segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

8º Domingo Comum - Ano A

Resultado de imagem para as aves do céu

8ª Domingo Comum
O Cuidado de Deus
Is 49.14,15 / Sl 62.2-8 / I Co 4.1-5 / Mateus 6.24-34.

A Palavra de Deus nesta semana nos falara sobre o cuidado do Senhor. Preciso aprender a descansar em Deus e confiar em sua provisão para cada área de minha vida. Quem aprendeu a confiar no cuidado de Deus, conseguiu vencer a ansiedade. A palavra de Deus hoje nos dá quatro conselhos.

I. Não ande ansioso - Mateus 6.24-34
O que significa servir a riqueza?
Jesus proíbe a pessoa servir a Deus e servir a riqueza ao mesmo tempo (24). Logo após ele explica o que significa servir a riqueza.
Ele diz que a pessoa que serve a riqueza vive na ansiedade com as coisas materiais. Jesus diz (25) “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes”?
            Ele também nos ensina como vencer a obsessão pela riqueza. Orienta-nos a olhar as aves do céu que são sustentadas por Deus e pergunta (26): “Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves”?
            Devemos fazer a nossa parte crendo que Deus nos sustentará. A ansiedade é destruidora e não tem o poder de melhor em nada a nossa vida (27).
            Jesus também nos ensina a olhar os lírios do campo que são vestidos e embelezados pelo Senhor (28, 29).
Ele diz (30-32): “Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé”? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas”.
Nossa tarefa é apenas buscar o Reino e sua justiça sabendo que todas estas coisas serão acrescentadas em nossa vida (33). Ele diz (34): “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal”.
Quem serve a riqueza anda ansioso pelas riquezas. Quem serve a Deus lança em suas mãos todas as suas necessidades e descansa.

Você tem andado ansioso pelas questões materiais? Esta palavra do Senhor te ajudou? 

II. Creia no Cuidado de Deus - Isaías 49.14,15
O profeta Isaías viveu entre 765 a.C e 681 a.C., durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, sendo contemporâneo à destruição de Samaria pela Assíria.
Ele é usado por Deus para trazer o consolo sobre Judá em um momento de muita ansiedade.
O povo estava reclamando (14): “O SENHOR me desamparou, o Senhor se esqueceu de mim”.
A resposta de Deus é clara (15): “Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti”.
Deus nunca se esquecerá de nós. Fizemos uma aliança com o Senhor no sangue de Jesus e temos o seu cuidado e proteção. Ele nos ama incondicionalmente.

Você tem confiado no cuidado de Deus? Conte um testemunho.

III. Espera Nele - Salmo 62.2-8
O Salmista nos ensina a esperar em Deus. Ele diz (1): “Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação”.
Ele é a rocha, a salvação e o alto refúgio. O salmista sabe que nunca será abalado (2).
            O salmista estava sendo perseguido. Muitos desejavam lhe derrubar da posição que havia recebido do Senhor. Existia muita falsidade ao seu redor (3,4).
            Mas ele faz sua confissão de esperança no Senhor (5,6): “Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança. Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei jamais abalado”.
            Ele sabia que sua salvação e glória dependiam do Senhor (7). Deus é a rocha e o refúgio. Por isso ele exorta dizendo (8): “Confiai nele, ó povo, em todo tempo; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio”.
            Esperar em Deus é confiar que Ele está no controle de tudo e dará uma solução para nossa vida em tempo de perigo. Esperar em Deus gera cura para a nossa alma.

Você já aprendeu a esperar em Deus, ou a ansiedade continua a ocupar sua alma?

IV. Seja Fiel - I Coríntios 4.1-2,5
            Não podemos andar ansiosos. Pelo contrário, precisamos crer no cuidado de Deus, esperar Nele e ser fiel.
            Nossa fidelidade revela o quando confiamos no Senhor.
            As pessoas precisam nos ver como pessoas fiéis ao Evangelho de Jesus (1): “Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus”.
Precisamos ser encontrados em fidelidade ao projeto de Deus (2). Não adianta andar em pecado e confiar na provisão divina ao mesmo tempo. Isso não funciona.
 O Senhor conhece o coração de cada pessoa. Paulo diz (5): “Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte de Deus”.
Nossa tarefa é confiar no cuidado de Deus e fazer o que é certo segundo o Evangelho de Jesus. Não podemos andar olhando para o lado ou vendo os erros dos outros. Devemos olhar para Jesus e ser melhor a cada dia. Ele é o nosso modelo e o nosso Senhor; e nós precisamos ser fiéis e confiar em sua provisão.
Você tem sido fiel ao Senhor em todas as áreas de sua vida?

Conclusão:
            Confie no cuidado de Deus. Ele nunca te desamparará. Ele é o nosso Senhor e sabe cada detalhe de nossa vida. Contudo, não abra legalidade com o pecado. Seja fiel ao Seu projeto e propósito. Sua vida será de vitória e muita alegria quando aprender a confiar e depender unicamente de Deus. Viver sem ansiedade é viver pela fé. E.C.S.


Oração
Ó Senhor, que nos ensinaste que todas as nossas ações sem amor, de nada valem; envia-nos o teu Santo Espírito e derrama em nossos corações o excelente dom da caridade, que é o verdadeiro vínculo da paz e de todas as virtudes, pois os que sem ela vivem, são considerados mortos aos teus olhos; concede-nos essa graça, mediante o teu único Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário