terça-feira, 17 de julho de 2018

16º Domingo Comum - Ano B


Resultado de imagem para ovelhas sem pastor
16º Domingo Comum
O Regresso dos Apóstolos
Mc 6.30-34

No Evangelho de hoje os apóstolos regressam da Missão e prestam um relatório a Jesus. O texto fala também da necessidade do descanso, da solidão com Cristo e do ministério de sermos pastores para as multidões sofridas. Deus deseja que sejamos continuadores da obra de Jesus no mundo.

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)
O que relata o texto do Evangelho?_______
O Evangelho deste domingo apresenta-nos o regresso dos enviados de Jesus (Em Mc 6.7-13 eles foram enviados para a missão). Marcos chama-lhes, agora, de  “apóstolos” (enviados): é a única vez que a palavra aparece no Evangelho segundo Marcos. A missão correu bem e os “apóstolos” estão entusiasmados, mas naturalmente cansados.
O nosso texto começa com a narração do regresso dos discípulos que, entusiasmados, contam a Jesus a forma como se tinha desenrolado a missão que lhes fora confiada (vers. 30).
Na sequência, Jesus convida-os a irem com Ele para um lugar isolado e descansarem um pouco (vers. 31). A referência à necessidade de os “apóstolos” descansarem (pois nem sequer tinham tempo para comer) pretende ser um aviso contra o ativismo exagerado, que destrói as forças do corpo e do espírito e leva, tantas vezes, a perder o sentido da missão.
Os “apóstolos” são convidados por Jesus a irem com Ele para um lugar isolado. Não sabemos a onde ficava este lugar (Marcos não diz). Na realidade, o que interessa aqui não é o lugar geográfico, mas sim que esse “descanso” deve acontecer junto de Jesus. É ao lado de Jesus, escutando-O, dialogando com Ele, gozando da sua intimidade, que os discípulos recuperam as suas forças.
Os discípulos foram, com Jesus, para um lugar deserto (vers. 32); mas as multidões adivinharam para onde Jesus e os discípulos se dirigiam e chegaram primeiro (vers. 33).
As multidões tinham seguido Jesus e os discípulos a pé – quer dizer, deslocando-se à volta do Lago de Tiberíades, com o barco sempre à vista. Esta busca incansável e impaciente espelha a ânsia de vida que as pessoas sentem. Jesus, cheio de compaixão, interrompe seu descanso e compara a multidão a um rebanho sem pastor. O texto diz que ao desembarcar, Jesus viu as pessoas, teve compaixão delas (“porque eram como ovelhas sem pastor”) e pôs-se a ensiná-las (vers. 34).


II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)
            O que Deus falou com você neste Evangelho? ________________
Precisamos relatar a Jesus o resultado da missão que Ele colocou em nossas mãos para fazer. Prestaremos relatórios de tudo. 30 Voltaram os apóstolos à presença de Jesus e lhe relataram tudo quanto haviam feito e ensinado.
Precisamos aprender a ter tempo para o descanso, o esporte, a caminhada e o silêncio com Deus. Nossa vida precisa ser de missão ativa e ao mesmo tempo de cuidado com o corpo e com a alma.  31 E ele lhes disse: Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto; porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem numerosos os que iam e vinham.
Precisamos ter momentos solitários com Jesus. 32 Então, foram sós no barco para um lugar solitário.
Se tivermos Jesus, muitas pessoas irão procurar nossa ajuda e nosso socorro. 33 Muitos, porém, os viram partir e, reconhecendo-os, correram para lá, a pé, de todas as cidades, e chegaram antes deles.
Precisamos ter compaixão pelas pessoas. Ter tempo para ministrar e ensinar o Evangelho do Senhor. As pessoas são ovelhas que necessitam do nosso pastoreio. 34 Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E passou a ensinar-lhes muitas coisas.


III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)
            Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:_____________

Senhor. Obrigado por ter me enviado a realizar a sua Missão. Desejo ser fiel e relatar tudo que tem acontecido em minha vida, inclusive meus pecados e minha falta de zelo. Desejo priorizar também meu tempo de descanso a sós com o Senhor. Minha intimidade com sua presença precisa aumentar todos os dias. Somente com o Senhor poderei ministrar ao mundo. Sei que as pessoas irão me procurar para ser a mão de Cristo que acolhe e pastoreia. Que eu tenha sempre compaixão pelas multidões e esteja disposto a ensinar Tua Palavra que cura e transforma. Por Jesus Cristo, Seu Único Filho, na unidade do Espírito Santo, agora e sempre. Amém.

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?

Conclusão:
            Os discípulos obedeceram e tiveram bênçãos para relatar. Que nossa vida seja de obediência ao Senhor. Esta precisa ser a nossa maior característica. Precisamos ser obedientes em todas as áreas, inclusive na fidelidade mensal aos dízimos e no trabalho na missão.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário