terça-feira, 28 de maio de 2019

Solenidade da Ascensão - Ano C


Resultado de imagem para Icone ascensão de Cristo

Ascensão do Senhor
Jesus elevado ao céu
Lucas 24.46-53

Quarenta dias depois da Páscoa, em uma quinta-feira, o Senhor Jesus foi elevado aos céus. A ascensão do Senhor foi o selo do seu ministério. Subiu ao céu com três propósitos: enviar o Espírito Santo, nos preparar lugar e para interceder por nós junto ao trono do Pai. A Ascensão foi o fenômeno sobrenatural que consumou a ressurreição. Jesus entrou em glória, foi aclamado por anjos e atravessou os portais eternos. Abriu o caminho para a nossa entrada no céu. Um dia a igreja também irá seguir este caminho de Ascensão. A Igreja será levada ao céu assim como o seu Senhor. Por isso esta data é muito especial para a Igreja.  
 
I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?). 
Lucas 24.46-53 fala do ultimo momento de Jesus com seus discípulos antes da Ascensão.
Cristo ressalta sua obra de morte e ressurreição e a missão de cada discípulo (46-47): “Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia, e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém”.
Os discípulos deveriam sair com a tarefa de pregar em seu nome. A mensagem da pregação dos discípulos seria um convite ao arrependimento. Pois só dessa forma haveria remissão de pecados. Esta mensagem deveria ser enviada a todas as nações começando de Jerusalém.
Jesus estava voltando para a casa do Pai e os encarregou de serem as testemunhas do seu ministério e do seu ensino (48): “Vós sois testemunhas destas coisas”.
            Só conseguiriam ser testemunhas fieis recebendo a promessa do Espírito Santo; por isso, deveriam permanecer na cidade de Jerusalém até que do alto fossem (49) “revestidos de poder”. Isso ocorreu no dia de Pentecostes, nove dias depois da Ascensão.
            Após dar estas orientações, o Senhor Jesus subiu ao Monte das Oliveiras a caminho de Betânia. Ainda no caminho, no topo do monte das Oliveiras, Ele ergueu suas mãos e os abençoou (50).
Ainda com as mãos levantadas, foi-se retirando deles (51) “sendo elevado para o céu”.
A última visão que tiveram do Senhor Jesus foi quando estava com as suas mãos abençoando no dia da Ascensão.

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?):

·         Jesus nos deixou uma missão: “que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém”. Tenho sido fiel a missão que Ele nos deu?
·         Nossa principal mensagem é o convite ao arrependimento.
·         Só há remissão dos pecados quando há arrependimento.
·         Preciso levar esta mensagem a todas as nações.
·         Hoje somos testemunhas do Senhor. Testemunhamos o que Ele fez em nossa vida.
·         Só conseguimos ser testemunhas recebendo o Poder do Espírito Santo.
·         Jesus foi aos céus em sua Ascensão. Ele permanece no céu com as mãos estendidas nos abençoando.
·         Tenho apenas que cumprir sua vontade e viver em obediência.
·         Preciso esperar e buscar o revestimento de poder.

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?):

Senhor. Muito obrigado por ter confiado uma missão em nossas mãos. Desejamos ser fiéis e levar esta Palavra a todas as nações. Ajuda-nos para que possamos, revestidos de poder, ser obedientes a Missão e gerar frutos segundo a Tua vontade. Louvado seja o Senhor que, após a Ascensão de Cristo, derramou o Espírito Santo sobre a Igreja. Temos a alegria de saber que o Senhor permanece com seus braços nos abençoando e nos capacitando com o Espírito Santo. Continue nos auxiliando a cumprir a missão de fazer discípulos e discípulas de todas as nações. Por Jesus Cristo nosso Senhor, na Unidade do Espírito Santo, um só Deus agora e sempre. Amém.

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus? ___________________________________________________________

Conclusão:
O Senhor Jesus subiu aos céus no dia da Ascensão para enviar o Espírito Santo, nos preparar lugar nas moradas celestiais e para interceder por nós junto ao trono do Pai. A Ascensão do Senhor é o selo do seu ministério. Sabemos que o nosso Senhor Jesus está vivo, ao lado do trono Pai nos conduzindo. Ao mesmo tempo Ele está conosco através do Espírito Santo. Com o Senhor Jesus, conseguiremos cumprir a Missão do Pai, no poder do Espírito Santo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário