terça-feira, 14 de maio de 2019

5º Domingo da Páscoa - Ano C



Resultado de imagem para A Ceia do Senhor
5º Domingo da Páscoa
Glorificação do Filho e o Novo Mandamento
Jo 13. 31-35

Estamos na quinta semana da Páscoa. Jesus depois que ressuscitou, ficou 40 dias com os discípulos e voltou a Casa do Pai. Hoje o Evangelho fala de suas palavras antes de sua prisão e morte, mas remete também a sua partida para o céu. São instruções para a nossa vida cristã como discípulos e discípulas do Senhor.

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?). O que relata o texto do Evangelho? ______________________________________________________________________

O Senhor Jesus está no cenáculo e acabou de tomar a Páscoa Judaica e celebrar a Ceia do Senhor. Depois de Judas ter saído da mesa para buscar os soldados do templo que prenderiam Jesus, Ele disse: (31,32) “Agora, foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele; se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará nele mesmo; e glorificá-lo-á imediatamente”.
A glorificação do Filho e do Pai teve início no momento que Jesus foi entregue para morrer na cruz. Mas não terminou na morte ou ressurreição. Este processo de glorificação perdurou até a ascensão do Senhor (quando voltou para a casa do Pai).
Jesus e o Pai são glorificados na morte, na ressurreição e na ascensão. Esta é a forma como Jesus desejava ser visto na cruz. Não como um derrotado, mas como um Filho glorificado pelo Pai e que glorificava o Pai pelo seu sofrimento, morte, ressurreição e ascensão.
Para onde Jesus iria, nenhum homem poderia o seguir naquele momento (33). A ascensão de Cristo precedeu a ressurreição dos mortos e o arrebatamento da igreja; eventos que acontecerão apenas no futuro.
Quando Pedro o pergunta sobre para onde Ele iria, o Senhor respondeu: (36) “Para onde vou, não me podes seguir agora; mais tarde, porém, me seguirás”. Esta frase se refere a morte de Pedro (37,38) e também sua ressurreição e arrebatamento da Igreja.  
Jesus iria voltar para a casa do Pai e deixou um novo mandamento que deveria governar a vida de seus discípulos (34): “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros”.
Esta seria a característica do verdadeiro discipulado (35): “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros”.


Resultado de imagem para Morte de Jesus na cruz
Glorificar na morte.

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?): O que Deus falou com você neste Evangelho?________________________________________________________

·         O Senhor Glorificou o Pai em seu sofrimento e morte. Assim também devemos glorificar o Pai em qualquer situação a que venhamos passar. Nunca poderemos blasfemar ou murmurar. O sofrimento deve nos levar a louvar e glorificar o Pai.
·         A glorificação não ficou apenas no sofrimento e na morte. A palavra final para a nossa vida não é a morte, mas a ressurreição e a ascensão do Senhor. Um dia seremos arrebatados e subiremos ao céu assim como o Senhor Jesus.
·         Jesus desejava ser visto na cruz como aquele que estava glorificando o Pai. Não podemos ver a cruz como sinal de sofrimento e derrota. A cruz para nós é símbolo de glorificação do Pai.
·         Um dia ressuscitaremos e seremos arrebatados para o céu. Precisamos nos preparar para a nossa “ascensão”. A morte não é certa para todos. Uma parte da igreja gozará do arrebatamento.
·         Jesus nos deixou um novo mandamento. “que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei”. Preciso viver este mandamento. Meu modelo de amor é o Senhor Jesus: “assim como eu vos amei”. Amor não é sentimento. É atitude.
·         Esta deve ser a nossa característica: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros”. Minha identidade de discípulo é o amor pelos outros discípulos.


Resultado de imagem para A ressurreição do Senhor Jesus
Glorificar na ressurreição.

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?): ______________________________

Senhor. Obrigado pelo sofrimento, morte, ressurreição e ascensão do Senhor Jesus. Obrigado porque um dia iremos morrer e ressuscitar para uma nova vida. Um dia o Senhor arrebatará a igreja para que possa viver a ascensão de Cristo. Desejamos glorificar o Pai na alegria e na dor. Que em nós nunca esteja a murmuração e a reclamação. Que a Tua bênção nos faça viver o novo mandamento e que possamos assim, ganhar muitos discípulos e discípulas para o Senhor. Por Jesus Cristo, na Unidade do Espírito Santo, Um só Deus agora e sempre. Amém.


Resultado de imagem para ascensão do Senhor
Glorificar na ascensão.

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus? _________________________________________________________________

Conclusão:
Duas palavras nos provocaram: glorificação e amor. Que em tudo que venhamos fazer ou sofrer, possamos glorificar o Pai. Que o glorifiquemos com nossos dízimos, fidelidade, testemunho e santidade. E que a característica principal de nossa identidade cristã seja o amor uns pelos outros no modelo do Senhor Jesus.  

Resultado de imagem para Jesus ensinando seus discípulos
Amar um ou outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário