quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Evangelho do 3º Domingo Comum - Ano B

 



3º Domingo Comum

Arrependimento e Fé

Marcos 1.14-20

 

Introdução:

            O que significa a palavra arrependimento?____________________

Jesus inicia seu ministério pregando o arrependimento e a fé. Seus ouvintes precisavam ser se arrepender dos pecados, se voltar para Deus e crer em tudo que o Senhor iria fazer em suas vidas.

Evangelho completo é um convite ao arrependimento. Para pregar o arrependimento Ele chamou seus discípulos. O principal conteúdo do Evangelho é o arrependimento e o perdão. 

 

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)

            O que relata o texto do Evangelho?_______

 

Jesus concentra seu trabalho na Galiléia pregando (14) “o Evangelho de Deus”. As boas novas da salvação divina.

Mas para que as pessoas recebessem este Evangelho, precisariam acreditar que (15) o tempo estava cumprido (o tempo da vinda do messias), que o Reino de Deus  estava próximo. Precisavam se arrepender e crer no Evangelho.

Não existe outra porta do céu a não ser o arrependimento e a fé.

Para auxiliar na missão o Senhor escolhe 12 discípulos começando com os irmãos Pedro e André e os irmãos Tiago e João.

O Evangelho diz que (16) “caminhando junto ao mar da Galileia, Jesus viu os irmãos Simão e André, que lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores”. 

Jesus lhes diz (17): “— Venham comigo, e eu farei com que sejam pescadores de gente”.

Obedientes ao chamado de Jesus, “eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram”.

Logo após encontrou Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes. Os chamou e eles também seguiram Jesus, “deixando o seu pai Zebedeu no barco com os empregados”.

Pedro e André, Tiago e João tiveram todo desprendimento para seguir o discipulado do Senhor Jesus. Foram os primeiros e os maiores apóstolos.

 

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)

            O que Deus falou com você neste Evangelho? ___________________________

            O texto do Evangelho me ensinou muitas coisas:

 

·         Preciso seguir Jesus pregando o Evangelho de Deus. A função de Jesus era anunciar as boas novas de Salvação. Esta deve ser a minha missão.

·         Preciso me arrepender e crer no Evangelho. A pregação do Senhor era de fé e arrependimento. Somente através do arrependimento as pessoas conseguiriam a salvação eterna. Sem arrependimento não há perdão.

·         Preciso aceitar o chamado do Senhor para ser pescador de homens. Preciso trabalhar para conduzir muitas vidas ao Reino de Deus (a Igreja).

·         Preciso obedecer imediatamente o chamado do Senhor. Não posso ficar dando desculpas. André e Pedro imediatamente deixam tudo para trás e seguem o Senhor.

·         Preciso deixar tudo para seguir o Senhor. Nem mesmo minha família pode impedir a minha fé e a minha salvação. Fui chamado para fazer discípulos e serei fiel ao chamado. Jesus chama Tiago e João e eles deixam o pai e o barco e seguem com fé o Senhor Jesus.

 

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)

            Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:________________

Senhor. Aceito o seu chamado. Desejo o Evangelho de Deus que me convida para a salvação e para o arrependimento. Faze-me um pescador de gente. Deixo meu barco, minha família e minha segurança e lanço-me aos teus braços. Faze-me um servo obediente ao teu chamado. Por Cristo Jesus, Seu Filho amado, na unidade do Espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém.

 

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus? _________________________________________

Conclusão:

            Fomos chamados como discípulos para fazer novos discípulos. Nossa mensagem precisa ser de fé e de arrependimento. Precisamos nos dispor a sermos pescadores de gente. Deus irá nos usar tremendamente para Sua glória. Não podemos parar de Evangelizar.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário