quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Evangelho do 32º Domingo Comum - A Parábola das dez virgens - Mateus 25.1-13

 


32º Domingo Comum

A Parábola das dez virgens

Mateus 25.1-13

 

Você é uma pessoa prudente em sua vida espiritual?

O que é uma pessoa imprudente espiritualmente?

 

32º Domingo Comum – Ano A: O Evangelho nos desafia a vigiar. Não sabemos a hora que o Senhor vem, por isso precisamos andar preparados, com o azeite em nossas lâmpadas para aguardar a chegada do Noivo Jesus que voltará em breve para buscar a Igreja.

 

I. O que o Evangelho diz?

Esta parábola do Senhor foi proferida na Semana Santa quando aguardava sua paixão e morte. Pertence aos seus sermões escatológicos (sermões que falam sobre a vinda do Senhor). A Igreja, nesta parábola, não é apresentada como a noiva, mas como as damas de honra. Estas damas acompanhavam o esposo quando ia buscar a noiva parta a festa de casamento.

Como a festa começava à noite, existia uma procissão de velas iluminando o noivo. Por isso o Senhor Jesus diz que “o Reino dos Céus será semelhante a dez virgens que, pegando as suas lamparinas, saíram a encontrar-se com o noivo” (1).

A parábola deixa claro que o mesmo número de imprudentes era o número das prudentes (2). 

As virgens são chamadas de imprudentes porque “ao pegar as suas lamparinas, não levaram óleo consigo”. Mas as prudentes, além das lamparinas, levaram óleo nas vasilhas (3,4). Levaram dois objetos: a lamparina e a vasilha de azeite. 

Estas lamparinas eram alimentadas por azeite de oliva. À medida que o fogo permanecia acesso, ele ia consumindo o azeite. Por isso a necessidade de ter azeite reserva para ir enchendo as lamparinas toda vez que era queimado e abaixava o nível.

            O noivo demorou e todas dormiram (5). Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: “Eis o noivo! Saiam ao encontro dele!” Então todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas lamparinas” (6). Observe que as lamparinas estavam muito tempo acessas e o azeite já estava no final. Provavelmente já havia transcorridos 6 horas.

            As imprudentes não tinham azeite reserva e suas lâmpadas estavam apagando.  Por isso pedem azeite as prudentes. Com sabedoria as prudentes respondem: “Não! Porque então vai faltar tanto para nós como para vocês! Vão aos que o vendem e comprem óleo para vocês” (7-9). Foi uma resposta sábia e dura.

Interessante que a noite não existia mercado de azeite aberto. Mas ainda assim elas saem para tentar comprar. Contudo, o noivo chega, as que estavam preparadas entraram com ele para a festa do casamento e a porta se fecha (10). Infelizmente um dia a porta da graça será totalmente fechada. Não haverá mais tempo para preparação espiritual.

Jesus diz que “mais tarde, chegaram as virgens imprudentes, dizendo: “Senhor, senhor, abra a porta para nós!” (11). Observem que elas conseguiram o azeite, mas agora era tarde.

Elas receberam apenas uma palavra do noivo (12): “Em verdade lhes digo que não as conheço.” 

Infelizmente as virgens imprudentes não eram conhecidas pelo noivo e não puderam entrar na festa de casamento.

Esta parábola tem apenas uma aplicação: Jesus termina dizendo (13) “Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora”.

 

II. O que o Evangelho me diz?

·         Precisamos nos preparar para receber o noivo que virá buscar a Igreja.

·         Existem damas prudentes e damas imprudentes. Preciso saber em que grupo tenho permanecido com minha vida e minhas atitudes.

·         Minha vasilha de azeite precisa estar cheia para sempre alimentar o fogo da fé em minha lamparina.

·         Não posso prejudicar minha vida espiritual por causa dos discípulos imprudentes. Não posso desanimar com eles, nem ter minha fé apagada. Cada um precisa cuidar do seu próprio azeite.

·         Preciso aceitar o fato de que um dia a porta da graça será fechada definitivamente.

·         Preciso trabalhar para nunca ouvir a frase: “Eu não o conheço”!

·         Todos os dias preciso ouvir o Senhor dizendo: “Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora”.

 

III. Qual o compromisso que assumirei?

Depois deste estudo, qual o compromisso que assumirei com Deus?

Onde posso melhorar?

 

IV. O que digo a Deus depois da meditação neste Evangelho?

      Senhor. Que eu seja prudente e vigilante. Que minha vasilha esteja sempre cheia de azeite para aguardar a volta do Senhor. Que nunca venha deixar o zelo pelas coisas espirituais se esfriar e esmorecer. Ajuda-me a ser prudente, pois sei que em breve o Senhor voltará para buscar Tua santa Igreja. Por seu Filho amado Jesus, na Unidade do Espírito Santo, um só Deus agora e sempre. Amém.

 

Frase da Semana: Tenho que permanecer prudente esperando a volta do Senhor.

 

Versículo para guardar no coração: “Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora.” (Mateus 25.13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário