quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Evangelho do 4º Domingo Comum - Ano B

 



4º Domingo Comum

Autoridade na Palavra e nos Sinais

Marcos 1.21-28

Introdução:

            Você já contemplou os sinais de Deus em sua vida? ___________

No Evangelho de hoje as pessoas ficam admiradas com a autoridade das palavras de Jesus e com a autoridade dos sinais na expulsão de demônio. A fama de Jesus se estende por toda a Galiléia por causa das palavras e sinais como autoridade de Deus. Que o nosso discipulado tenha Palavras inspiradas e Sinais maravilhosos para a glória do Senhor Jesus. 

 

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)

            O que relata o texto do Evangelho?_______

 

O Evangelho relata o trabalho do Senhor em Cafarnaum. Esta cidade receberá os maiores milagres do Senhor. É a cidade mais mencionada no Novo Testamento.

Jesus aproveitava os espaços das Sinagogas (casa de leitura e orações dos judeus) para ensinar o Evangelho do Reino de Deus (21). 

As pessoas ouviam Jesus e ficavam maravilhadas de sua doutrina (22) “porque os ensinava como alguém que tem autoridade e não como os escribas”. Enquanto os escribas ficavam citando os rabinos e filósofos judeus, Jesus falava mediante revelações diretas do Pai.  

Mas a autoridade de Jesus não estava apenas nas palavras, mas também nos sinais.

O Evangelho diz que (23,24) “apareceu na sinagoga um homem possuído de espírito imundo, o qual gritou: — O que você quer conosco, Jesus Nazareno? Você veio para nos destruir? Sei muito bem quem você é: o Santo de Deus”!

Os demônios sabiam que Jesus era o Messias e tentavam divulgar esta verdade para prejudicar seu ministério.

Por isso o Senhor ordena (25): “— Cale-se e saia desse homem”.

Como o homem ficou liberto (26), as pessoas ficaram admiradas. Perceberam a autoridade de Jesus nas palavras e agora nos sinais. (27)

Todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si: — Que é isto? Uma nova doutrina! Com autoridade ele ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem!

Por causa dos ensinamentos e dos sinais, a fama de Jesus se espalhou depressa em todas as direções, por toda a região da Galileia (28).

 

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)

            O que Deus falou com você neste Evangelho? _______________

            O texto do Evangelho me ensinou muitas coisas:

·         Preciso ter a igreja como lugar onde vou aprender a Palavra de Deus. Jesus aproveitava o espaço da sinagoga para ensinar o caminho da fé e do arrependimento. Seu principal ministério era o ensino da Palavra.

·         Preciso aprender a viver o Evangelho e a ensinar como Jesus ensinava. Jesus ensinava com autoridade. Todos sabiam que seu ensino não era pura repetição dos ensinos dos rabinos. Mas Ele tinha autoridade espiritual.

·         Preciso estar preparado para as lutas espirituais que irão surgir. Dentro da sinagoga, lugar do culto e do ensino, o diabo usou um homem para tentar prejudicar o ministério do Senhor.

·         Preciso exercer a autoridade que o Senhor me deu para expulsar demônios e pregar libertação.

·         Preciso levar a salvação e a libertação. As pessoas precisam ver os sinais de Deus em minha vida. Quando Jesus libertou o homem, todos reconheceram que Jesus tinha autoridade sobre os espíritos imundos. Foi um sinal para alimentar a fé dos presentes.

·         Preciso espalhar por todas as direções a fama do Senhor Jesus. Muitas vidas precisam ouvir falar deste amor que transforma e liberta.

 

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)

            Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:____________

Senhor. Desejo ser liberto por Tua grande misericórdia e ser instrumento que levará a tua libertação a todos os homens e mulheres. Usa-me como instrumento de libertação. Que através da minha vida muitas pessoas te conheçam, te amem e sejam salvos por sua graça e poder. Por Cristo Jesus, Seu Filho amado, na unidade do Espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém.

 

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus? _________________________________________

Conclusão:

            Devemos ter uma vida de intimidade com o Senhor para que suas Palavras e Sinais estejam em nossa vida. Que o mundo perceba a autoridade de Deus em nós. Que nossa vida e discipulado venham refletir a presença do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário