terça-feira, 28 de novembro de 2023

Evangelho do 1º Domingo do Advento Digo a vocês, digo a todos: vigiem! Marcos 13.33-37

 



1º Domingo do Advento

Digo a vocês, digo a todos: vigiem!

Marcos 13.33-37

 

Introdução:

            O que é o Advento para você?__________

            O Advento é uma data muito especial. São os quatro domingos que antecedem o Natal do Senhor. É um tempo de caminhada na oração e no jejum que nos prepara para festejar devidamente o Natal: o culto ao Senhor Jesus que nasceu para nos salvar.

            O Advento é também o início do Ano Cristão (Calendário Cristão). É semelhante ao Rosh Hashaná dos judeus (ano novo judaico).

            Nos dois primeiros domingos meditamos sobre o Senhor Jesus que virá buscar a Igreja (o segundo Advento) e nos últimos dois domingos no nascimento do Senhor (primeiro Advento).

            O Advento fala do Cristo que veio, que vem todos os dias e que virá para buscar a Igreja. Por isso que Advento e Natal são também tempos proféticos.

            O tema do primeiro domingo é a Vigilância.

 

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)

            O que relata o texto do Evangelho?_______

 

O Evangelho de Marcos 13.33-37 apresenta o discurso de Jesus sobre seu retorno. É um sermão escatológico (que fala de coisas futuras).

Jesus diz aos seus discípulos (33): “— Estejam de sobreaviso e vigiem, porque vocês não sabem quando será o tempo”. Nenhum discípulo sabia o tempo do retorno do Messias. Por isso suas vidas precisariam ser de vigilância constante.

O Senhor cita a parábola de um “homem que, ausentando-se do país, deixa a sua casa, dá autoridade aos seus servos, a cada um a sua obrigação, e ao porteiro ordena que vigie”. Este porteiro não sabe a hora que o dono da casa voltará. Precisará ficar atento e sem dormir para prontamente abrir a porta.

Jesus diz (35,36): “Portanto, vigiem, porque vocês não sabem quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã; para que, vindo ele inesperadamente, não encontre vocês dormindo”.

A preocupação pedagógica de Jesus era deixar seus discípulos em sobreaviso (37): “O que, porém, digo a vocês, digo a todos: vigiem”!

 

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)

            O que Deus falou com você neste Evangelho? ________________

            O texto do Evangelho me ensinou muitas coisas:

·         Preciso ter como estilo de vida a vigilância com relação a volta do Senhor.

·         Este estilo de vida não é causado pelo medo, mas pela preparação constante.

·         Todos os dias minha vida precisa ser santa.

·         Viver vigiando a volta do Senhor gera qualidade de vida excepcional: passo a ter uma vida com propósito.

·         Sei que o melhor virá a qualquer momento. O melhor é o retorno do Senhor Jesus.

·         Devo olhar para o tempo do Advento e do Natal e meditar: assim como o Senhor prometeu aos profetas e nasceu em Belém para nos salvar, assim também Ele prometeu que retornaria e retornará a qualquer momento para buscar a igreja.

 

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)

            Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:____________

Senhor. Obrigado pela graça do Tempo do Advento. Consagramos nossa vida para que seja cheia da sua vida e graça. Prepara o nosso coração para o Natal do Senhor e para o encontro com Cristo que voltará para buscar a Igreja. Desejamos estar vigilantes e atentos aos teus sinais. Amamos-te e aguardamos Teu retorno. Vem Senhor. Maranata! Por Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém.

 

Conclusão:

            Podemos ter um maravilhoso Natal neste ano se nos prepararmos espiritualmente esperando o Senhor que voltará para buscar a Igreja. Tempo do Advento é tempo de Oração e Jejum. Façamos uma Campanha de oração, um voto, uma abstinência de alimentos específicos. Que nosso compromisso com Deus e com o próximo possa preparar o nosso coração para o Senhor que veio, que vem e que virá para buscar a Igreja. Tenha um abençoado tempo de Advento.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário