terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Evangelho do Natal do Senhor

 



Natal do Senhor

Não havia lugar para eles na hospedaria 

Lucas 2.1-14

 

 

O que é o Natal para você?

Como sua família celebrava o Natal em sua infância?

Como o mundo celebra o Natal?

Como podemos evangelizar no Natal?

 

Natal do Senhor:

            A Celebração do Natal tem início no dia 24 de dezembro ao por do sol e permanece durante 8 dias. Este tempo é chamado de oitava de Natal. O verdadeiro Natal é um culto que prestamos ao Senhor em reconhecimento ao seu grande amor em nos ter dado Seu filho Jesus. Só existe celebração do Natal se existe culto ao Senhor. Natal é muito mais do que uma festa de família. É celebração ao Senhor que nasceu.

 

I. O que o Evangelho diz?

O povo de Israel esperava a vinda do Cristo (Messias) que nasceria em Belém para salvar o mundo. O Natal fala da concretização dessa esperança.

Lucas 2.1-14 nos informa que um recenseamento obrigou José e Maria a saírem de Nazaré e irem a Belém, pois ele era da família de Davi (1-5).

Os vv.6,7 dizem que “Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias, e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria”.

            Lucas narra também a manifestação dos anjos aos pastores que estavam próximos de Belém e guardavam seu rebanho durante as vigílias da noite (8).

O texto informa que um anjo do Senhor desce onde eles estavam (9) e disse (10,11): “Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. O sinal dado foi a manjedoura (12).

            Logo em seguida, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem (13,14).

            Os pastores obedecem a voz do anjo e vão a Belém adorar o menino Jesus. 

            Esta é a mensagem de Natal: o Cristo que nasceu em Belém é o Salvador e Senhor. Ele não excluiu ninguém. Todos são chamados ao arrependimento e ao encontro com Deus.

 

II. O que o Evangelho me diz?

·         O que o Evangelho está falando comigo hoje?

·         Não havia lugar para eles na hospedaria. Hoje há lugar para Jesus em nosso coração e nas festas da nossa família?

·         Tenho vivido realmente o significado do Natal?

·         Tenho deixado tudo para ir adorar Jesus assim como os pastores fizeram?

·         Tenho sido testemunha da graça de Deus a todos os homens?

·         Natal só é alergia para todos os homens quando evangelizo. Tenho evangelizado os corações?

·         O Evangelho me diz que preciso divulgar a mensagem do Natal a todos os homens. Somente desta forma esta data será alegria para todos os povos. 

 

III. Qual o compromisso que assumirei?

Depois deste estudo, qual o compromisso que assumirei com Deus?

Onde posso melhorar?

 

IV. O que digo a Deus depois da meditação neste Evangelho?

            Senhor. Obrigado pelo Natal de Jesus. Desejo ser um evangelista para poder colocar a alegria do Natal em cada coração. Que eu possa viver a presença de Deus e compartilhar esta presença para todos os homens. Ajuda-me a viver o Evangelho de tal forma que Jesus venha nascer nos corações. Por Cristo Jesus, seu Filho que nasceu em Belém, na unidade do Espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém.

 

Frase da Semana: “Só existe Natal quando deixo Jesus nascer em minha vida e quando testemunho a graça do seu nascimento”.

 

Versículo para guardar no coração: “Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. (Lucas 2.10,11). 

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário