segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Evangelho da Sagrada Família - Ano A

 

Sagrada Família

Do Egito chamei o meu Filho.

 Mateus 2.13-23

 

 

Qual a importância da família?

Como era a Família do Senhor Jesus?

Maria e José eram pessoas especiais?

Qual a missão de Maria e de José?

Qual a missão de sua família?

 

Família de Jesus:

            No primeiro domingo após o Natal celebramos a Família de Jesus. O Senhor foi acolhido por uma mãe amorosa e por um pai justo e santo que seguia sem vacilar a vontade de Deus para sua família. A família do Senhor foi santificada para a Missão. Por isso é chamada de Sagrada Família. Lemos o testemunho de José e de Maria e desejamos seguir seus exemplos.

 

I. O que o Evangelho diz?

Após os magos adorar o Senhor e lhes entregar os presentes, voltaram para o Oriente por outro caminho. Não retornaram a Herodes para revelar onde estava o Messias dos Judeus. Obedeceram a voz do anjo e preservaram o Senhor Jesus da morte precoce.

É neste momento que o anjo apareceu em sonho a José e disse (13): “Levante-se, tome o menino e a sua mãe e fuja para o Egito. Fique por lá até que eu avise você; porque Herodes há de procurar o menino para matá-lo”.

José, em obediência, tomou de noite o menino e a sua mãe e partiu para o Egito.

Foram refugiados no Egito por mais de 2 anos. Mateus diz que (15) Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelo Senhor, por meio do profeta: “Do Egito chamei o meu Filho”.

Permaneceram no Egito até a morte de Herodes. No Egito foram sustentados mediante as ofertas que receberam dos Magos: Ouro, Incenso e Mirra.

Herodes por sua vez, vendo-se iludido pelos magos, mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme as informações que havia recebido dos magos a respeito do tempo em que a estrela havia aparecido. Os magos avistaram a estrela dois anos antes. Por isso todos os meninos de dois anos para baixo foram mortos. Não somente de Belém, mas de todos os arredores, ou seja, em várias cidades da Judéia.

Mateus afirma que este acontecimento foi o cumprimento das profecias de Jeremias 31.15 (leia o texto).

Depois de uma longa peregrinação ao Egito, com a morte de Herodes, o anjo novamente aparece em sonho a José  e lhe diz (20): “Levante-se, tome o menino e a sua mãe e vá para a terra de Israel, porque os que queriam matar o menino já morreram”.

José em obediência retorna para Israel. Como soube que Arquelau reinava na Judeia em lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá.

Novamente é dirigido pelo anjo do Senhor e vai para a região da Galiléia. Lá foi morar em Nazaré novamente para se cumprir o que foi dito por meio dos profetas: “Ele será chamado Nazareno.”

A palavra Nazaré provém da palavra básica nctzer (renovo). Muitos profetas falaram do Messias como sendo o “Renovo” (cf. Is 11:1; Jr 23:5; 33:15; Zc 3:8; 6:12). Por isso Mateus diz que os profetas falaram “Ele será chamado Nazareno.” Ou seja, Ele será chamado o renovo, o remanescente.

 

II. O que o Evangelho me diz?

·         O que o Evangelho está falando comigo hoje?

·         José obedeceu e teve livramento. Sempre quando obedeço alcanço o livramento do Senhor.

·         Maria não questiona; apenas obedece as revelações que Deus dá a José, seu esposo. Ou seja, os dois foram obedientes à voz de Deus. Família obediente alcança os milagres do Senhor.

·         Tenho obedecido a Deus assim como a Sagrada Família?

·         Deus pode contar com minha vida, minhas ofertas e meus dízimos?

·         O Evangelho me diz que preciso obedecer as direções de Deus. Não posso agir pela emoção nem pela razão. Preciso agir pela revelação do Senhor. Desta forma alcançarei a paz e terei uma família abençoada. 

 

III. Qual o compromisso que assumirei?

Depois deste estudo, qual o compromisso que assumirei com Deus?

Onde posso melhorar?

 

IV. O que digo a Deus depois da meditação neste Evangelho?

            Senhor. Obrigado pelo testemunho da Sagrada Família. Obrigado porque o Senhor nos sustenta e governa mesmo em lugares difíceis e perigosos. Ajuda-me a obedecer a sua direção. Que meus passos sejam dados dentro de sua vontade. Para tua honra e glória. Por Cristo Jesus, seu Filho, na unidade do Espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém.

 

Frase da Semana: “Livramento e felicidade vem pelo caminho da obediência”.

 

Versículo para guardar no coração: “E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito.” (Mt 2.14). 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário