terça-feira, 24 de julho de 2018

17º Domingo Comum - Ano B


Resultado de imagem para jesus multiplica os pães

17º Domingo Comum
O Desafio de Alimentar a Multidão
João 6.1-15

O Evangelho de Hoje fala dos desafios que o Senhor coloca em nossa frente. Como reagimos diante dos desafios? O Senhor Jesus nos ensina a viver o sobrenatural agindo na fé e na fidelidade aos projetos de Deus.

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)
O que relata o texto do Evangelho?_______

O Evangelho relata que Jesus atravessou o mar da Galiléia e foi seguido por uma numerosa multidão que tinha visto os “sinais que ele fazia na cura dos enfermos”.
Aproveitando a oportunidade de ter uma multidão a sua volta, Jesus sobe ao monte com seus discípulos.
Sabendo o que ia fazer, Jesus experimentou Filipe perguntando: “Onde compraremos pães para lhes dar a comer”?
Filipe tinha certeza que nem mais da metade de um ano trabalhado (200 denários) não seria suficiente. Era impossível suprir a necessidade do povo.
André também expõe a carência dos seus recursos: “Está aí um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas isto que é para tanta gente”?
Jesus ignora as duas impossibilidades. Simplesmente ordena que os apóstolos façam os quase cinco mil homens se assentarem na relva.
A primeira atitude de Jesus é tomar os pães e os peixes e dar graças. Depois os apóstolos os distribuíram. Todos comeram até ficarem fartos.
Jesus então manda recolher o que sobrou e ter cuidado para que nada se perca. “Assim, pois, o fizeram e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobraram aos que haviam comido” (13) (um cesto para cada apóstolo).
Os homens reconheceram que Jesus era o messias e desejam arrebatá-lo para proclamá-lo rei. Mas Jesus recusa esta ação humana e sobre novamente sozinho para o monte.

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)
O que Deus falou com você neste Evangelho? ________________
A multidão foi abençoada porque seguiu Jesus. Só seremos abençoados quando tivermos a disposição de seguir o Senhor com fé, esforço e sacrifício.
O Senhor Jesus tem interesse especial pela multidão. Ele senta no monte e espera ela se aproximar. Que possamos nos interessar pelas multidões de perdidos que encontramos todos os dias pelas ruas.
Muitas vezes o Senhor nos experimenta (assim como fez com Filipe) para que possamos, nós mesmos, conhecer nossos limites e impossibilidades.
Quantas vezes nos sentimos incapazes diante dos desafios propostos pelo Senhor? Filipe e André se sentiram incapazes.
Para o Senhor Jesus não existe impossibilidades. Precisam enfrentar os desafios com os olhos de Jesus. Ele está conosco sempre.
Ele ordena e os apóstolos obedecem. Precisamos aprender a obedecer as ordens do Senhor. Nossa necessidade não moverá os braços do Senhor. O que moverá os braços do Senhor é a nossa fidelidade as suas ordens (isso se aplica também aos dízimos).
Diante dos poucos recursos, o Senhor deu graças. Este é um princípio do milagre. Precisamos dar graças pelo que chega a nossas mãos, mesmo se forem apenas “cinco pães e dois peixes”.  
Jesus manda recolher o que sobrou. Temos que aprender a viver com o pouco e sem desperdício. Desperdício é pecado.  
Os apóstolos serviram a multidão e ganharam, cada um, uma cesta de pães. Quando servimos a obra de Deus somos prósperos e supridos pelo Senhor. A fidelidade nunca nos deixará pobres.
Jesus sobe ao monte sozinho para fugir das propostas do mundo. Precisamos aprender a nos retirar das propostas que o mundo nos oferece. Precisamos literalmente fugir das paixões (Leia II Tm 2.22).

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)
            Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:_____________

Senhor. Sabemos que o Senhor é o Deus de nossa vida. Por isso te seguimos com fé e perseverança. Sabemos que o Senhor sempre nos acolhe. Auxilie-nos em nossa pouca fé diante dos momentos onde somos experimentados. Muitas vezes nos sentimos incapazes e impossibilidades em ter a fé necessária para abençoar o mundo. Sabemos que para o Senhor não há impossibilidades. Que sejamos fiéis e obedientes as suas ordens. Que nossa fidelidade venha mover Seus braços. Ajuda-nos a viver em ações de graças mesmo diante dos poucos recursos. Que venhamos ser mordomos fiéis dos recursos que chegam a nossas mãos. Sabemos que a abundancia seguirá nossa vida se vivermos em obediência. Por Jesus nosso Senhor, na Unidade do Espírito Santo. Amém.

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?
_________________________________________________________________________

Conclusão:
O Segredo da vitória é a minha fidelidade ao Senhor. Temos que obedecer e andar no sobrenatural para podermos alcançar as multidões e ser instrumento de Deus para alimentar a fome de salvação e justiça. Que haja fé e obediência em nosso caminho.







Nenhum comentário:

Postar um comentário