terça-feira, 11 de dezembro de 2018

3º Domingo do Advento - Ano C



Resultado de imagem para terceiro domingo do advento
3º Domingo do Advento
O que devemos fazer?
Lucas 3.10-18

O 3º Domingo do Advento é chamado de “Domingo Gaudete”. Nas celebrações antigas, o Culto tinha início com a frase paulina: Alegrai-vos sempre no Senhor (Fp 4.4). No Latim era assim pronunciado: “Gaudete in Domino semper”.
            Por este motivo o terceiro domingo do Advento é chamado de Domingo Gaudete, ou seja, Domingo da Alegria.
            Este domingo é a celebração da Alegria do Messias que virá. A mensagem já começa a nos preparar para a alegria da celebração do Natal, mas permanece a expectativa messiânica pela volta de Cristo.
            Os profetas falaram do Messias que iria nascer. João Batista prega sobre o messias que viria para inaugurar seu ministério no rio Jordão e nós proclamamos que Jesus voltará para buscar a Igreja. O Natal nos aponta para o Jesus que nasceu e o Jesus que voltará.
            Já estamos vivendo a alegria do Natal. Jesus chegou e nasceu em nosso coração. O que devo fazer agora? Como deve ser meu comportamento de “homem” novo? Esta é a mensagem do 3º Domingo do Advento: a verdadeira alegria do natal acontece quando temos comportamentos novos. João Batista nos ensina a termos atitudes novas para encontrarmos com o Senhor Jesus que virá.

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)
O que relata o texto do Evangelho?_________________________________

João Batista, em sua pregação no deserto, falou do juízo que o messias iria trazer sobre a terra. Ela disse: “Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo”. (Lc 3.7-9).
Diante desta pregação, as multidões ficaram verdadeiramente impactadas e perguntaram (10): “Que havemos, pois, de fazer”?
João Batista responde a três grupos distintos: ao povo (leigos e religiosos), aos publicanos (cobradores de impostos) e aos soldados romanos.
Para o povo João diz (11): “Quem tiver duas túnicas, reparta com quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo”.
Aos publicanos ele diz (13): “Não cobreis mais do que o estipulado”.
Aos soldados diz (14): “A ninguém maltrateis, não deis denúncia falsa e contentai-vos com o vosso soldo”.
Todos os três grupos desejam o batismo e perguntam o que precisam fazer. João fala de caridade (ao povo), justiça (aos publicanos) e bondade (aos soldados).
Para cada grupo ele destaca o que precisava mudar. Quais as atitudes novas deveriam praticar para receber Jesus?
Por sua sabedoria, o povo pensava que ele fosse o messias (15). João então, com humildade declara (16,17): “Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. A sua pá, ele a tem na mão, para limpar completamente a sua eira e recolher o trigo no seu celeiro; porém queimará a palha em fogo inextinguível”.
Era desta forma que João anunciava o Evangelho ao povo: com humildade, confrontando e chamando ao arrependimento e mudança de vida (18): “Assim, pois, com muitas outras exortações anunciava o evangelho ao povo”.

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)
O que Deus falou com você neste Evangelho? __________________________

·         O Natal fala do encontro com o Messias. Este encontro é de festa, mas também de juízo. Precisamos nos preparar em santidade.
·         Quando somos impactados pela mensagem do natal, buscamos a transformação. Perguntamos a Deus: “Que havemos, pois, de fazer”?
·         Jesus nasceu em nosso coração. Qual deve ser nossa atitude agora?
·         João fala de caridade ao povo. A alegria do Natal virá quando exerço a caridade repartindo o que tenho com os que nada têm. “Quem tiver duas túnicas, reparta com quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo”.
·         João fala de justiça. “Não cobreis mais do que o estipulado”. Preciso ser justo em minhas atitudes e sentimentos.
·         João fala de bondade. “A ninguém maltrateis, não deis denúncia falsa e contentai-vos com o vosso soldo”. Tenho que ter bondade nas atitudes e palavras. Muitas vezes maltratamos os outros falando pelas costas e difamando.
·         Preciso também contentar-me com o que recebo, sem andar triste ou murmurando. O contentamento me leva a prosperidade, pois me dá paz e capacidade para avançar.
·         João é muito usado por Deus, mas tem humildade para admitir quem ele realmente era. Que eu saiba quem Jesus é, e quem eu realmente sou. Que minha vida seja unicamente para glorificar e anunciar o Reino de Deus.

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)
Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:________________________

Senhor. Prepara o meu coração para a alegria do Natal. Que a alegria do Natal esteja na minha atitude para com o próximo. Que eu seja caridoso, justo e bondoso. Que eu anuncie a grandeza do messias que nasceu; me alegre com a sua vinda e me coloque como servo fiel e obediente. Ajuda-me a compartilhar a alegria do natal na mudança de minhas atitudes e humildade. Em nome de Jesus, que nasceu na santa noite de Natal, por meio do Espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém.

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus? _

Conclusão:
            O Natal está se aproximando. Hoje, terceiro Domingo do Advento, é o domingo da Alegria (domingo Gaudete). Jesus nasceu e transformou nossa vida. O novo nascimento nos leva a ser pessoas melhores, caridosas, justas e bondosas. Que possamos ser coerentes com a ação do Natal de Jesus em nossa vida.
Com Jesus é sempre “gaudete”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário