terça-feira, 19 de março de 2024

Evangelho do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor

 


Domingo de Ramos da Paixão

Semana da Paixão do Senhor

Marcos 14.1-16

Quais são os acontecimentos da Semana Santa? ________________________

A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos onde Jesus faz sua Entrada Triunfal em Jerusalém (Mc 11.1-10). Nestes dias Jesus esteve entre Betânia e Jerusalém. Ministrava no Templo e dormia em Betânia, na casa de Lázaro.

Na quinta-feira Santa o Senhor celebra sua Páscoa Judaica e inaugura a celebração da Ceia do Senhor. Neste dia, Ele lava os pés aos discípulos e vai orar no jardim do Getsêmani, no Monte das Oliveiras.

Ali é traído por Judas, preso pelos soldados do Templo e levado a casa do Sumo Sacerdote Caifás para ser julgado pelo Sinédrio (grupo de anciãos judeus).

Na sexta-feira da Paixão é levado para a Torre Antônia onde estava Pilatos. Foi condenado pelo Império Romano a pedido dos judeus e carregou a cruz pela Via Dolorosa até um local chamado Calvário.

Ali morre às 15 horas pregado no meio de dois malfeitores. Antes do pôr do sol é sepultado e no sábado seu corpo fica guardado pelos soldados até o domingo da Ressurreição.

Enquanto Jesus estava morrendo, os judeus matavam os cordeiros pascais. Era o dia 14 de Nissan do Calendário Judaico, o santo dia da Páscoa Judaica. Verdadeiramente Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

 

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)

            O que relata o texto do Evangelho?

 

O texto tem início dois antes da Páscoa Judaica e da Festa dos Pães Asmos. A Páscoa foi instituída por Deus em Ex 12.1-11, 16-20 na saída do povo do Egito. São sete dias de Festa. O primeiro dia é chamado de Páscoa, dia de comer o Cordeiro. Os dias seguintes são chamados de Festa dos Pães Asmos. Jesus escolhe este dia para morrer na cruz como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Os principais sacerdotes e escribas não estavam preocupados com a celebração litúrgica da Páscoa, mas como iriam prender Jesus para matá-lo (1). Tinham medo do tumulto do povo, por isso tentavam matá-lo antes da Páscoa (2).

Nestes dias Jesus estava em Betânia. O Evangelho narra um jantar (ou almoço) na casa de um homem chamado de Simão que havia sido curado da lepra por Jesus (3).

Enquanto o Senhor estava a mesa, uma mulher (Maria, irmã de Marta – João 12.1-8) com um vaso de alabastro com preciosíssimo perfume de nardo puro, quebrou o alabastro e derramou o perfume na cabeça de Jesus.

Todos os discípulos ficaram indignados e murmuram contra ela. Viam nisso um desperdício (4,5). Poderia ser vendido por 300 denários (cerca de 300 diárias de um trabalhador). 

Jesus defende a atitude da mulher e diz que foi um ato profético (v.8 - Ela fez o que pôde: antecipou-se a ungir-me para a sepultura). Esta mulher marcou o ministério de Jesus e deveria ser sempre lembrada: “(9) Em verdade vos digo: onde for pregado em todo o mundo o evangelho, será também contado o que ela fez, para memória sua”.

Após este ato de adoração, Judas Iscariotes vende Jesus para os principais sacerdotes e começa a pensar em uma forma de entregá-lo (10,11). Vemos que uns adoram, outros traem.

Finalmente chegou o primeiro dia dos Pães Asmos (a Páscoa). Todos os judeus estavam fazendo o sacrifício do cordeiro pascal e dois apóstolos foram enviados por Jesus para preparar um lugar para a celebração.

Um homem foi escolhido por Deus para ceder sua sala mobiliada para o Senhor Celebrar sua última Páscoa e inaugurar o sacramento da Ceia (13-16). O sacramento da Ceia do Senhor deu início ao sofrimento da sexta-feira da Paixão.

 

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)

            O que Deus falou com você neste Evangelho? _

            O texto do Evangelho me ensinou muitas coisas:

·         Preciso ver Jesus como o meu Cordeiro Pascal. Jesus morreu na Páscoa exatamente por que Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ele é a nossa Páscoa. O nosso Cordeiro Pascal. Com o seu sangue somos livres do anjo da morte e temos vida eterna.

·         Preciso viver os valores do Evangelho sem deixar que minha atenção seja desviada. Os sacerdotes estavam tão determinados a matar Jesus que não se preocuparam com a celebração da Páscoa. O mal havia prevalecido em seus corações.

·         Preciso ser grato a Jesus em minhas atitudes. A gratidão de Simão, o leproso, o fez acolher Jesus em sua casa para um jantar.

·         Preciso adorar a Jesus de forma concreta, com minhas ofertas e meus dízimos. Maria adora Jesus com o que lhe era mais precioso. Investiu em Cristo tudo que possuía: 300 denários.

·         Tenho que vigiar minha vida para não errar o foco. Os discípulos erradamente repreendem Maria por sua adoração e ainda se justificam em nome da ação social.

·         Preciso fazer memória desta adoradora, como o Senhor exigiu, para que possa imitar seu gesto concreto de adoração.

·         Tenho que vigiar e orar, para que não venha negar Jesus, como Judas e os sacerdotes o negaram. Judas troca sua adoração pela traição. Os sacerdotes se alegram no mal que seria feito ao Senhor.

·         Preciso aproveitar a oportunidade para servir ao Senhor. Um homem aproveita a oportunidade e dá a Jesus um último presente antes de sua morte: a sala para a Festa da Páscoa.

·         Jesus com seu corpo e sangue, me resgatou da morte eterna. Preciso sempre celebrar a Ceia do Senhor olhando para o sacrifício do nosso Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

 

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)

            Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:________________

Senhor. Muito obrigado pelo nosso Cordeiro Pascal. Que, com o coração grato, possa permanecer em santidade sem desviar minha atenção do Senhor. Que eu seja grato em minhas atitudes. Que eu o adore de forma concreta com minhas ofertas e dízimos. Que eu vigie minha vida para não errar o foco. Que eu imite a adoração dos verdadeiros adoradores.  Não permita que eu venha negar o projeto de Jesus em minha vida traindo sua confiança em mim. Que eu aproveite as oportunidades para te servir. Obrigado pela Semana Santa do Senhor. Por sua morte e ressurreição. Por Jesus Cristo nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amém.

 

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?

 

Conclusão:

            A Semana Santa é considerada a maior semana do ano. É o tempo de oração e meditação no sofrimento, morte e ressurreição do Senhor. Que possamos viver esta semana com gratidão e contemplação. Que nossa vida seja de adoração no modelo de Maria, irmã de Lázaro. Que possamos quebrar nossos vasos de alabastros e adorar ao Senhor de forma concreta e permanente, sem oscilações. Boa Semana Santa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário