (37): “A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos”. 
            Contudo, a busca e levantamento de obreiros, veem pela ação do Pai. Por isso o Senhor ensina (38): “Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara”. É Deus quem levanta obreiros.  
            É neste contexto que tem início o capítulo 10 de Mateus. O Senhor escolhe seus 12 alunos e lhes dá “autoridade sobre espíritos imundos para os expelir e para curar toda sorte de doenças e enfermidades” (1). O objetivo era beneficiar as ovelhas que não tem pastor e a seara que é extremamente grande.
            Os vv.2-4 apresenta os nomes dos alunos: Pedro, André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão e Judas Iscariotes.
      Como novos alunos, tiveram uma missão muito especial: Foram enviados para pregar e manifestar o Reino de Deus.
      As instruções para esta primeira missão foram as seguintes: não evangelizar gentios nem samaritanos (5), procurar primeiro as ovelhas perdidas de Israel (6), pregar que está próximo o reino dos céus (7), curar enfermos, ressuscitar mortos, purificar leprosos e expelir demônios (8). Jesus diz: “De graça recebestes, de graça daí”. Não deveriam vender ou fazer comércio com as bênçãos de Deus.
      Para a Missão não deveriam levar ouro, nem prata, nem cobre nos cintos (9). Também não deveriam levar mala (alforje = duplo saco, fechado em ambas as extremidades e aberto no meio, por onde se dobra, formando duas bolsas iguais, para ser colocada no ombro, para distribuir o peso dos dois lados), nem duas túnicas, nem sandálias e nem de bordão (cajado).
      Eles não precisariam de nada, pois seriam sustentados pela missão. O Senhor diz “digno é o trabalhador do seu alimento” (10).
      Foi a primeira missão com poder e autoridade e na dependência total do Senhor.

II. O que o Evangelho me diz?
·         Preciso contemplar o sofrimento do mundo perdido.
·         Preciso enxergar as pessoas como ovelhas perdidas a serem resgatadas e como seara pronta a ser colhida.
·         Preciso orar ao Pai para que levante mais obreiros para sua Seara.
·         Tenho que obedecer exatamente os objetivos da missão.
·         Terei poder de Deus para realizar a Missão.
·         Nunca poderei fazer comércio com as bênçãos que recebi de graça.
·         Não preciso me preocupar com o suprimento. Deus suprirá todas as coisas. Preciso apenas confiar. Ele diz: Confia, Descansa e Trabalha.

III. Qual o compromisso que assumirei?
Depois deste estudo, qual o compromisso que assumirei com Deus?
Onde posso melhorar?

IV. O que digo a Deus depois da meditação neste Evangelho?
Senhor. Obrigado pela Missão que o Senhor deu aos apóstolos. Somos Teus discípulos e desejamos cumprir a Missão em nossa vida. Auxilie-nos com o poder do Espírito Santo. Desejamos ser fiéis e obedientes diante dos desafios que o Senhor nos apresenta. Levante mais obreiros para a Seara e nos ajude a cumprir Tua vontade. Por Jesus Cristo Nosso Senhor, um Único Deus, com o Pai e com o Espírito Santo. Agora e para sempre. Amém.

Frase da Semana: Tenho que ser fiel a missão de fazer discípulos de todas as nações.

Versículo para guardar no coração: “A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos” (Mateus 9.37). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário