segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Evangelho do 2º Domingo do Advento - Tempo de Arrependimento - Marcos 1.1-8

 


2º Domingo do Advento

Tempo de Arrependimento

Marcos 1.1-8

 

Introdução:

            O que significa a palavra arrependimento? Arrependimento é diferente de remorso?________

            O primeiro Domingo do Advento nos convidou a vigilância, pois a qualquer momento o Senhor retornará para buscar a Igreja.

            Diante da volta iminente do Senhor, a nossa preparação começa com o arrependimento.

            Nas semanas que antecedem o Natal é normal ver pessoas pintando suas casas, lavando as portas e dando uma especial faxina pata tudo ficar bonito e impecável pera o Natal.

            É exatamente esta faxina e pintura que precisamos dar em nosso espírito, alma e corpo.  O arrependimento é o melhor caminho.

Olhe para sua vida e veja onde precisa mudar. Caminhe nesta espiritualidade da autoavaliação neste tempo do Advento.

 

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)

            O que relata o texto do Evangelho? _______

 

O Evangelho de Marcos 1.1-8 fala do ministério do Senhor Jesus a partir do trabalho profético de João Batista.

Assim como esperamos Jesus que voltará, as pessoas esperavam o messias prometido que chegaria a qualquer momento.

O trabalho de João Batista foi anunciar e preparar os corações das pessoas para esta chegada do Messias.

Ele é o profeta anunciado por Isaias: “Eis que envio o meu mensageiro adiante de você, o qual preparará o seu caminho. Voz do que clama no deserto: Preparem o caminho do Senhor, endireitem as suas veredas.” (2,3).

Isaías 40.3-5 diz: “ Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. Todo vale será exaltado, e todo monte e todo outeiro serão abatidos; e o que está torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará. E a glória do Senhor se manifestará, e toda carne juntamente verá que foi a boca do Senhor que disse isso”.

Por isso que João Batista apareceu no deserto, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados, pois a melhor forma para receber o messias é o arrependimento.

A unção de Deus na vida de João foi tão grande que “toda a região da Judeia e todos os moradores de Jerusalém iam até ele confessando os seus pecados, e eram batizados por ele no rio Jordão” (5). 

As pessoas creram em João e se prepararam através do arrependimento para receber Jesus.

O excêntrico João que usava roupa feita de pelos de camelo, tinha um cinto de couro e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre, pregava com autoridade dizendo: “— Depois de mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de, curvando-me, desamarrar as correias das suas sandálias. 8Eu batizei vocês com água; ele, porém, os batizará com o Espírito Santo” (7,8).

O arrependimento preparou os corações para o encontro com o Messias.

 

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)

            O que Deus falou com você neste Evangelho? ______________

            O texto do Evangelho me ensinou muitas coisas:

 

·         Os profetas do Antigo Testamento pregaram a Palavra e Jesus nasceu. João pregou a Palavra e Jesus apareceu. Hoje precisamos pregar a palavra que Jesus voltará a qualquer momento para buscar a Igreja.

·         Precisamos trilhar o caminho do arrependimento pois o Senhor voltará.

·         Arrependimento significa retorno para Deus. Precisamos ver qual área de nossa vida está longe dos princípios do Senhor.

·         O arrependimento precisa ser nosso estilo de vida. Que estejamos sempre voltando para os pés do Senhor.

·         O Tempo do Advento do Natal precisa ser marcado por uma profunda espiritualidade de arrependimento.

 

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)

            Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:__________

            Senhor. Sabemos que seu Filho Nasceu em Belém para nos salvar. Manifestou-se ao mundo em seu Batismo e anunciou o Reino. Sabemos também que em breve voltará para buscar a Igreja. Desejamos ter um coração bom e preparado para o retorno do Senhor. Ajuda-nos neste tempo do Advento a termos uma vida de perdão e arrependimento. Voltamos-nos para o Teu Reino e desejamos fazer a Tua santa vontade. Por Jesus nosso Senhor, na unidade do espírito Santo, um só Deus agora e sempre. Amém.

 

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus? _________________________________________

 

Conclusão:

            Esta é a segunda semana do Advento. Nossa casa começou a se preparar para o Natal. Mas o principal é que nossa vida esteja preparada pelo arrependimento. Que possamos fazer uma faxina em nossa vida e voltar a ser o que o Senhor deseja. Um abençoado tempo de Advento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário