quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Evangelho do 4º Domingo do Advento - Ano B

 



4º Domingo do Advento

Ele reinará para sempre

Lucas 1.26-38

 

Introdução:

            Como e onde você passará a noite de Natal? _____________________________

Esta é a quarta semana do Advento do Natal.

Caminhamos quatro semanas nos preparando espiritualmente para este maravilhoso dia de culto ao Senhor que nasceu para nos salvar.

Natal é culto ao Senhor que nasceu. 

Muitas vezes o Natal pode ser sem família, sem decoração e até mesmo sem alimentos especiais, mas mesmo assim poderemos celebrar um grande e maravilhoso Natal.

Se distancie do Natal das mídias e volte-se para o Natal da Bíblia Sagrada. Jesus nasceu como Rei e reinará para sempre.

 

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)

            O que relata o texto do Evangelho?_______

 

O Evangelho de Lucas 1.26-38 fala da anunciação do Senhor a Maria. Foi o anuncio do Natal de Jesus usando a instrumentalidade do ventre da virgem Maria.

Deus escolhe uma pequena vila de Nazaré que tinha pouco mais de cem casinhas e envia para lá o anjo Gabriel.

A escolhida é a virgem Maria que estava comprometida a casar com José que era da tribo de Judá e da casa e família do rei Davi.  Provavelmente Maria tinha entre 13 ou 14 anos de idade e José uns 30 anos como era a idade de costume para os homens se casarem.

O anjo diz:  — Salve, agraciada! O Senhor está com você.

Diante da saudação do anjo, Maria ficou perturbada pensando no significado de tal saudação. 

Em poucas palavras o anjo lhe informa a missão: “— Não tenha medo, Maria; porque você foi abençoada por Deus. Você ficará grávida e dará à luz um filho, a quem chamará pelo nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo. Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim”.

Ela havia sido escolhida para ser a mãe do Messias que se chamaria Jesus e que reinaria para sempre sobre o trono de Davi.

Maria apresenta uma dúvida. Sua dúvida não era sobre o cumprimento da palavra do anjo, mas como iria ser cumprida, pois ela era virgem: “— Como será isto, se eu nunca tive relações com homem algum”?

O anjo explica que seria mediante um milagre promovido pelo Espírito Santo de Deus: “— O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus”. 

Para terminar, o anjo dá o sinal do milagre feito na vida de Isabel (36,37): “E Isabel, sua parenta, igualmente está grávida, apesar de sua idade avançada, sendo este já o sexto mês de gestação para aquela que diziam ser estéril. Porque para Deus não há nada impossível”.

Diante da Palavra do Senhor proferida pelo anjo, Maria apresenta humildemente seu sim. Ela diz (38): “— Aqui está a serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a sua palavra”. 

O Natal do Senhor teve a instrumentalidade do sim de uma menina que se deixou ser instrumento de Deus. Maria apresentou seu corpo para cooperar com a salvação do mundo.

 

 

 

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)

            O que Deus falou com você neste Evangelho? ___________________________

            O texto do Evangelho me ensinou muitas coisas:

 

·         Preciso celebrar o Nascimento de Jesus. Isso não é opcional.

·         Natal não é festa de família. Natal é culto ao Senhor Jesus. Esta é a diferença do nosso natal para o falso natal do mundo.

·         Que possamos, assim como a virgem Maria, ser instrumento para levar Cristo ao mundo. Que, por nossa vida, Jesus venha nascer em muitos corações.

·         Jesus precisa reinar em minha vida. Jesus que nasceu em Belém para reinar no trono de Davi e continua reinando no mundo e na vida de todo aquele que o aceitou com o Senhor e Salvador. Ele reina no mundo porque é Soberano. Usa todas as coisas para glória de Deus. Ele é o Senhor.

·         O Natal é um milagre promovido pelo Espírito Santo de Deus. É Deus que vem sobre o ventre da virgem Maria e nasce em Belém para nos salvar.

·         Assim como Maria disse sim e entregou o seu corpo para ser instrumento de salvação, assim também Deus espera o nosso sim neste Natal para que possamos ser instrumento de salvação na vida de muitas pessoas.

 

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)

            Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:________________

            Senhor. Obrigado pela quarta semana do Advento e pela aproximação do dia do Natal do Senhor. Que minha vida seja sempre aberta a ti. Que seja um “sim” para que sua vontade seja feita e muitas pessoas tenham um encontro contigo mediante minha instrumentalidade. Use minha vida e meu corpo para a Tua glória. Por Jesus Cristo nosso Senhor na Unidade do Espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém.

 

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus? _________________________________________

 

Conclusão:

            O Natal do Senhor está chegando. O melhor presente que possamos dar para Jesus é o nosso sim, seguindo o exemplo de Maria e José. Que nossa oração seja: Aqui está o servo/a do Senhor. Faça em mim conforme sua vontade! Que nosso presente aos amigos e parentes seja a verdadeira fé no Senhor Jesus. Que possamos usar o Natal para Evangelizar. Jesus nasceu em Belém. Jesus voltará para buscar a igreja. Desejo a você uma maravilhosa semana de Natal.

Prepare a Noite do dia 24 para uma celebração de Culto ao Senhor. Só assim será Natal em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário