segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

4º Domingo do Advento - Ano C


Resultado de imagem para Maria encontra com Isabel
4º Domingo do Advento
O Encontro com o Natal do Senhor
Lucas 1.39-45


Estamos no 4º Domingo do Advento. O nosso Senhor veio nos visitar. O Evangelho narra o encontro de Maria com Isabel e a ação do Espírito Santo na vida destas duas mulheres. O Natal é um encontro com Deus que veio nos visitar para nascer, pregar o Reino de Deus, morrer e ressuscitar ao terceiro dia. Assim como o Encontro de Maria e Isabel foi cercado de tantos milagres, assim também o encontro com o Natal do Senhor marca um novo início da nossa trajetória de fé.

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)
O que relata o texto do Evangelho?__________

O Evangelho relata o encontro de Maria e Isabel. O anjo Gabriel havia informado a Maria que sua prima, já idosa, estava grávida por um milagre de Deus. Aquela que todos diziam que não poderia ter filho, já estava grávida de seis meses.
Maria deixa sua casa em Nazaré e vai apressadamente em direção as montanhas da Judéia. Esta região montanhosa onde Isabel morava com o sacerdote Zacarias chama-se Ein-Karem.
Porque Maria foi ao encontro de Isabel? Para ajudá-la até ao nascimento de João Batista; para contemplar o sinal dado pelo anjo Gabriel e ser ministrada por sua prima.
Maria, ao receber a palavra do anjo, (39) “foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá”. Teve pressa para estar com usa prima.
Como judia, saudou Isabel com o Shalon (40). Com sua saudação (41) a criança estremeceu no ventre e Isabel ficou possuída do Espírito Santo.
Maria estava grávida de Jesus Cristo e tomada pelo Espírito Santo. Por isso, em sua simples saudação, comunicou o Espírito Santo a sua prima.
Cheia do Espírito Santo, Isabel ministra sobre a realidade espiritual que Maria estava vivendo. Ela diz (42): “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre”!O Espírito Santo revela a felicidade que era Maria e seu Filho.
Isabel percebe a grandeza espiritual da visita de Maria (43): “E de onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Senhor”? Logo em seguida testemunha (44): “Pois, logo que me chegou aos ouvidos a voz da tua saudação, a criança estremeceu de alegria dentro de mim”.
A Fé de Maria foi o grande diferencial em sua vida. Isabel afirma dizendo (45): “Bem-aventurada a que creu, porque serão cumpridas as palavras que lhe foram ditas da parte do Senhor”.
Todas as palavras de Deus para vida de Maria seriam cumpridas, pois ela creu no Senhor e se deixou ser usada para Sua glória.

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)
O que Deus falou com você neste Evangelho? ____

·         Isabel não podia ter filho, mas ficou grávida de João Batista. Preciso crer que o impossível para os homens é possível para Deus.
·         Não posso colocar empecilhos para fazer a obra de Deus. Maria deixa sua casa, em Nazaré, e vai em direção as montanhas da Judéia. Preciso fazer o que Deus me orienta, sem medo dos obstáculos e dificuldades.
·         Preciso me preocupar com os outros, assim como Maria se preocupou com a gestação de Isabel. 
·         A obra de Deus tem se feita com plena disposição. Não posso ficar perdendo tempo. Maria foi apressadamente à região montanhosa. Eu também preciso tomar posição e fazer o que Deus deseja sem ficar procrastinando (enrolando).
·         Preciso ser agente de Deus para comunicar o Espírito Santo na vida das pessoas assim como Maria comunicou sobre a vida de Isabel.
·         Preciso ser cheio do Espírito Santo. Só posso oferecer o que possuo.
·         Preciso crer para ser bem-aventurado. O que vai mudar minha vida é a fé absoluta na grandeza de Deus.
·         O Natal é um tempo de renovar nossa fé nas promessas de Deus e em seu amor.

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)
Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:_

Senhor. Ajuda-me a viver este tempo de Natal crendo que o impossível para os homens é possível para Deus. Não me deixes colocar empecilhos diante de Sua soberana vontade. Que eu não tenha medo das dificuldades e obstáculos. Que eu tenha uma genuína preocupação com o meu próximo e saiba viver disposto a fazer Tua vontade em todas as áreas de minha vida. Que eu, cheio do Espírito Santo, possa comunicar esta bênção na vida de todas as pessoas que me cercam. Sei que serei bem-aventurado, assim como Maria, se crer unicamente nas Palavras do Senhor para minha vida. Por Cristo Jesus, nosso Senhor, na Unidade do espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém.

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus? _

Conclusão:
            Na primeira semana do Advento meditamos na vigilância, na segunda meditamos no arrependimento, na terceira na Alegria e agora no encontro com o Natal do Senhor. Que nosso coração esteja preparado para celebrar o Santo Natal olhando para o autor e consumador da nossa salvação. Feliz e Santo Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário