quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Evangelho da Solenidade da Sagrada Família

 



Sagrada Família

Levaram o menino a Jerusalém para o apresentar ao Senhor

Lucas 2.22-40

 

Introdução:

            A família de Jesus era especial? Por que? _____

Após a Celebração do Natal, tem início o Tempo do Natal que vai até o dia do Batismo do Senhor. Tem também a oitava do Natal onde Celebramos este dia maravilhoso durante oito dias. O Natal não é apenas a data de um dia. É a vida toda da pessoa que teve um encontro com o Senhor Jesus.

No domingo após o Natal celebramos a Família do Senhor Jesus, a Sagrada Família. Jesus teve uma família que o amou, o protegeu e cuidou. Foi esta família que educou Jesus na religião judaica sabendo que Ele era o Messias e salvador.

Que possamos aprender a cuidar da nossa família no que diz respeito a vida cristã e a espiritualidade.

 

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)

            O que relata o texto do Evangelho?_______

 

José e Maria conheciam a Lei do Senhor e viviam toda a espiritualidade judaica. Esperaram passar o período quando Maria estava impura por causa do nascimento de um menino conforme Levitico 12.1-4 que diz: “Disse o Senhor a Moisés: Diga aos israelitas: Quando uma mulher engravidar e der à luz um menino, estará impura por sete dias, assim como está impura durante o seu período menstrual.  No oitavo dia o menino terá que ser circuncidado.  Então a mulher aguardará trinta e três dias para ser purificada do seu sangramento. Não poderá tocar em nenhuma coisa sagrada e não poderá ir ao santuário, até que se completem os dias da sua purificação”.

Depois deste período Maria e José vão ao templo para consagrar o primogênito Jesus a Deus conforme a lei em Êxodo 13.2 que diz: “Consagra-me todos os primogênitos, todo primeiro filho israelita que vem à luz me pertence...”

Nesta consagração precisaram apresentar suas ofertas para o sacrifício. Como eram pobres, apresentaram duas rolinhas ou dois pombinhos como preceituava a lei do Senhor em Levitico 14.22 que diz: – “duas rolinhas ou dois pombinhos, de acordo com suas possibilidades, dos quais um será destinado ao sacrifício pelo pecado e o outro ao holocausto”.

Percebemos que a família de Jesus é santa e correta em todos os preceitos da Lei de Deus.

É neste dia também que encontram com o profeta Simeão que era um homem “justo e piedoso e que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele” (25). 

Ele tinha uma revelação do Espírito Santo de que “não morreria antes de ver o Cristo do Senhor”.  Por isso, movido pelo Espírito foi ao templo e encontrou com José, Maria e Jesus.

O Evangelho diz que (28) “Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: “Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel.”

José e Maria ficam admirados.

Especificamente sobre Maria, antecipando seu sofrimento em ver o próprio filho sofrer na cruz, Simeão diz (34): “— Eis que este menino está destinado tanto para ruína como para elevação de muitos em Israel e para ser alvo de contradição, para que se manifestem os pensamentos de muitos corações. Quanto a você, Maria, uma espada atravessará a sua alma”. 

Esta frase “uma espada atravessará a sua alma” acompanhou toda a vida de Maria na expectativa do dia em que teria este terrível sofrimento.

O Evangelho também relata que no mesmo dia apareceu uma profetiza chamada Ana que vivia no templo do Senhor. Ela “dava graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém”.

Depois destas experiências com os profetas, e de terem cumprido tudo conforme a Lei do Senhor, voltaram para a Galileia, para a cidade de Nazaré. 

Ao lado desta família especial Jesus “crescia e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele” (40).

 

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)

            O que Deus falou com você neste Evangelho? ________________

            O texto do Evangelho me ensinou muitas coisas:

 

·         José e Maria foram fiéis na educação de Jesus. Foram fiéis no cumprimento da Lei e das cerimônias judaicas conforme a Palavra de Deus. Que sejamos pais fiéis ao Senhor na educação cristã dos nossos filhos. Que possamos criar nossos filhos na Escola Dominical e nas atividades sagradas da Igreja: culto, Células, batismo e Ceia do Senhor.

·         Assim como Simeão, que possamos ser pessoas dirigidas pelo Espírito Santo de Deus.

·         Maria sabia que “uma espada atravessaria a sua alma”. Mas permaneceu ao lado de filho mesmo sabendo da dor e do sofrimento. Não podemos abandonar o Senhor por nada, mesmo que uma espada venha atravessar nossa alma.

·         Que assim como a profetiza Ana possamos louvar a Jesus e anunciar a sua salvação a todos as pessoas.

·         Que nossos filhos tenham um crescimento integral assim como o Senhor Jesus que “crescia e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele”.

 

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)

            Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:____________

            Senhor. Graças te damos pela Família do Senhor Jesus. Que nossa família possa ser atenciosa e fiel às ordenanças da Tua palavra. Que o Teu Espírito guie nossa vida assim como guiou Simeão. Que possamos te glorificar e testemunhar como Ana e que a Tua bênção gera um crescimento integral em nossos filhos. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, na Unidade do Espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém

 

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus? _________________________________________

 

Conclusão:

            Ainda estamos vivendo o Tempo do Natal do Senhor. A Família de Jesus é um modelo para a nossa família. Foi a primeira família Evangélica: família que viveu o Evangelho do Senhor e cuidou da criação de Jesus. Que sejamos cheios do Espírito Santo e zelosos na criação de nossos filhos. Que nossa família seja sagrada e abençoada. Feliz tempo de Natal do Senhor.

           

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário