quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Evangelho da Solenidade do Natal do Senhor

 


Natal do Senhor

O Senhor Nasceu!

Lucas 2.1-20

 

Introdução:

            Ao por do sol do dia 24 de dezembro tem início o Dia do Natal do Senhor. Esta celebração é muito antiga na história da Igreja. Nasceu muito antes dos romanos comemorarem no mesmo dia do nascimento do “deus sol invictus”.

            É uma celebração Cristã. Um culto ao Senhor Jesus que nasceu para nos salvar.

            Nossa família está reunida nesta noite para celebrarmos o Nascimento do Senhor. Cante vários louvores Natalinos, ore e celebre com muita alegria o Nascimento do Senhor Jesus.

Este roteiro foi escrito para sua celebração em família. 

 

Oração de Agradecimento pelo Natal do Senhor:

"Deus Onipotente, que nos deste teu unigênito Filho para que tomasse sobre si a nossa natureza, e nascesse neste tempo de uma Virgem; concede que nós, renascidos e feitos teus filhos e filhas por adoção e graça, sejamos de dia em dia renovados por teu Santo Espírito; mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém".

 

Cântico de Adoração ao Senhor: Hino 8 do Hinário Evangélico – Adoremos ao Senhor

 

1 -  Oh! vinde, fiéis, triunfante, alegres, / Sim, vinde a Belém já movidos de amor; Nasceu vosso Rei, lá do Céu prometido, Oh! vinde, adoremos a nosso Senhor!

 

2 -  Olhai, admirados, a sua humildade, Os anjos o louvam com grande fervor, Pois velo conosco habitar encarnado; Oh! vinde, adoremos a nosso Senhor.

 

3 - Por nós, das alturas celestes baixando, Em forma de servo se fez, por amor, E em glórias a vida nos dá, sempiterna. Oh! vinde, adoremos a nosso Senhor.

 

4 - Nos Céus adorai-o, vós, anjos em coro, E todos na terra lhe rendam louvor; A Deus honra e glória contentes rendamos; Oh! vinde, adoremos a nosso Senhor.

 

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)

            O que relata o texto do Evangelho?_______

 

            O Evangelho relata que por causa de um recenseamento, Jesus e Maria, que estava grávida de Jesus, tiveram que sair de Nazaré e ir a Belém. Caminharam 130 km.

            Quando chegaram a Belém a criança nasceu. Maria “enfaixou o menino e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria”.

            Os primeiros a serem avisados do nascimento do Senhor foram os pastores que estavam nos campos de Belém. O anjo aparece diz: “— Não tenham medo! Estou aqui para lhes trazer boa-nova de grande alegria, que será para todo o povo: é que hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto servirá a vocês de sinal: vocês encontrarão uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura”.

            Anjos aparecem no céu louvando a Deus e dizendo: “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.”

            Os pastores apressadamente correm e vão ver o menino em Belém. O Evangelho diz que “Foram depressa e encontraram Maria e José, e a criança deitada na manjedoura”.

            Divulgaram tudo que ouviram do anjo e voltaram “glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes tinha sido anunciado”.

            As pessoas ficaram admiradas, contudo (19) “Maria guardava todas estas palavras, meditando-as no coração”.

 

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)

            O que Deus falou com você neste Evangelho? ___________________________

            O texto do Evangelho me ensinou muitas coisas:

 

·         Maria e José precisaram caminhar 130 km por causa de um decreto político. Mas Deus tinha este propósito para fazer Jesus nascer em Belém. Deus tem seus planos e propósitos mesmo nas situações difíceis da nossa vida. Confia, descansa e trabalha mesmo nos dias maus.

·         O Evangelho diz que “não havia lugar para eles na hospedaria”. Há lugar para Jesus em nossa casa e em nossa festa de Natal? Precisamos preparar todo o Natal pensando unicamente no Culto ao Senhor Jesus.

·         Assim como os anjos foram aos pastores nos campos de Belém, também Deus envia seus anjos para nos “evangelizar”. O desejo dos anjos é que possamos nos encontrar com o Senhor. Estes anjos são os evangelistas que nos apontam o caminho para irmos ao encontro de Jesus. O Evangelho é boa nova de grande alegria para a salvação de todos os que creem.

·         Assim como os anjos que cantam “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.” Devemos cantar nesta noite de Natal. Deus nos salvou. Ele deseja o nosso bem. Natal fala de salvação de Deus.

·         Os pastores fizeram sua parte: foram correndo encontrar Jesus que estava na manjedoura. Que possamos fazer a nossa parte e aceitar Jesus como Senhor e Salvador. Que possamos hoje ir ao encontro de Jesus que veio ao nosso encontro.

·         Assim como os pastores de Belém, devemos divulgar o que Deus tem nos revelado. Que nossa vida seja de louvor e de adoração ao Senhor.

·         Que tenhamos a sabedoria de Maria para guardar o significado do Natal do Senhor em nosso coração. Que possamos continuar diante do presépio meditando no Natal, em nosso coração.  

 

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)

            Todos poderão fazer uma oração baseada no Evangelho do Natal do Senhor.

Cântico de Adoração: No Humilde Presépio – Hino 14.

1 -  No humilde presépio, sem ter nada seu, Jesus, pobrezinho, sem teto nasceu / Os céus, estrelados, fulgentes de luz, Visitam o meigo e divino Jesus.

 

2 - Desejo a teu lado viver, meu Senhor, / Amar-te e servir-te, Jesus, Salvador. / A teus pequeninos vem sempre guardar / Fazendo-nos todos contigo morar.

 

Oração:

            Senhor. Obrigado pelo nascimento do Senhor Jesus. Que muitas vidas tenham lugar em seus corações para o Natal do Senhor. Acolhemos Jesus em nossa vida e em nossa família. Recebemos o anúncio do Evangelho e corremos ao encontro do Senhor. Que este natal possa ser guardado e meditado em nosso coração. Por Jesus Cristo nosso Senhor que nasceu em Belém, na unidade do Espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém.

 

 

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus? _________________________________________

Conclusão:

            Natal é culto ao Senhor Jesus. Que possamos adorar o Senhor e ser generoso com o nosso próximo. Aproveitemos o Natal para pedir perdão e nos reconciliar em família. Que Deus encontre um coração arrependido e santo em nossa casa e em nossa vida.

Feliz Natal do Senhor.

 

Cântico Final: Hino 7 - Noite de Paz

 

1 -  Noite de paz! Noite de amor! / Tudo dorme em derredor.

Entre os astros que espargem a luz, / Proclamando o Menino Jesus,

Brilha a estrela da paz!

 

2 -  Noite de paz! Noite de amor! / Nas campinas ao pastor,

Lindos anjos, mandados por Deus, / Anunciam a nova dos céus:

Nasce o bom Salvador.

 

3 -  Noite de paz! Noite de amor! / Oh! Que belo resplendor

Ilumina o Menino Jesus! / No presépio do mundo eis a luz,

Sol de eterno fulgor!

 

Termine com um lindo abraço Natalino

Nenhum comentário:

Postar um comentário