terça-feira, 21 de maio de 2019

6º Domingo da Páscoa - Ano C




Imagem relacionada

6º Domingo da Páscoa
Se alguém me ama, guardará a minha Palavra
João 14.23-29.

            O Amor a Jesus é provado pelas nossas atitudes em guardar sua Palavra. Não é um amor simplesmente declarado em palavras e canções, mas na prática de sua Palavra. O Evangelho de hoje é um diagnóstico se realmente amamos o Senhor.

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?). O que relata o texto do Evangelho?
            O contexto do Evangelho é a noite da Páscoa (quinta-feira Santa). São as últimas instruções de Jesus antes de seu sofrimento, morte e ressurreição.
            Judas Tadeu havia lhe perguntado (22): “Donde procede, Senhor, que estás para manifestar-te a nós e não ao mundo?
            Jesus então lhe responde (23): “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. É desta forma que Jesus iria se manifestar em seus discípulos, fazendo neles morada através do Espírito Santo.
            Mas a prova de que os discípulos amavam a Jesus, foi o fato de terem guardado a Palavra.
O amor ao Senhor não são simples palavras e canções, mas atitudes. Logo, quem não ama a Jesus não consegue guardar sua palavra e viver em santidade e testemunho. (24) “Quem não me ama não guarda as minhas palavras”.
Todas as palavras que os apóstolos ouviram de Jesus foram palavras do Pai (24) “... e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou.
            A garantia de que os apóstolos continuariam sendo ensinados e se lembrariam de todas as palavras de Jesus, seria o Espírito Santo que o Pai e o Filho enviariam. Por isso Ele é chamado de Consolador (26).
            Além da presença do Espírito Santo, os discípulos receberam a bênção da paz para andar seguros, sem ter os corações turbados e sem temor (27): “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
            A partida de Jesus para o Pai deveria ser motivo de grande alegria e não de tristeza. No Pai, Jesus enviaria a promessa do Espírito Santo e a igreja cumpriria a Missão (28-29).

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?):

·         Se alguém me ama, guardará a minha palavra”. Tenho amado o Pai através das minhas atitudes?
·         Jesus se manifesta fazendo morada nos seus discípulos. Preciso que Jesus more em mim. Por isso preciso limpar diariamente a minha casa do coração.
·         Pelas minhas atitudes as pessoas reconhecem que amo a Jesus?
·          Quem não me ama não guarda as minhas palavras”. Simples assim. As pessoas que não guardam a Palavra de Jesus são porque não amam Jesus.
·         Preciso do Espírito Santo para me ensinar e para me fazer lembrar as palavras de Jesus.
·         Preciso tomar posse da paz que o Senhor nos deixou.
·         Se creio na paz de Jesus, meu coração não ficará turbado nem atemorizado.
·         O sofrimento, morte, ressurreição e Ascensão do Senhor devem ser motivo de grande alegria. Preciso me alegrar por que Jesus fez tudo pela igreja. Somos Igreja do Senhor.

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?):
Senhor. Muito obrigado por Tua santa Palavra. Desejamos manifestar nosso amor por Jesus através de nossas atitudes. Ajude-nos a andar santamente em sua presença. Envia o seu amor e a sua paz sobre o nosso coração. Ajude-nos a tomar posse da alegria e da paz que vem do trono de Deus. Obrigado pela presença do Espírito Santo em nossa vida. Venha fazer morada permanente em nós. Se manifeste em nossos corações todos os dias. Retira de nós o temor e a tristeza e nos encha de alegria. Desejamos tomar posse da bênção e viver a tua palavra em todas as áreas de nossa vida. Por Cristo Jesus, na unidade do Espírito Santo, um só Deus agora e sempre. Amém.

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?

Conclusão:
O Senhor Jesus espera de nós atitude. Não podemos apenas falar e cantar o amor por Jesus. Precisamos demonstrar este amor guardando Sua Palavra e suas orientações. Precisamos ser fiéis em tudo: na santidade, no testemunho, nos dízimos e nas ofertas. Que nossa boca venha gerar santidade em nossos ouvintes. Precisamos ser semeadores de noticias boas, de boas novas.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário