terça-feira, 14 de novembro de 2023

Evangelho do 33º Domingo Comum - A Parábola dos Talentos - Mateus 25.14-30

 


33º Domingo Comum

A Parábola dos Talentos

Mateus 25.14-30

 

Como você tem investido sua vida?

Você sente que tem vivido de acordo com a vontade de Deus?

 

33º Domingo Comum – Ano A: O Evangelho de Hoje nos alerta que o Senhor nos deu talentos e um dia virá para que possamos prestar contas. Precisamos usar todos os nossos talentos para a glória de Deus. Que nossa vida seja para o serviço, a missão e o Louvor do Senhor.   

 

I. O que o Evangelho diz?

Jesus usa a parabólica do talento para revelar a necessidade de se viver à vida segundo a vontade de Deus.

Na Bíblia a palavra Talento é uma medida. E equivale a 43 quilos. Não é uma moeda, mas uma medida de peso.

Nesta parábola o talento não é um dom que a pessoa recebe de Deus, mas a sua própria vida que precisa ser vivida para o Reino de Deus.

Na parábola os três servos recebem a quantidade de talentos segundo a sua capacidade (15): “a um deu cinco talentos, a outro deu dois e a outro deu um, de acordo com a capacidade de cada um deles”. Cada pessoa na terra recebe um tempo de vida para ser vivido.

Os dois servos prudentes negociaram seus talentos e ganharam 100% do investimento que fizeram (16-17). “Mas o servo que tinha recebido um talento, saindo, fez um buraco na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor” (18).

O problema é que todos tiveram que prestar contas do que fizeram com seus talentos (suas vidas). Os dois servos prudentes apresentam seus resultados e recebem as seguintes palavras de seu senhor: “Muito bem, servo bom e fiel; você foi fiel no pouco, sobre o muito o colocarei; venha participar da alegria do seu senhor”. Viveram a vida conforme a vontade de Deus e cresceram na fé e nas virtudes.

O servo que havia enterrado o seu talento demonstrou não conhecer o senhor, perdeu os talentos que tinha e a oportunidade da salvação.

O seu senhor lhe (26): “Servo mau e preguiçoso! Você sabia que eu colho onde não plantei e ajunto onde não espalhei? Então você devia ter entregado o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. — “Portanto, tirem dele o talento e deem ao que tem dez. Porque a todo o que tem, mais será dado, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. Quanto ao servo inútil, lancem-no para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes”.

Foi chamado de servo inútil porque não viveu a vida de acordo com a vontade do Senhor e foi lançado nas trevas onde “haverá choro e ranger de dentes”.

 

II. O que o Evangelho me diz?

·         Tenho que ver minha vida como um talento que Deus investiu em mim.

·         Minha vida precisa ser vivida para a glória de Deus.

·         Terei que prestar contas de tudo que fizer com minha vida.

·         Não posso enterrar minha vida no pecado e em uma vida sem sentido.

·         O uso indevido da minha vida poderá resultar em perda da salvação eterna.

 

III. Qual o compromisso que assumirei?

Depois deste estudo, qual o compromisso que assumirei com Deus?

Onde posso melhorar?

 

IV. O que digo a Deus depois da meditação neste Evangelho?

            Senhor. Ajuda-me a viver a vida segundo a Tua vontade. Aceito a vida como um talento recebido de suas mãos. Com a tua graça poderei viver da melhor forma possível e fazer Tua vontade em todas as áreas da minha vida. Preciso do Senhor sempre. Por Cristo Jesus, Teu único Filho, na unidade do Espírito Santo, agora e sempre. Amém.

 

Frase da Semana: Tenho que viver a vida com sabedoria fazendo a vontade de Deus.

 

Versículo para guardar no coração: “a um deu cinco talentos, a outro deu dois e a outro deu um, de acordo com a capacidade de cada um deles” (Mateus 25.15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário