sexta-feira, 29 de março de 2024

Evangelho da A Ressurreição do Senhor - Mulher, por que Choras? - João 20.1-18

 


A Ressurreição do Senhor

Mulher, por que Choras?

João 20.1-18

 

Introdução:

Hoje meditaremos na Ressurreição do Senhor. Viveremos o Tempo da Páscoa até o Dia de Pentecostes. Serão sete semanas. É um tempo especial para refletir sobre a Ressurreição do Senhor e a nossa Missão como discípulos e discípulas. Seguimos ao Senhor Ressuscitado. Esta é a nossa esperança e a nossa vitória.

Vamos cantar um hino que fala da ressurreição do Senhor? _____

 

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)

            O que relata o texto do Evangelho?________________________

 

            No domingo, o primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada e encontrou a pedra removida (1). O túmulo era um buraco na rocha com uma mesa retangular de pedra no centro. Do lado de fora era rolada uma pedra grande usada para tapar o túmulo. A pedra havia sido removida e os soldados romanos não estavam mais guardando o túmulo.

            Madalena não encontra o corpo do Senhor e foi ter com Pedro e João dizendo: “Tiraram do sepulcro o Senhor, e não sabemos onde o puseram”. Em nenhum momento lembrou-se das palavras de Jesus sobre a ressurreição. A mente e a lembrança foram obscurecidas pela dor da ausência do corpo do Senhor.

            Os dois discípulos vão ao sepulcro. João corre mais rápido, vê os lençóis de linho, mas não entra (3-5). Parece estar com medo ou ter respeito por Pedro que era mais velho.

            Pedro chega depois e entra no sepulcro. Isso fala de ousadia. A ousadia que Pedro sempre teve, inclusive quando andou sobre as águas (Mt 14.29) e quando jogou as redes ao mar sem peixes (Lc 5.5).

            Pedro vê os lençóis e o lenço que cobriu a cabeça do Senhor. Este lenço não estava com os lençóis; havia sido deixado pelo Senhor em um lugar à parte (6-7). Era mais um sinal da ressurreição.

            João entrou no sepulcro depois de Pedro e “viu, e creu” (8). Pois, até aquele momento “não tinham compreendido a Escritura, que era necessário ressuscitar ele dentre os mortos” (9). Andaram com Jesus três anos, mas não compreendiam totalmente as Escrituras.

            Eles voltam para casa, mas Madalena permanece na entrada do túmulo chorando. Neste instante, abaixou e olhou para dentro do túmulo e “e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde o corpo de Jesus fora posto, um à cabeceira e outro aos pés” (12). Uma alusão clara aos dois querubins da Arca da Aliança (Ex 25.18). A Arca da Aliança representada a Glória de Deus. Hoje a glória de Deus é o Senhor Jesus ressuscitado. Ele é o nosso “shekináh” (palavra hebraica que significa glória de Deus, presença de Deus)..

            Madalena consegue ver os anjos, mas não consegue enxergar a ressurreição do Senhor. Conversa com os seres angelicais falando de sua dor sem perceber que estava ocorrendo um milagre naquele momento. Eles lhes perguntam (13): “Mulher, por que choras? Ela lhes respondeu: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram”. Não percebeu a manifestação de Deus na vida dos anjos. Estava com a mente na dor.

            Neste instante ela olha para trás e vê Jesus em pé, mas sua dor não a deixa reconhecer que era Jesus (14). O Senhor Jesus faz a mesma pergunta dos dois anjos e ela responde pensando que ele fosse o jardineiro (15): “Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei”. Estava disposta a colocar seu corpo fraco para carregar o corpo morto do Senhor; mas não conseguia acreditar na bênção que era maior do que seu desespero.

            Ela somente reconhece Jesus quando Ele a chama pelo nome (16). Ele era o Raboni de sua vida. O seu mestre. Aquele que lhe conhecia pelo nome.

Jesus lhe recomenda: “Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus” (17).

            Maria Madalena sai com um novo testemunho. Agora dizia em alta voz (18): “Vi o Senhor”! E contava aos discípulos tudo que Jesus lhe disse. Foi fiel testemunha da ressurreição. Foi uma grande serva o Senhor. 

 

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)

            O que Deus falou com você neste Evangelho? ___________________

            O texto do Evangelho me ensinou muitas coisas:

 

·         Deus sempre irá me surpreender. Deus surpreendeu Maria com a ressurreição de Jesus e com a pedra removida.

·         Não posso permitir que os problemas sejam maiores do que as promessas de Jesus. A dor do sumiço do corpo do Senhor foi, para Madalena, maior do que a lembrança das palavras de Jesus.

·         Preciso de me esforçar na obra de Deus, mas também preciso ter ousadia na fé. João chega primeiro, mas não tem ousadia para entrar no túmulo.

 

·         Preciso avaliar minha ousadia na fé diariamente. Pedro viveu mais experiências com Cristo por que exerceu muito mais a ousadia e a coragem. Ele simplesmente entrou no túmulo sem medo.

·         Tenho que observar os detalhes dos sinais da operação de Deus em minha vida. Até o lenço do rosto e os lençóis testemunharam a ressurreição do Senhor.        

·         Será que tenho compreendido a vontade Deus para minha vida? Tenho compreendido as Escrituras? Até aquele momento Pedro e João não haviam compreendido as Escrituras sobre a ressurreição do Senhor.            

·         Tenho que amar a Deus e compreender as Escrituras. O amor e a não compreensão das Escrituras fazem Maria permanecer no túmulo chorando.         

·         O sofrimento tem impedido os meus olhos de veem a realidade de Deus em minha vida? Mesmo vendo anjos, a dor de Maria a impediu de crer na ressurreição.

·         Tenho que entender que os problemas podem me impedir de reconhecer a ação de Jesus em minha vida. Madalena vê Jesus, mas não o reconhece pela dor que estava vivendo.

·         Jesus me conhece pelo nome. Esta intimidade com Jesus tem o poder trazer vitória e consolo sobre minha vida. Madalena reconhece Jesus quando Ele a chama pelo nome.      

·         Deus espera de mim fidelidade e santidade no cumprimento da Missão. Maria Madalena sai com novo testemunho e é fiel como testemunha da ressurreição.

 

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)

            Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:________________

 

            “Senhor. Eu sei que Tu sempre irás me surpreender. Ajude-me a colocar suas promessas acima dos meus problemas. Preciso ter ousadia da fé. Sei que o Senhor opera nos detalhes do lenço e do lençol, mas preciso compreender Sua vontade para minha vida. Ajuda-me a compreender as Escrituras. Muitas vezes o sofrimento tem impedido os meus olhos de veem a realidade do Senhor em minha vida. Fico preocupado com tantas coisas que não percebo o seu agir. Sei que o Senhor conhece o meu nome e me chama diariamente para a intimidade. Ajude-me a ser fiel e santo no cumprimento da missão que o Senhor me deu. Por meio de Jesus Cristo, morto e ressuscitado, na unidade do Espírito Santo. Amém”.

 

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?

 

 

Conclusão:

            Nesta primeira semana da Páscoa desejamos ficar com a história da ressurreição em nosso coração. Que possamos ser fiéis a missão de fazer discípulos. Precisamos ganhar almas e testemunhar o grande amor de Deus por todas as pessoas. Ele ressuscitou! Realmente ressuscitou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário