terça-feira, 2 de junho de 2020

Santíssima Trindade - Ano A


Solenidade da Santíssima Trindade - Arquidiocese de Londrina

Santíssima Trindade
O Deus que Ama
João 3.16-18

O que é a santíssima Trindade?
Como você ilustra a unidade entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo?

Santíssima Trindade: No domingo após o Pentecostes, a Igreja Celebra sua principal Doutrina. Deus é o Único Deus que se manifesta em três pessoas que são Elas: O Pai, o Filho e o Espírito Santo. Fomos selados no Batismo e vivemos a realidade do Deus Triuno presente em nossa missão.

I. O que o Evangelho diz?
O Evangelho de João revala o Deus Trino que ama e que vem salvar o ser humano. O Pai ama o mundo com tal intensidade que seu amor é revelado em plenitude no envio do Seu Único Filho. Ele literalmente deu Seu único Filho para a salvação do mundo perdido: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (16). 
A redenção está nos tempos passado, presente e futuro:
Passado: Deus amou o mundo. Ele amou desde a fundação do mundo.
Presente: Ele deu seu Filho. Era o momento atual do Evangelho com a presença de Jesus no presente.
Futuro: Para que todo aquele que Nele crer não pereça. Para que não pereça no futuro onde o Senhor voltará para julgar os vivos e os mortos.
O Filho não veio para julgar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por meio Dele. A primeira vinda do Senhor Jesus foi exclusivamente para salvar: “Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (17). 
O Julgamento não é meramente mediante as obras, mas conforme a resposta humana diante de Cristo: “Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus”.
O ser humano crê em Cristo que foi enviado pelo Pai, mediante a ação do Espírito Santo. A Trindade está sempre presente na Salvação humana.

II. O que o Evangelho me diz?
·         O Deus Triuno me ama e trabalha para a minha salvação.
·         A Santíssima Trindade sempre está envolvida no resgate da humanidade.
·         Deus é amor, por isso Ele é Pai, Filho e Espírito Santo.
·         São três pessoas com funções diferentes, mas um único e eterno Deus.
·         Preciso ser anunciador da salvação de Deus a todos os homens.
·         O Evangelho me diz que todo o movimento de Deus tem haver com a minha salvação. A História de Deus na Bíblia é a história da minha libertação em amor e sacrifício.

III. Qual o compromisso que assumirei?
Depois deste estudo, qual o compromisso que assumirei com Deus?
Onde posso melhorar?

IV. O que digo a Deus depois da meditação neste Evangelho?
Senhor. Muito obrigado pela revelação da Santíssima Trindade. Somos eternamente gratos pelo resgate da nossa vida mediante a ação e trabalho do Senhor que enviou Jesus para nos salvar e nos converteu mediante o Espírito Santo. Desejo viver exclusivamente em consagração a Trindade. Que eu possa, com a minha vida e valores, corroborar com o Teu plano de Salvação. Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, em comunhão com o Pai e o Espírito Santo, um único Deus, agora e para sempre. Amém.

Frase da Semana: Preciso viver para amar e anunciar o Deus Triuno.

Versículo para guardar no coração:
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3.16). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário