quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Evangelho da Solenidade da Epifania do Senhor

 



Epifania do Senhor

A Adoração dos Magos

Mateus 2.1-12

Introdução:

            Você sabe o que significa a palavra Epifania?_______________

            No domingo próximo ao dia 06 de janeiro, a igreja celebra a Epifania do Senhor. Epifania significa "a maior manifestação" = Epi: “sobre, a mais aparente”; Fania: “manifestação”.

Enquanto os pagãos celebravam a manifestação da luz e glória de seus deuses, a igreja cristã no oriente, no terceiro século, passou a celebrar a Jesus como a Luz de Deus que se manifestou ao mundo no dia 06 de janeiro.

            A igreja cristã celebra desde o III século, três importantes Epifanias (manifestações) de Jesus: A Epifania aos Magos (Mt 2, 1-12); a Epifania do Batismo do Senhor no Jordão a João Batista (Mt 3.13,14) e a Epifania aos discípulos com o milagre em Caná onde águas foram transformadas em vinho (João 2.11).

 

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)

            O que relata o texto do Evangelho?_______

 

O Evangelho de hoje relata a Epifania do Senhor Jesus aos magos do Oriente.

Magos significa estudantes das estrelas. Provavelmente eram descendentes dos judeus que permaneceram na Babilônia (no Oriente) e conheciam as profecias de Números 24.17 e Isaías 60.1-5 que se referem a relação da estrela com o Messias.

Como não conheciam a totalidade da profecia, e sabendo que Jerusalém era o centro religioso de Israel, foram direto para esta grande cidade a procura do recém-nascido rei dos judeus. Chegam à Jerusalém e perguntam (2): “— Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo”.

Todo o percurso foi realizado com a intenção de adorar o Senhor. Foi uma caminhada de adoração.

O Evangelho diz que “ao ouvir isso, o rei Herodes ficou alarmado, e, com ele, toda a Jerusalém”.

Este Herodes também é conhecido como Herodes I, ou Herodes, o Grande. Foi um edomita (descendente de Esaú) judeu e romano, rei de Israel e submisso a Roma entre 37 a.C. e 4 a.C. É descrito como "um louco que assassinou sua própria família e inúmeros rabinos". Foi conhecido por seus colossais projetos de construção em Jerusalém e outras partes do mundo antigo, em especial a reconstrução que patrocinou do segundo Templo, naquela cidade, por vezes chamado de Templo de Herodes.

Herodes convoca todos os principais sacerdotes e escribas, pois deseja saber onde deveria nascer o Messias dos judeus.

Os religiosos citam Miquéias 5.2 que afirma que o Cristo deveria nascer em Belém.

Herodes também chama os magos para saber o tempo exato que a estrela apareceu para poder calcular a idade da criança.  Por este cálculo supõe que a criança devia estar com dois anos de idade ou menos.

Para não levantar suspeitas, Herodes envia os magos para acharem a criança e solicitam que voltem para trazer as informações da localização.

Seu desejo é matar o Messias. Herodes diz: “ — Vão e busquem informações precisas a respeito do menino; e, quando o tiverem encontrado, avisem-me, para eu também ir adorá-lo”.

Ele deseja dar uma “adoração” de morte e sofrimento ao recém-nascido. 

Quando os magos partem de Jerusalém eles conseguem ver novamente e estrela. Ela os guia e para onde o menino estava.

Entraram na casa e encontram Maria com o menino (11).

Adoram o menino Jesus se prostrando e ofertando suas riquezas: “ouro, incenso e mirra”.

O ouro fala da realeza do menino, o incenso do seu sacerdócio e a mirra de seu sacrifício.

Pela graça de Deus foram avisados em sonho para não voltarem à presença de Herodes. Preferiram seguir por outro caminho para o Oriente.

Com estas ofertas (ouro,  incenso e mirra) a família sagrada conseguiu fugir e se manter no Egito por mais de dois anos. A oferta foi o suprimento necessário para a viagem e estadia.

Adoraram a Deus com suas ofertas, socorreram a família sagrada e foram abençoados. 

 

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)

            O que Deus falou com você neste Evangelho? _______________

            O texto do Evangelho me ensinou muitas coisas:

 

·         Preciso adorar o Senhor sem pensar no sacrifício do caminho. Adoração é sacrifício de um coração disposto.

·         Preciso enfrentar os Herodes que irão tentar destruir minha adoração.

·         Através da Palavra aprenderei a adorar, assim como os Magos aprenderam o lugar do nascimento do Senhor mediante na Palavra.

·         Preciso que a estrela do Senhor me conduza até Jesus. O Espírito Santo irá me auxiliar a adorar o Senhor.

·         Adoro a Deus com adoração concreta: com o corpo (ajoelhados, cantos, movimentos) e com minhas ofertas (dízimos, ouro, incenso e mirra).

·         Minha adoração concreta com ofertas é para a glória de Deus, para socorrer a igreja e para sermos abençoados.

·         Que minha vida seja uma imitação perfeita da adoração dos magos: sacrifício da caminhada, direção da estrela e ofertas ao Senhor.

·         Que o Senhor nos dirija. Os magos tiveram a direção de Deus e voltaram por outro caminho.

 

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)

            Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:____________

Senhor. Receba a minha vida como adoração. Dá-me o desprendimento dos magos para sacrificar a caminhada e te adorar com ofertas para o teu reino. Guia-me em adoração ao Senhor. Sem a Palavra e sem a Tua estrela não conseguiremos encontrar o caminho. Desejo ser discípulo que adora e sustenta Tua obra. Conte comigo e me auxilie. Por Cristo Jesus, Seu Filho amado, na unidade do Espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém.

 

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus? _________________________________________

 

Conclusão:

            Os magos são guiados pela Estrela, pelas Escrituras e por sonhos. Que o Espírito Santo nos guia. Jesus é a nossa Epifania. A maior manifestação de Deus sobre a Terra. Que vivamos em adoração e em louvor ao Senhor. Sejamos dizimistas e ofertantes fiéis.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário