quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Solenidade do Batismo do Senhor - Ano B

 


Batismo do Senhor

Humildade e Honra

Marcos 1.7-11

 

 

Introdução:

            Você já foi batizado na fé em Cristo Jesus aceitando-o como seu Senhor e Salvador?__________

            A Igreja celebra o Dia do Batismo do Senhor logo após a Epifania.

Com esta celebração tem encerramento o Ciclo do Natal e começamos a caminhar no Tempo Comum onde aprenderemos na Escola do Senhor Jesus.

O Evangelho hoje destaca a humildade de João e sua obediência. Com isso recebeu a maior honra de um profeta: batizar o próprio Filho de Deus.

Com o Batismo tem início o ministério do Senhor Jesus. Assim também, quando somos batizados estamos permitindo que tenha inicio em nossa vida o grande ministério do Senhor em nós.

 

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)

            O que relata o texto do Evangelho?_______

 

João Batista teve a sagrada missão de preparar os corações para receber Jesus. Por isso pregava dizendo (7) “— Depois de mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de, curvando-me, desamarrar as correias das suas sandálias”.

Ele sabia que Jesus era superior. A humildade de João batista é uma das marcas de seu ministério.

Diante das multidões que o queriam fazer “de messias”, João Batista diz (8): “Eu batizei vocês com água; Ele, porém, os batizará com o Espírito Santo”.

O Batismo do Senhor Jesus era superior ao batismo de João e este explica esta diferença com tremenda humildade.

Por tanta humildade e simplicidade, Deus lhe presenteia com maior honra. Tem a honra de batizar o próprio Filho de Deus.

Foi um presente que veio como fruto de sua humildade. Marcos simplesmente diz (9): “Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no rio Jordão”. 

Quando Jesus sai da água os céus se abrem e o Espírito Santo desce como pomba sobre Ele. Marcos diz que “Jesus viu os céus se abrindo” (10). Mas é possível que outras pessoas também tenham visto.

O Pai confirma o ministério do Senhor Jesus com sua voz de aprovação que veio dos céus (11): “— Você é o meu Filho amado; em você me agrado”.

 

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)

            O que Deus falou com você neste Evangelho? ________________

            O texto do Evangelho me ensinou muitas coisas:

 

·         Preciso conhecer minha missão. João era um grande pregador, mas conhecia sua missão. Veio apenas preparar o caminho para o messias. Ele não era o messias.

·         Preciso ter humildade. João tinha a humildade como principal característica do seu ministério.

·         Preciso andar em obediência. Jesus faz um longo caminho de obediência para receber o batismo.

·         Preciso aprender a me submeter às autoridades espirituais. Jesus sendo o Messias se submete por obediência ao profeta João.

·         Preciso do Espírito Santo. Jesus recebe o Espírito Santo para cumprir sua Missão.  

·         Preciso da aprovação de Deus em minha vida e ministério assim como o Pai aprovou o ministério do Filho Jesus.

 

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)

            Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:____________

Senhor. Preciso da graça e da obediência para seguir seu caminho. Obrigado pelo Santo Batismo. Que eu possa ser batizado e levar muitas vidas a este caminho de fé, obediência e transformação. Preciso de sua graça em minha caminhada. Encha-me do Espírito Santo. Por Cristo Jesus, Seu Filho amado, na unidade do Espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém.

 

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus? _________________________________________

 

Conclusão:

            Jesus foi batizado e abriu um caminho onde todos nós podemos e precisamos passar. O Batismo não é opcional para o discípulo. A graça do discipulado começa com este sacramento que abençoa e transforma nossa vida. Além de ser um testemunho da nossa fé, o batismo é um meio de Graça. Por isso, precisamos conduzir muitas vidas ao Batismo do Senhor.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário