sábado, 29 de dezembro de 2018

Epifania do Senhor - Ano C



Epifania do Senhor
Viemos Adorar o Rei dos Judeus!
Mateus 2.1-11


A palavra Epifania significa “Manifestação de Jesus”. É uma festa cristã mais antiga do que a festa do Natal. Lembra Jesus sendo manifestado ao mundo em três momentos: a) através da estrela que busca os Magos no Oriente, b) em seu Batismo mediante a voz do Pai e da vinda do Espírito Santo em forma corpórea de pomba c) e através de Seu primeiro milagre transformando água em vinho em Caná da Galiléia.  Hoje veremos a manifestação de Jesus em nossa vida.

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)
O que relata o texto do Evangelho?____________

O Evangelista Mateus (2.1-12) relata que uns magos vieram do Oriente adorar Jesus e o procuram em Jerusalém (1,2).
Eram astrólogos mesopotâmios que conheciam o messianismo judaico. Provavelmente conheciam a profecia de Números 24.17 onde fala da Estrela de Belém: “Eu o vejo, mas não agora; eu o avisto, mas não de perto. Uma estrela surgirá de Jacó; um cetro se levantará de Israel.”
 Diante da procura dos magos (não sabemos se eram reis e nem se eram três) Herodes e os habitantes da cidade ficam alarmados com suas palavras (3).
Os sacerdotes e escribas são convocados para dar uma explicação bíblica sobre este fato e informar com precisão o local onde o Messias deveria nascer (4). Eles citam Miquéias 5.2 informando que o local escolhido por Deus era Belém (5,6).
Herodes se informa com os magos quanto ao tempo em que a estrela aparecera e os envia a Belém dizendo: “Ide informar-vos cuidadosamente a respeito do menino; e, quando o tiverdes encontrado, avisai-me, para eu também ir adorá-lo” (8). Tudo indica que os magos viram a estrela dois anos antes.
Os magos partem e reencontram a estrela que haviam visto no oriente (9), e ela estaciona exatamente onde estava o menino Jesus. Eles entram na casa e adoram com ouro, incenso e mirra (11).
Logo após voltam por outro caminho ao Oriente não comunicando nada a Herodes (12).
Foi uma ação da graça de Deus que dirigiu os passos dos magos. A estrela de Belém fala diretamente desta graça.

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)
O que Deus falou com você neste Evangelho? ___

·         O esforço dos magos precisa ser sinal e motivação para a minha adoração.
·         Deus alcança qualquer pessoa, inclusive astrólogos mesopotâmios. Isso significa que não devo desistir de ninguém. Qualquer pessoa pode ser alcançada pela graça do Senhor.
·         A minha fé e a minha experiência podem alarmar os outros, assim como a fala dos magos alarmou Herodes e os habitantes de Jerusalém. Por isso não posso parar de testemunhar.
·         A Bíblia me indica o caminho certo, assim como indicou o local do nascimento do Messias. Preciso assumir um compromisso diário com a Palavra de Deus.
·         Preciso me prevenir contra os Herodes de hoje. São os falsos adoradores que desejam destruir minha fé em Jesus.
·         A estrela simboliza o Espírito Santo que me conduz até a pessoa de Jesus Cristo. Preciso que esta estrela conduza meu caminho.
·         Os magos voltam por outro caminho. Preciso ser dirigido pelo Espírito Santo e caminhar somente onde Deus deseja.

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)
Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:_

Senhor. Nesta comemoração da Epifania de Jesus, desejo me esforçar como os magos para prestar a Deus uma perfeita adoração. Quero também estar disponível para evangelizar todas as pessoas, sabendo que sua Graça pode alcançar a todos. Que eu nunca pare de testemunhar. Que eu procure sempre em sua palavra a direção certa para o meu caminho. Que eu venha ser dirigido pela Estrela de Belém que é o Espírito Santo de Deus em minha vida. Que minha fé seja totalmente dirigida pelo Senhor e que seja resultado de uma real Epifania. Por Cristo Jesus nosso Senhor na Unidade do Espírito Santo. Amém.

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus? _

Conclusão:
            A Epifania do Senhor fala da manifestação de Deus na pessoa do Senhor Jesus. Que possamos ser dirigidos pelo Senhor e reconhecer que Jesus é Deus em nossa vida. Que sua Epifania seja sempre real em nossa história. Que estejamos dispostos a viver o Evangelho da Manifestação de Deus no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário