segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Natal do Senhor - Ano C


Imagem relacionada
Natal do Senhor
Relatos do Natal do Senhor
Lucas 1.39-45

Feliz Natal. Para celebrarmos o Natal do Senhor, iremos reler os principais relatos do nascimento do Salvador e conhecer um pouco mais este mistério da nossa salvação. Vamos, na Bíblia, reencontrar com o verdadeiro significado do Natal. Assim poderemos, com sabedoria, refletir e celebrar o Natal do Senhor Jesus.  

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)
O que relata o texto do Evangelho?___________

O Nascimento – Lucas 2.1-7
            O Evangelho diz que José e Maria são obrigados a deixar sua casa em Nazaré e ir a Belém por causa de um decreto de César Augusto que convocou toda a população para ir recensear-se. Cada um em sua terra natal (1-3).
            Como José era da família de Davi, precisou ir a Belém que ficava 130 km de Nazaré. Seria uma viagem arrisca para Maria e seu filho, pois estava se aproximando os dias finais de sua gestação.
            Chegaram à Belém justamente no final da gravidez. A cidade estava cheia para o recenseamento e era noite, por isso, as hospedarias já estavam lotadas e fechadas.  José conseguiu um estábulo emprestado e Jesus nasceu, foi enfaixado e deitado em uma manjedoura (coxo para os animais comerem).
            O nascimento de Belém foi para cumprir a profecia que dizia: “Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade” (Miqueias 5.2). Belém significa casa do pão. Jesus é o pão vivo que desceu do céu para nos salvar.

Os Pastores de Belém – Lucas 2.8-20
            Próximo de Belém estavam os pastores cuidando de suas ovelhas nas vigílias da noite. Pastor de ovelha, na época de Cristo, era uma profissão considerada impura. Os pastores não conheciam as Leis religiosas, não podiam ir ao Templo e nem testemunhar em tribunal. Contudo, mesmo indignos para os homens, tiveram a oportunidade de serem escolhidos pelo Senhor para receber o anúncio do Natal.
            Um anjo aparece e lhes diz (10,11) “Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”.
            O sinal dado pelo anjo foi justamente o escândalo da manjedoura (12).
            Logo após, apareceu uma milícia celestial confirmando que eles foram escolhidos por Deus para receber a graça do Natal (13,14): “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem”.
            Diante da aparição dos anjos, os pastores vão ao presépio, contemplam Jesus, testemunham as palavras do anjo e voltam glorificando e louvando a Deus (20) “por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado”.
           
Os Magos do Oriente – Mateus 2.1-12
            O Evangelho de Mateus narra a chegada dos Magos do Oriente. Em nenhum momento o texto diz que eram reis e nem mesmo que eram em número de três. Diz apenas que “uns magos vieram do Oriente”.
            Uma estrela apareceu no Oriente e receberam a revelação de que havia nascido o Rei dos Judeus. Por isso fizeram uma viagem arriscada em direção a Judéia.
            Em um primeiro momento, erram o caminho e chegam a Jerusalém. Herodes chama os principais sacerdotes e escribas do povo para saber o local onde as profecias diziam que o messias nasceria. Quando Herodes fica sabendo que seria em Belém, envia os magos para procura-lo com a intenção de matar o menino e terminar com a profecia. A ideia de um novo rei era um pensamento subversivo que causava indignação no reio Herodes.
            Os magos vão em direção a Belém e encontram o menino com Maria. Eles adoram Jesus e lhes dão ouro, incenso e Mirra, simbolizando a realeza, o sacerdócio e o sacrifício do Senhor Jesus.
            Por direção de Deus, não retornam a Jerusalém e vão por outro caminho. Isso causou a revolta do rei que mandou matar todos os meninos com menos de dois anos, de acordo com a descrição dos magos que relataram o tempo no qual haviam visto a estrela no Oriente (dois anos antes).
A família de Jesus, por direção de Deus, foge para o Egito para escapar da matança dos inocentes de Belém. Passa um longo tempo no Egito (dois anos e meio) sustentado pelos presentes que receberam dos magos.
Os magos foram a mão de Deus para sustentar a sagrada família refugiada no Egito. 

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)
O que Deus falou com você neste Evangelho? ___

·         O Senhor Jesus nasceu para ser nosso Salvador, contudo, não havia lugar na hospedaria. Há lugar para o Senhor Jesus nascer na hospedaria do meu coração?
·         Os pastores de Belém representam todas as pessoas que acolhem o Senhor Jesus como seu Salvador, que o reconhecem como Senhor da vida, assemelhando-se aos Pastores de Belém. Estes foram escolhidos por Deus para serem os primeiros a receberem a notícia do nascimento de Jesus. Deus neste momento da história da salvação dos homens prefere escolher um grupo de pobres pastores que à noite cuidam dos rebanhos no campo para se comunicar. Foram escolhidos os pastores de ovelhas desprezados pelo judaísmo por serem impuros, para serem os primeiros a receberem o anuncio da chegada de Jesus. Os fariseus caracterizavam os pastores como ladrões, enganadores e pecadores. Eles eram desconsiderados porque desconheciam a lei, não praticavam e nem mesmo podiam ser testemunhas em um tribunal. Não possuíam direitos civis. Um ditado popular rabínico dizia: “Nenhuma classe no mundo é tão desprezível quanto a classe dos pastores.” Eles representam hoje todos os que de coração humilde e despojado se aproximam do Deus menino e o reconhecem como Salvador. Esta é a grande novidade do nascimento de Jesus. Neste novo jeito de chegar até a humanidade entendemos para quem Jesus nasceu, e o que Jesus veio anunciar. Preciso aceitar esta graça da Salvação.
·         Os magos saem do Oriente em direção ao Senhor Jesus. Arriscam suas vidas e doam seus bens ao Senhor. São obedientes a estrela e retomam ao caminho mesmo quando se perdem. Assim também preciso me “sacrificar” para seguir o caminho na exigência do Evangelho. Preciso entender que o Reino de Deus depende de meu trabalho e que isso é um privilégio para minha vida. É privilégio ser dizimista. Entregar me ouro, incenso e mirra ao Senhor.

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)
Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:______________

            Senhor. Neste Natal Santo, desejo fazer do meu coração um presépio para que o projeto de Deus encontro lugar e guarita. Alegro-me do Senhor ter me alcançado, em minha miséria e pobreza e me revelado a alegria do Natal; alegria que foi para todos os povos. Desejo me esforçar para ir ao encontro da Sua obra e colaborar com o meu ouro, incenso e mirra no projeto da evangelização do mundo. Que minha vida reflita sempre a alegria perfeita do Natal do Senhor. Que eu viva e espalhe o Santo Natal entre todos os homens e mulheres. Por Cristo Jesus, nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amém. 


IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus? _________

Conclusão:
            O Natal do Senhor é um tempo de graça e de encontro do ministério de Deus. O Evangelista João diz: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.  A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. (João 1.1-4,14). Louvado seja o Senhor. Que Ele habite sempre em nossos corações. Amém. Feliz Natal!

             





Nenhum comentário:

Postar um comentário