terça-feira, 21 de novembro de 2023

Evangelho do Domingo da Solenidade de Jesus, Rei do Universo - O Rei que julgará - Mateus 25.31-36


 Jesus, Rei do Universo

O Rei que julgará

Mateus 25.31-36

 

 

Quais são as atribuições de um rei na antiguidade?

O Senhor Jesus já é rei de sua vida?

Como demonstramos ao mundo que o Senhor Jesus é o nosso rei?

 

Jesus, Rei do Universo – Ano A: O Evangelho de Hoje está dentro da Solenidade de Cristo, o Rei dos Reis. O Rei do Universo. Este é o último domingo do calendário cristão e encerra o ano declarando que o fim de todas as coisas é o Rei Jesus.

Iremos comparecer diante do Rei para recebermos nossos galardões segundo nossas obras e os ímpios irão comparecer para receber o castigo eterno. São dois momentos distintos. O Evangelho de hoje revela que nossa salvação é reconhecida em nossas atitudes diante do nosso próximo. Por isso precisamos crer e viver o Evangelho do Senhor.

 

I. O que o Evangelho diz?

Jesus usa a parabólica para revelar que um dia ele virá em glória, como Rei, para julgar todos as nações (31, 32).

Neste julgamento Ele porá (33) as ovelhas à sua direita e os cabritos, à sua esquerda.

As ovelhas significam os salvos e os cabritos as pessoas perdidas.

A situação das ovelhas e dos cabritos são as mesmas: Eles encontraram com Jesus sofrendo.

Contudo, as ovelhas, mesmo não conhecendo Jesus, deram auxílio e socorro. Os cabritos simplesmente ignoraram o apelo de jesus, pois também não sabiam que era Jesus.

Observe o que o Rei dirá para as ovelhas (34): “Venham, benditos de meu Pai! Venham herdar o Reino que está preparado para vocês desde a fundação do mundo”. 

Ele teve fome, sede, era forasteiro, estava nu, enfermo e preso e tiveram a assistência das ovelhas.

A parábola diz que 37 — os justos perguntarão: “Quando foi que vimos o senhor com fome e lhe demos de comer? Ou com sede e lhe demos de beber? 38E quando foi que vimos o senhor como forasteiro e o hospedamos? Ou nu e o vestimos? 39E quando foi que vimos o senhor enfermo ou preso e fomos visitá-lo?”

A reposta o Rei é direta e clara: 40 — “Em verdade lhes digo que, sempre que o fizeram a um destes meus pequeninos irmãos, foi a mim que o fizeram.”

Para os cabritos o Rei dirá: 41 —“Afastem-se de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. 42Porque tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e vocês não me deram de beber; 43sendo forasteiro, vocês não me hospedaram; estando nu, vocês não me vestiram; achando-me enfermo e preso, vocês não foram me ver.”

Eles também não sabiam que era Jesus (44) — E eles lhe perguntarão: “Quando foi que vimos o senhor com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não o socorremos?”

Deixaram de fazer aos pequeninos (O Rei diz: foi a mim que o deixaram de fazer) e irão para o castigo eterno, e os justos irão para a vida eterna.

Foram julgados segundo as obras, mas fizeram as obras não porque sabiam que era Jesus, mas por causa da natureza mudada de suas vidas.

O Salvo naturalmente produz frutos de salvação.

 

II. O que o Evangelho me diz?

·         Tenho que ver minha vida como um talento que Deus investiu em mim.

·         Tenho sido misericordioso para com o próximo?

·         Tenho servido na Deus na pessoa do próximo?

·         Me preocupa a situação dos pobres, refugiados e da Igreja perseguida?

·         Preciso ser ovelha e naturalmente me preocupar com Jesus que muitas vezes vem disfarçado em situações de sofrimento.

·         Minha atitude demonstra se sou ovelha ou cabrito.

·         São pelos frutos que seremos separados para avida eterna ou para a morte eterna.

·         A Salvação é pela graça e o salvo produz frutos de misericórdia.

 

III. Qual o compromisso que assumirei?

Depois deste estudo, qual o compromisso que assumirei com Deus?

Onde posso melhorar?

 

IV. O que digo a Deus depois da meditação neste Evangelho?

            Senhor. Ajuda-me a viver a vida segundo a Tua vontade. Desejamos te servir na pessoa do próximo. Desejamos, como ovelhas, nos preocupar com a Igreja perseguida e com todos que necessitam de nossa atenção, oração e serviço. Por Cristo Jesus, Teu único Filho, na unidade do Espírito Santo, agora e sempre. Amém.

 

Frase da Semana: “Sirvo a Deus na pessoa do próximo”.

 

Versículo para guardar no coração: ““Em verdade lhes digo que, sempre que o fizeram a um destes meus pequeninos irmãos, foi a mim que o fizeram.” ” (Mateus 25.40).

Nenhum comentário:

Postar um comentário