quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

6º Domingo Comum - Ano A

Resultado de imagem para Jesus e a nova Lei ícone
6ª Domingo Comum
A Lei do Evangelho: O Novo Mandamento
Êx 20.1-18 / Sl 119.1-5,17,18, 33,34 / I Co 2.6-10 / Mateus 5.17-37

Os Discípulos e Discípulas de Jesus são sempre vencedores quando vivem a Palavra de Deus em todas as áreas de sua vida. Como igreja na dispensação da Graça, iremos falar sobre a Lei do Evangelho. Hoje iremos aprender o valor da Palavra de Deus para a vida do discípulo.

I. A Lei do Evangelho - Mateus 5.17-30
            A Lei do Antigo Testamento foi cumprida no Evangelho. Hoje temos os mandamentos do Evangelho para viver e cumprir.
Jesus não veio revogar a lei (17) e sim cumprir. Toda Lei deveria ser cumprida (18). Com isso, o Senhor estabelece o novo mandamento que é a Lei do Evangelho. A Lei do Evangelho é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos (Mc 12.29-31).
O Evangelho diz que a pessoa grande no reino dos céus é o que observa e ensina a Lei do Evangelho de Jesus (19).
No Evangelho, a nossa justiça com relação ao próximo precisa exceder a dos escribas e fariseus (20). O Senhor exemplifica isso: o insulto ao irmão é semelhante ao homicídio (21-22) e a reconciliação precisa vir antes da oferta (23-26).
Outro exemplo dado por Jesus é que a intenção impura no coração é semelhante ao adultério (27-28).
Por isso, precisamos aprender a desviar os olhos, as mãos e pés do pecado (29,30). “Cortar” é uma hipérbole (exagero) para ressaltar a necessidade de desviar os olhos e as mãos da prática do pecado.
            Viver a Lei do Evangelho requer depender unicamente da graça de Deus.

Como depender da graça de Deus em todos os aspectos da vida?

II. A Lei do Monte Sinai - Êxodo 20.1-18
A Lei do Monte Sinai foi deixada pelo Senhor para a nossa vitória. Ela foi ditada por Deus e escrita em pedras por Sua mão (1)
A Lei falava de amar a Deus sobre todas as coisas: o povo hebreu não poderia ter outros deuses (3). O Senhor proibiu a adoração e veneração de imagens (4-6) e seu nome jamais poderia ser usado em vão (7). Inclusive Deus exigiu um dia sabático para o descanso e a adoração (8-11). No Novo Testamento os apóstolos guardavam o domingo como dia especial para adoração do Cristo ressuscitado e do Pentecostes. (At 20.7 e I Co 16.2).
A Lei também falava de amar o próximo como a si mesmo: precisavam honrar e sustentar seus pais (12). Na relação com o próximo não poderia haver traição, adultério, furto, falso testemunho e cobiça (13-17).
A Lei do Sinai apontava diretamente para a Lei do Evangelho.

Você tem vivido a Lei do Evangelho?

III. A Lei do Evangelho e a Graça - Salmo 119.1-5,9,17,18, 33,34.
O Salmo 119 é um louvor ao Senhor que nos deu Sua Lei. Ele diz que feliz é o que guarda a Palavra do Senhor (1) porque não vive na prática da iniquidade (2-3).
A Palavra de Deus é para ser cumprida (4), pois ela tem o poder de purificar nosso caminho (9).
Contudo, só conseguimos guardar a Lei mediante a graça e a generosidade de Deus (17). É o Senhor que opera para que possamos viver a Palavra (18). O Salmo diz que a graça de Deus nos ensina e nos dá entendimento (33). Sem a graça é impossível viver o Evangelho.

Com a graça de Deus é difícil viver a Lei do Evangelho?

IV. A Lei do Evangelho e o auxílio do Espírito Santo - I Coríntios 2.6-10
Paulo ensina aos coríntios que a Lei do Evangelho não é a sabedoria deste século (6). Pelo contrário, Ela é a Palavra de Deus para os nossos dias (7).
Quem não conhece a Palavra de Deus segue caminhos de morte. Paulo diz que os poderosos crucificaram o Senhor Jesus porque não tinham a sabedoria da Palavra (8).
O apóstolo nos ensina que só tem a sabedoria da Palavra aquele que teve a revelação da graça mediante o Espírito Santo (9,10). Só conhecemos a sabedoria de Deus com o auxílio do Espírito do Senhor.  

Você já foi cheio do Espírito Santo?

Conclusão:
            Não podemos pegar atalhos. O trilho da vitória é caminhar na Palavra do Senhor. Precisamos assumir o compromisso de ler toda a Bíblia Sagrada e viver a Lei do Evangelho. Que a graça de Deus nos auxilie a viver a Palavra em todas as áreas de nossa vida.

Oração
Liberta-nos, ó Deus, da escravidão de nossos pecados e concede-nos a liberdade daquela vida abundante que nos fizeste conhecer em teu Filho Jesus Cristo, nosso Salvador, o qual vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário