terça-feira, 4 de dezembro de 2018

2º Domingo do Advento - Ano C


Resultado de imagem para segundo domingo do advento gfs animado
2º Domingo do Advento
Toda Carne verá a Salvação de Deus
Lucas 3.1-6

            O 2º Domingo do Advento nos leva a ouvir a mensagem de João preparando o caminho do Senhor. O tema desta segunda semana é Arrependimento. Na primeira semana do advento o tema foi Vigilância. Sabemos que o Senhor voltará, estamos em vigilância, e nos arrependemos de todos os pecados para poder encontrar com o Senhor que virá nas nuvens buscar a igreja.
            Os profetas esperavam o nascimento do Senhor; João Batista esperava a manifestação do Senhor e nós esperamos o retorno do Senhor. Todos nós vivemos um tempo de advento.
E a melhor forma de esperar o Senhor é o arrependimento (metanóia = mudança de mente, deixar a vida de pecado, retirar o pecado da cabeça).

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)
O que relata o texto do Evangelho?_________________________________

Lucas começa por situar o quadro de João Batista num determinado enquadramento histórico. Nomeia sete personagens (desde o imperador Tibério César, até ao sumo sacerdote Caifás), num esforço de situar no tempo os acontecimentos da salvação. Ele demonstra que o ministério do Senhor Jesus não é uma lenda, mas é uma história concreta, com acontecimentos concretos, que podem ser ligados a um determinado momento histórico e a uma terra concreta (1,2): “No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos governador da Judéia, Herodes, tetrarca da Galiléia, seu irmão Filipe, tetrarca da região da Ituréia e Traconites, e Lisânias, tetrarca de Abilene, 2 sendo sumos sacerdotes Anás e Caifás”.
A enumeração é solene. Todos os grandes responsáveis estão em cena: o poder central, com o imperador Tibério e o seu prefeito Pôncio Pilatos; o poder local, com Herodes, Filipe e Lisânias; o poder religioso, com os sumo-sacerdotes Anás e Caifás. Diante deles aparece um homem seminu, sem qualquer poder humano (João Batista), mas que ficou para sempre na história por ser aquele que preparou o caminho do Senhor Jesus. O que restou dos poderosos? Nada, apenas ruínas, recordações dos seus nomes e, mesmo assim, não por causa deles, mas de João e de Jesus, que cruzaram os seus caminhos.
            Neste momento concreto da história (provavelmente nos anos 27,28 dC) “veio a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto” (2).
            No deserto que João vivia (provavelmente na comunidade dos Essênios que era um grupo de monges judeus que moravam em Qumram, no Sul de Israel), veio a palavra de Deus. João é o ultimo profeta da antiga aliança e teve a missão de preparar o caminho do Senhor. Em um tempo escolhido por Deus, ele começa a receber mensagens proféticas sobre seu ministério.
            A partir da revelação de Deus e da voz profética, (3) “Ele percorreu toda a circunvizinhança do Jordão, pregando batismo de arrependimento (metanóia = mudança de mente) para remissão de pecados”. Todos os arrependidos deveriam ser batizados (judeus ou gentios) para terem seus pecados cancelados e remidos. João reúne um povo que depois seguirá o Senhor Jesus.
Alguns discípulos de João se tornaram apóstolos de Jesus (por exemplo, o apóstolo André).
            A missão de João foi profetizada por Isaías 40.3-5. Ele foi a voz que clamou no deserto. Sua missão foi preparar o caminho do Senhor e endireitar as veredas nas quais o messias iria percorrer. Este caminho foi o coração das pessoas.
            A profecia dizia (5.6): “Todo vale será aterrado. Serão nivelados todos os montes e outeiros; os caminhos tortuosos serão retificados, e os escabrosos, aplanados; e toda carne verá a salvação de Deus”.
            Os vales, os montes, os caminhos tortuosos e os escabrosos são os corações das pessoas sem a salvação. Através da mensagem de João e do aparecimento de Jesus, toda a carne veria a salvação.

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)
O que Deus falou com você neste Evangelho? __________________________

·         O nascimento do Senhor Jesus não foi uma lenda. Sua volta para buscar a igreja também não é. Por isso tenho que me preparar para o retorno (Parusia) do Senhor.
·         Todos os poderosos e “estrelas” do mundo desaparecerão. Por isso preciso focar minha vida unicamente em Jesus.
·         João Batista recebeu a palavra do Senhor quando estava morando no deserto. Que a Palavra do Senhor venha também sobre minha vida todos os dias. Para isso, preciso ler a Bíblia todos os dias (três capítulos por dia).
·         Deus escolheu João Batista com um propósito especifico. Assim também preciso saber qual o propósito de Deus para minha vida hoje.
·         João foi obediente e percorreu toda a Judeia pregando. Preciso ser obediente e fazer a vontade de Deus.
·         João pregava o arrependimento. Minha mensagem precisa levar as pessoas ao arrependimento de seus pecados.
·         A profecia dizia que todo vale seria aterrado, e, nivelados todos os montes e outeiros; os caminhos tortuosos seriam retificados, e os escabrosos, aplanados. O caminho precisaria ficar perfeito. Qual área da minha vida ainda precisa ser nivelada?
·         Todas as pessoas precisam ver a salvação de Deus. Preciso trabalhar para que a missão de Deus no mundo seja cumprida e todos os povos, línguas e nações conheçam Jesus. O que eu tenho feito por missões?

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)
Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:________________________

Senhor. Desejo viver este tempo do Advento olhando para o Senhor e Salvador da minha vida. Sei que o Senhor nasceu, viveu, morreu e ressuscitou. Sei também que o Senhor voltará para buscar a igreja. Que eu seja fiel a minha missão assim como foi João Batista. Que eu receba Sua Palavra todos os dias através da disciplina da leitura bíblica diária. Que minha vida seja um convite ao arrependimento e que através de mim, as pessoas possam ver a salvação de Deus. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, na Unidade do Espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém.  


IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus? _

Conclusão:
            Estamos na segunda semana do Advento. Nosso tema tem sido a volta do Senhor. A melhor forma de comemorar o Natal é celebrando o nascimento do Senhor e anunciando o seu retorno para buscar a salvar a igreja. Que o natal do mundo (glutonaria e embriagues) não venha obscurecer o verdadeiro Natal do Senhor Jesus.






Nenhum comentário:

Postar um comentário