terça-feira, 13 de outubro de 2020

29º Domingo Comum - Ano A

 

29º Domingo Comum

Deem a César o que é de César  e a Deus o que é de Deus.

Mateus 22.15-21

 

Você já foi enganado por palavras?

Por que as pessoas são mais fiéis com as coisas do mundo e negligentes com as coisas e Deus?

 

 

29º Domingo Comum – Ano A: O Evangelho nos desafia a dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Precisamos ser zelosos em nossa vida civil e comunitária, mas precisamos também ser zelosos com as coisas de Deus. Não adianta ser um bom cumpridor de compromissos nas coisas do mundo e faltar nas coisas de Deus. Precisamos ser justos e fiéis a Deus assim como somos com as nossas coisas pessoais.   

 

I. O que o Evangelho diz?

Jesus está em Jerusalém em sua última semana antes da morte e da ressurreição.

Os fariseus se organizam e planejam como “surpreenderiam Jesus em alguma palavra”. Desejavam desmoralizar Jesus no que diz respeito as Lei de Moisés e Nação Judaica.

Por isso, “enviaram-lhe discípulos, juntamente com os herodianos”. Herodianos eram judeus políticos que apoiavam Herodes e sua família nos projetos de poder.

Os discípulos dos fariseus e dos herodianos chegam bajulando o Senhor Jesus. Pretendem enganar com boas palavras para depois o conduzir ao erro.

Eles dizem: “— Mestre, sabemos que o senhor é verdadeiro e que ensina o caminho de Deus de acordo com a verdade, sem se importar com a opinião dos outros, porque não olha para a aparência das pessoas”.

Observe que falam a verdade sobre Jesus, mas com o coração cheio de maldades. Usam palavras para ocultar a armadilha. 

            Eles perguntam: “é lícito pagar imposto a César ou não”?

            Se o Senhor falasse simplesmente que deveriam pagar o imposto a César, eles o acusariam de traidor da nação judaica e apoiador de publicanos. Se o Senhor fosse contra, eles então o levariam a Pilatos acusando-o de sonegador e subversivo do poder romano.

Mas Jesus, percebendo a maldade deles, respondeu: — Hipócritas, por que vocês estão me pondo à prova? 

Jesus sabia que naquela simples pergunta estava a maldade do coração.

Por isso, com sabedoria, o Senhor resolve o problema.

Ele pede (19): “Mostrem-me a moeda do imposto”. Trouxeram-lhe um denário. E Jesus lhes perguntou: — De quem é esta figura e esta inscrição? Eles responderam: — De César.

As moedas romanas vinham com a face do imperador e a inscrição romana fundidas nelas, logo, elas pertenciam ao Imperador e ao Império.  Por isso o Senhor deixa claro: “— Deem, pois, a César o que é de César  e a Deus o que é de Deus”.

Deveriam entregar ao Império o que lhe pertencia e entregar a Deus suas vidas que estavam religiosamente perdidas.

O que o Senhor deixa claro é que eles não estavam honrando ao Senhor. Acumulavam maldades em seus corações e se afastavam de Deus.  

 

II. O que o Evangelho me diz?

·         Precisamos ter sabedoria diante do mundo que sempre está procurando envergonhar a nossa fé.

·         Não podemos seguir as bajulações do mundo. Precisamos ter cuidado com as palavras que ouvimos e as intenções por trás das palavras.

·         O Senhor usou de sabedoria para responder aos discípulos dos fariseus e dos herodianos. Precisamos de sabedoria para enfrentar as oposições do inferno diariamente.

·         Devemos ser zelosos para dar a César o que é de César. Temos compromissos civis e precisamos ser fiéis aos mesmos.

·         Não podemos deixar de entregar o que é de Deus. Nossa vida, nosso tempo, nossos dízimos e nossas ofertas. Muitas vezes somos zelosos nos compromissos civis, contudo, negligentes no compromisso com as coisas de Deus.

 

III. Qual o compromisso que assumirei?

Depois deste estudo, qual o compromisso que assumirei com Deus?

Onde posso melhorar?

 

IV. O que digo a Deus depois da meditação neste Evangelho?

            Senhor. Dá-nos sabedoria diante das oposições que surgem contra a nossa fé. Que possamos ser fiéis aos compromissos sociais e aos compromissos com o Teu Reino. Que saibamos o que significa dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Que não sejamos negligentes com as coisas do seu Reino. Ajude-nos Senhor. Por Jesus Cristo, Teu Filho amado, na Unidade do Espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém.

 

Frase da Semana: Meu testemunho consiste em ser fiel a Deus e aos compromissos assumidos.

 

Versículo para guardar no coração: “Deem, pois, a César o que é de César  e a Deus o que é de Deus” (Mateus 22.21).

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário