quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

7ª Domingo Comum - Ano A

Resultado de imagem para se alguém lhe ferir a face vira a outra icone

7ª Domingo Comum
A Cura nos Relacionamentos
Lv 19.1,2,17-18 / Sl 103.1-13 / I Co 3.16-23 / Mateus 5.38-48

A Palavra de Deus hoje falará sobre relacionamentos curados pelo Espírito Santo. A ação da Graça de Deus transforma nossa vida.
Como pessoas transformadas, temos condições de liberar perdão, lavar o coração de toda mágoa, esquecer o passado e olhar para frente. 

I. A Cura nos Relacionamentos - Mateus 5.38-48
Jesus veio trazer cura nos relacionamentos.
Ele muda nossa relação com o próximo. Não vivemos mais em vingança ou revoltas.
A Ética do Reino de Jesus é diferente (38,39): “Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes”.
Ele deseja que não vivamos mais de reações. Não podemos mais viver respondendo a mágoas, provocações, dores do passado, etc.
A graça nos dá condições de amar nossos inimigos e orar pelos que nos perseguem. Este é a característica dos filhos do Pai celeste (43-45).
Jesus pergunta (46,47): “Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo”?
Nosso relacionamento de amor e perdão precisa espelhar o Deus que cremos e seguimos. Jesus diz (48): “Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste”.
Você ainda traz mágoas no coração contra alguém? Você já tem conseguido perdoar?

II. O Remédio do Amor ao Próximo - Levíticos 19.1,2,17-18.
Deus deseja que vivamos em misericórdia. A cura interior está em liberar o perdão e viver olhando para frente.
O Senhor proibiu a briga entre os irmãos. Ele deseja que nosso comportamento seja santo. “Disse o SENHOR a Moisés: Fala a toda a congregação dos filhos de Israel e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo” (1,2).
Não devemos ficar guardando mágoas e rancores. Mas também não podemos concordar com o pecado. Não podemos nos envolver no pecado dos outros pela omissão. Deus diz (17): “Não aborrecerás teu irmão no teu íntimo; mas repreenderás o teu próximo e, por causa dele, não levarás sobre ti pecado”. Devemos aprender a corrigir nosso próximo sem mágoa, rancor ou grosserias. Mas em amor.
Não podemos andar em vingança e nem guardar ira contra o próximo. Nossa motivação é o amor (18): “Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR”.
Você sabe exortar alguém em amor? Você fica revoltado quando alguém lhe exorta em amor?

III. Deus é o nosso modelo de misericórdia e perdão - Salmo 103.1-13
O salmista bendize a Deus porque conheceu seus benefícios (1,2). Ele descobriu que Deus é diferente do homem.
Deus não guarda mágoas. Antes, perdoa todas as nossas iniquidades (3).
Retira a pessoa destruída da cova do pecado e dá uma coroa de graça e misericórdia (4). Não vive querendo punir, mas desejando restaurar.
Ele vive nos renovando. A nossa mocidade (5) “se renova como a da águia”.
O salmista diz que (8) o “SENHOR é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno”.
Não repreende para sempre e nem conserva sua ira (9).
Ela (10) “não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniquidades”.
Ele é misericordioso com os que o temem. Afasta as nossas transgressões e se compadece de nós (11,12).
O Salmista diz (13): “Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem”.
            Por isso temos que aprender a olhar para frente. Viver o dia de hoje como um presente sem estar paralisado pelos pecados do passado. Precisamos aceitar viver o novo de Deus a cada dia. Nossa relação com o próximo precisa refletir a relação de Deus conosco.
            Você tem sido restaurado por Deus?

IV. Uma vida diferente - I Coríntios 3.16-23
            Precisamos crer que somos especiais para Deus e podemos viver diferente. Paulo diz que a nossa diferença está no que Cristo fez em nós.
Ele nos transformou em santuários de Deus. O Espírito Santo habita dentro de nós (16). Por isso que o que fazemos com o nosso corpo resulta também na nossa relação com Deus. Paulo diz (17): “Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado”.
            Como santuários de Deus, agimos em amor e perdão. Não seguimos a lógica do mundo; a lógica da vingança e da retribuição. Vivemos em amor. Nossa sabedoria é a do alto. A sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus (18-20).
            Estamos na graça e somos mais do que vencedores. Devemos viver na dignidade de saber que tudo é nosso. Tudo foi dado pela graça de Deus. Nós somos de Cristo e Cristo de Deus (21-23).
            Por isso, não perdemos nada quando liberamos o perdão e amamos o nosso próximo.
            Você precisa ser tratado por Deus na área do relacionamento e do perdão ao próximo?

Conclusão:
            Não apenas cremos em Deus. A nossa vida foi totalmente restaurada por Ele. Nossos valores mudaram. Andamos espelhando Cristo no mundo. Por isso, com a graça de Deus conseguiremos amar o próximo, liberar perdão e ser curado de toda a mágoa. Jesus fará a obra completa em nós.

Oração
Ó Deus, fortaleza dos que em Ti confiam; misericordioso aceita nossas orações; e porquanto sem ti nada pode a fraqueza humana, concede-nos o auxílio de tua graça, para que, na prática de teus preceitos, te agrademos com a vontade e com as obras; mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.





Nenhum comentário:

Postar um comentário