quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Evangelho da Epifania do Senhor

 


Domingo, 08 de janeiro

Epifania do Senhor

Ouro, incenso e mirra.

Mt 2.1-12.

 

Jesus já se manifestou em sua vida?

Você tem sido um adorador completo: com sua vida, seus dízimos e talentos?

Como o Senhor se manifesta em nossos dias?

Quais os presentes que Jesus deseja em sua Epifania (manifestação, nascimento)?

 

Epifania do Senhor:

            A palavra Epifania significa a grande, a maior, manifestação de Deus. Na Bíblia Sagrada o Senhor se manifesta (fania) muitas vezes de muitas maneiras, mas em Cristo Jesus o Senhor se manifestou (Epifania) de uma forma muito especial e maior do que todas. Jesus veio ao mundo para nos salvar. Esta é a grande Epifania de Deus.  A Manifestação (Epifania) foi tão grande que até magos vieram do oriente para adorá-lo seguindo a estrela que os conduziu até o menino Jesus.

 

I. O que o Evangelho diz?

            O Senhor Jesus nasceu em Belém da Judéia, a cidade de Davi. Por causa do seu nascimento, vieram magos do Oriente a Jerusalém (1) com uma pergunta surpreendente (2): “Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo”.

            O que os magos sabiam? Sabiam que o Rei dos judeus havia nascido e que a estrela que viram no Oriente indicava este nascimento com segurança.

            A palavra “Mago” significa estudioso das estrelas (astrônomos). Provavelmente estes magos eram descendentes dos judeus que moraram 70 anos no Oriente, na Babilônia, ou descendentes de Israel que também foram levados pelo Império Assírio. Acreditamos que conheciam a profecia de Números: “Uma estrela procederá de Jacó” (Nm 24.17).

            Por revelação, seguem a estrela e chegam a Jerusalém. Um rei deveria nascer em uma grande e importante capital, onde estava o trono do rei.

            Toda Jerusalém e o rei Herodes ficaram alarmados com esta notícia (3). Como se tratava de uma profecia referente ao Messias, (4) Herodes convocou todos os principais sacerdotes e escribas do povo e lhes perguntou onde o Cristo deveria nascer. 

            Os religiosos respondem baseados em Miqueias 5.2: “E você, Belém, terra de Judá, de modo nenhum é a menor entre as principais de Judá; porque de você sairá o Guia que apascentará o meu povo, Israel.”

            Herodes chama os magos e pergunta o tempo exato em que a estrela lhes havia aparecido e os envia a Belém para procurar o recém-nascido. Ele ordena aos magos (8): “Vão e busquem informações precisas a respeito do menino; e, quando o tiverem encontrado, avisem-me, para eu também ir adorá-lo”.

            O projeto de Herodes era encontrar o menino e destruir a esperança e a profecia do povo de Judá.

            Os magos partem para Belém e veem a estrela que ia adiante deles. A estrela parou a onde o menino estava e lhes trouxe grande e intenso jubilo.

            Mateus 2.11 diz: “Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra”.

            Segundo Agostinho de Hipona o ouro significava a realiza de Cristo, o incenso sua função sacerdotal e a mirra seu sacrifício para nos salvar.

            Logo após, foram avisados em sonhos por Deus e seguiram por um outro caminho. Não retornaram a Herodes.

            Os magos foram os adoradores que sacrificaram suas vidas em uma longa e perigosa viagem. Sacrificaram o tempo, suas famílias e seus presentes. Foram adoradores completos. Fizeram todo sacrifício para adorar o Senhor Jesus, o menino de Belém que havia se manifestado em uma maravilhosa Epifania.

 

II. O que o Evangelho me diz?

·         O que o Evangelho está falando comigo hoje?

·         Os Magos receberam a revelação da Estrela e obedeceram: eu tenho sido uma pessoa obediente às direções de Deus?

·         Os magos tudo sacrificaram para adorar o menino Jesus: eu tenho realizado sacrifício de adoração?

·         Os magos adoraram com ouro, incenso e mirra. Eu tenho adorado com minhas ofertas e dízimos?

·         O Evangelho me diz que preciso ser um adorador completo. Não posso ficar medindo sacrifícios. Preciso ser fiel e obediente as revelações do Senhor, assim como os magos foram obedientes a revelação da estrela que viram no Oriente. Preciso adorar o Senhor de verdade. Com atitudes concretas.

 

III. Qual o compromisso que assumirei?

Depois deste estudo, qual o compromisso que assumirei com Deus?

Onde posso melhorar?

 

IV. O que digo a Deus depois da meditação neste Evangelho?

            Senhor. Obrigado por sua Santa Epifania. A Sua manifestação ao mundo como Filho de Deus trouxe salvação a todos os homens e mulheres que recebem Sua mensagem e aceitam o Seu Evangelho. Que sejamos como estrela que conduz as vidas ao Senhor Jesus. Que muitas vidas possa receber Jesus com uma grande Epifania em suas vidas. Por Cristo Jesus, seu Filho, na unidade do espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém.

 

Frase da Semana: “Tenho que ser um adorador com atitudes”.

 

Versículo para guardar no coração: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo”. (Mt 2.2). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário