sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

A Família do Senhor - a Sagrada Família - Ano C


Resultado de imagem para A sagrada família icones

Natal do Senhor
Família segundo o Coração de Deus
Lucas 2.41-52

O dia do Natal é comemorado durante oito dias (oitava de Natal). O Domingo após o Natal é um tempo para refletir sobre a família que acolheu o Deus encarnado. José e Maria constituíram um berço de acolhimento e amor para o Senhor Jesus. Com a graça de Deus, passaram a ser um modelo de família para todos nós.
Hoje iremos refletir sobre a família segundo o coração de Deus. Que o Senhor abençoe nossa família no ano novo e possamos ser sinal de graça e vida assim como foi a Sagrada Família.

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)
O que relata o texto do Evangelho?___________
Lucas 2.41-52 fala do zelo da família do Senhor Jesus pela vida espiritual de Jesus.
A observação aos mandamentos de Deus era prioridade. O texto diz que Jesus e seus pais iam anualmente à Jerusalém para a Festa da Páscoa (41).
Quando Jesus tinha apenas 12 anos subiram à Jerusalém para esta festa e, provavelmente, para a Festa a Confirmação de Jesus (Bar-mitzvá), que significa em hebraico o filho da Lei ou do Mandamento. É considerada a transição mais importante na vida de um judeu e acontece quando o menino completa 13 anos. Segundo o judaísmo, a partir dessa idade, os adolescentes alcançam a maioridade na tradição da religião. O Zelo da Família de Jesus pelas práticas judaicas era perfeito.
Após as festas e as cerimônias religiosas, Jose é Maria voltam na caravana para Nazaré e o menino Jesus permanece em Jerusalém sem que soubessem (43). Caminharam um dia sem perceber sua falta. Voltam a Jerusalém e o encontram depois de três dias de procura (44-46).
Jesus estava no templo conversando com os doutores da Lei e Sacerdotes. Todos estavam admirados (47). Maria diz a Jesus (48): “Filho, por que fizeste assim conosco? Teu pai e eu, aflitos, estamos à tua procura”.
O menino Jesus conhecendo sua missão responde (49): “Por que me procuráveis? Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai?”
Os pais não o compreenderam (50).  Apesar de ser direto em suas respostas, Jesus era submisso aos seus pais. Diante destas palavras e acontecimentos, Maria (51) “guardava todas estas coisas no coração”.
Entendemos que a família de Jesus proporcionava, em oração e sabedoria, todas as coisas necessárias para que Ele pudesse ser o Homem de Deus segundo a esperança de Israel.
Assim o menino Jesus crescia (52) em “sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens”.

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)
O que Deus falou com você neste Evangelho? ____

·         Assim como José e Maria, nós também precisamos ter zelo espiritual pelos nossos filhos.
·         Precisamos cultivar a espiritualidade cristã em nossa casa e nas celebrações da Igreja.
·         Precisamos criar a cultura da tradição cristã assim como os judeus José e Maria criaram para Jesus.
·         Que a observação aos mandamentos de Deus seja prioridade em nossa casa.
·         Que as festas litúrgicas da igreja, os cultos, a Escola Dominical e a célula sejam tradições fortes e enraizadas no coração dos nossos filhos, para que possam dar continuidade a nossa vida de fé.
·         Jesus foi ao Templo levado pelos pais. Nossos filhos precisam dos nossos exemplos. Dificilmente eles irão sem a nossa companhia.
·         Assim como José e Maria, muitas vezes pensamos que perdemos nossos filhos, mas precisamos acreditar na providencia de Deus e trabalhar em prol da salvação da família.  
·         O menino Jesus tinha um zelo especial pela casa do Pai. Precisamos ensinar este zelo aos nossos filhos. Igreja é lugar de oração e disciplina. Cuidado com os celulares entregues nas mãos das crianças. Assim estaremos viciando a criança a estar na igreja com a mente fora da igreja. Estamos assim cometendo um homicídio espiritual sobre nossos próprios filhos. Não de celular para seu filho, principalmente dentro da Igreja.
·         Tenho que honrar e ser submisso aos meus pais, assim como foi Jesus.
·         Que nossa família tenha um crescimento integral: em “sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens”.

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)
Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:_

Senhor. Obrigado pelo exemplo da Sagrada Família. José e Maria constituíram nosso modelo de família.  Que possamos ser zelosos no cuidado espiritual dos nossos filhos. Ajuda-nos para que possamos viver a espiritualidade cristã em nossa casa e em nossa igreja. Que a cultura do céu entre no coração dos nossos filhos e não a cultura mundana e diabólica. Que sejamos despertados para investir na vida espiritual da nossa casa. Que possamos viver o culto doméstico entre a família. Ajuda-nos a sermos uma família segundo o coração de Deus, assim como foi a sagrada família. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, na Unidade do Espírito Santo, um só Deus agora e sempre. Amém.

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus? _

Conclusão:
            A Família de Jesus permaneceu unida e dirigida pelo Espírito de Deus em todo tempo. Na fuga para o Ergito, vivendo como refugiados, na disciplina judaica, na apresentação de Jesus ao Templo, nas festividades da fé judaica e em todos os momentos do cotidiano na sinagoga de Nazaré. Que nossa casa seja uma casa de oração e que possamos dar continuidade a cultura do céu em todas as áreas de nossa vida. Que o Senhor nos abençoe na tarefa de sermos uma família cristã em um mundo cada vez mais pagão.









Nenhum comentário:

Postar um comentário